Catsina (cidade)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Se procura outro significados para Katsina, veja Katsina.
Katsina
Geografia
País
Estado
Parte de
Capital de
Área
142 km2
Coordenadas
Demografia
População
318 459 hab. ()
Densidade
2 242,7 hab./km2 ()
Funcionamento
Estatuto
Assembleia deliberante
Katsina legislative council (d)
História
Fundação
Mapa

Pronunciação

Catsina[1] (Katsina) é uma cidade-estado da Nigéria, capital do estado de Catsina.[2] Sua população é estimada em 485.421.[3]

Geografia[editar | editar código-fonte]

Catsina está localizada cerca de 250 km a leste da cidade de Socoto, e 130 km a noroeste de Cano, perto da fronteira com o Níger em, aproximadamente,12° 59′ N, 7° 36′ L[4]. A cidade é o centro de uma região agrícola produtora de amendoim, algodão, couro, painço e milho guiné,[2] possui também fábricas de óleo de amendoim e de aço. A cidade é em grande parte muçulmana e a população é proveniente principalmente dos grupos étnicos dos fulas e hauçás. O ex-presidente nigeriano Umaru Yar'Adua foi um nativo de Catsina.

Minarete Gobarau

História[editar | editar código-fonte]

Rodeada por muralhas de 21 km de extensão, acredita-se que Catsina tenha sido fundada por volta do ano 1100;[2] Em tempos pré-islâmicos o semidivino governante de Catsina, conhecido como o Sarqui, enfrentava uma sentença de morte sumária caso estivesse governando de forma incompetente.

Do século XVII para o XVIII, foi o coração comercial da Hauçalândia e se tornou a maior das sete cidades-estado hauçá; Catsina foi conquistada pelos fulas durante as guerras fulas em 1807, tornando-se subsidiária da vizinha Cano. Em 1903, o emir Muhammadu Dikko aceitou o domínio britânico, que durou até a independência nigeriana da Grã-Bretanha em 1960. Atualmente Catsina possui muitas empresa de tecnologia da informação, proporcionando acesso à Internet aos seus habitantes. Empresas como a N.I.V. Internet Services, Continental Computers e E.C. computers estão em primeiro plano nesta área.

A cidade possui uma longa história de educação ocidental, desde o início da década de 1950, quando a primeira escola de ensino médio foi estabelecida no norte da Nigéria. Atualmente existe um bom número de instituições de ensino superior, incluindo duas universidades, a Universidade Estadual de Catsina (KTSU) e a Universidade de Catsina, sendo esta última de propriedade particular.

A cidade é também local de uma famosa mesquita do século XVIII que contém o minarete Gobarau, uma torre de 50 pés feita de barro e ramos de palma.[2]

Referências

  1. Jaguaribe, Hélio (2001). «Um estudo crítico da história - Volume 2». São Paulo: Paz e Terra. p. 249 
  2. a b c d The Encyclopaedia Britannica Online. Retrieved 20 de fevereiro, 2007.
  3. "Worl Gazetteer" Acesso em 23/01/08.
  4. The FallingRain.com Gazetteer. acessado em 20 de fevereiro, 2007

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Nigéria, integrado ao Projeto África, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.