Caverna de Gorham

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Pix.gif Complexo de cavernas de Gorham *
Welterbe.svg
Património Mundial da UNESCO

View from Gorham's Cave, Gibraltar.JPG
Visão de dentro da caverna
País  Reino Unido
Tipo Cultural
Critérios iii
Referência 1500
Região** Europa e América do Norte
Coordenadas 36° 7′ N 5° 20′ W
Histórico de inscrição
Inscrição 2016  (40ª sessão)
* Nome como inscrito na lista do Património Mundial.
** Região, segundo a classificação pela UNESCO.

A Caverna de Gorham é uma caverna marítima natural, localizada em Gibraltar, considerada como uma das últimas habitações dos Neandertais na Europa. A caverna de Gorham dá nome ao complexo, que ainda é formado pelas cavernas Vanguard, Hyaena e de Bennett.

Localiza-se na face sudeste do Rochedo de Gibraltar. Quando habitadas, há 55 mil anos atrás, o mar ficava a 5 quilômetros da entrada da caverna, porém hoje em dia, com as mudanças do nível do mar, o mesmo fica a poucos metros do Mar Mediterrâneo.

UNESCO[editar | editar código-fonte]

Foi inscrito como Patrimônio Mundial da UNESCO em 2016 por: "ser um testemunho excepcional das tradições culturais dos Neandertais na evidência da caça a pássaros e animais marinhos para se alimentarem, uso de penas como ornamentação e a presença de desenhos abstratos nas rochas. Pesquisas científicas aqui contribuíram substancialmente nos debates sobre a evolução do Neandertal e dos humanos."[1]

Referências

  1. cavernas de Gorham. UNESCO World Heritage Centre - World Heritage List (whc.unesco.org). Em inglês ; em francês ; em espanhol. Páginas visitadas em 16/12/2016.

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]