Catoscopiales

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaCatoscopiales
Catoscopiaceae, Catoscopium
Catoscopium nigritum.
Catoscopium nigritum.
Classificação científica
Reino: Plantae
Filo: Bryophyta
Classe: Bryopsida
Subclasse: Dicranidae
Ordem: Catoscopiales
Ignatov & Ignatova
Família: Catoscopiaceae
Broth.
Género: Catoscopium
Brid.
Espécie: C. nigritum
Nome binomial
Catoscopium nigritum
(Hedw.) Brid.
Sinónimos

Catoscopiales é uma ordem monotípica de musgos da subclasse Dicranidae que tem Catoscopiaceae como única família integrante. A família Catoscopiaceae é também monotípica tendo Catoscopium como único género e este Catoscopium nigritum como única espécie extante conhecida.[1]

Descrição[editar | editar código-fonte]

A espécie Catoscopium nigritum forma tufos densos, com as plantas fracamente ligadas entre si e ao substrato, de coloração verde azeitona na parte superior, mas com partes acastanhadas na parte inferior dos tufos e nas áreas não expostas à luz solar, muitas vezes com incrustações calcárias.

As plantas apresentam 1 a 5 (raramente a 10) centímetros de altura, ramificadas, uniformemente frondosas e com numerosos rizoides. A secção transversal do caule mostra uma estrutura central espessa e bem desenvolvida.

Os filídios ("folhas") são em geral erectos, quase verticais, com cerca de 1 centímetro de comprimento, lanceolados e pontiagudos, com as margens inteiras e ligeiramente enroladas. A nervura central do filídio é bem marcada e forte, atingindo o ápice. As células do limbo dos filídios são curtas, com forma rectangular, mais alongadas na base da "folha".

Notas

  1. Michael S. Ignatov, Ulyana N. Spirina, Elena A. Ignatova, Michael Krug, Dietmar Quandt: On the systematic position of the moss genus Catoscopium, with a new approach to the peristome reduction study. In: Arctoa. Bd. 24, 2015, ISSN 0131-1379, S. 389–415, doi:10.15298/arctoa.24.32.

Referências[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Catoscopium nigritum