Cedrico Diggory

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.
Cedric Diggory
Cedrico Diggory
Cedric Diggory.jpg
Dados pessoais
Sexo Masculino
Nascimento 13 de Maio de 1977
Olhos Cinza
Sangue Puro
Família Amos Diggory (Pai) e Taís Diggory (Mãe)
Dados biográficos
Casa Coat of arms Hufflepuff.svg Hufflepuff
Organizações as
quais pertence
Seeker e Capitão do time de quidditch dos Hufflepuff
Na série
Primeira aparição
em livro
Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban
Primeira aparição
em filme
Harry Potter e o Cálice de Fogo
Intérprete Robert Pattinson
Personagem da série Harry Potter
Portal A Wikipédia possui o
Portal Harry Potter


Cedric Diggory (Setembro/Outubro de 1977 - 24 de junho de 1995) é um personagem da série Harry Potter, de autoria de J. K. Rowling. Aparece pela primeira vez em Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, porém tem mais destaque em Harry Potter e o Cálice de Fogo.

Filho de Amos Diggory. Ele começou a frequentar a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts em 1989, foi classificado para a casa Hufflepuff. Durante seu tempo na escola, ele era um aluno perfeito e foi capitão do time de quidditch de sua casa, jogando como seeker. Em seu sexto ano, Cedric colocou seu nome no Cálice de Fogo para competir no Torneio Triwizard. Ele foi selecionado como o Campeão do Torneio Triwizard de Hogwarts, e, embora ofuscado na imprensa pela entrada de Harry Potter, Cedric tem o quase esmagador apoio do corpo discente, e, após as duas primeiras tarefas, junto com Harry no primeiro lugar. Cedric e Harry completaram a terceira tarefa juntos, e ambos se apoderam da Triwizard Cup que os transportou para o cemitério de Little Hangleton. No cemitério, sob as ordens de Lord Voldemort, ele é assassinado por Peter Pettigrew. Ocorre um duelo no cemitério entre Harry e Voldemort, e seu espírito aparece, pedindo à Harry que leve seu corpo para seu pai.

No filme da série ele é interpretado pelo ator britânico Robert Pattinson (dublado no Brasil por Peterson Adriano).

Biografia[editar | editar código-fonte]

Educação em Hogwarts

Cedric cresceu perto de Ottery St. Catchpole, e começou a frequentar a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts em 01 de setembro de 1989. Foi Ordenado na casa Hufflepuff, e distinguiu-se como tanto um estudante acadêmico e esportivo, tornando-se monitor em seu quinto ano, bem como capitão e seeker do time de quidditch da casa.

Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban[editar | editar código-fonte]

Gryffindor contra Hufflepuff

Em 1993, Cedric foi o capitão da equipa de quidditch da casa Hufflepuff e jogou contra os Gryffindor no primeiro jogo do ano letivo. Originalmente, o jogo deveria ter sido entre Gryffindor e Slytherin, mas como Draco Malfoy havia sido "ferido" pelo hipogrifo do Hagrid, eles tiveram que adiar a partida. Durante o jogo, Cedric e Harry Potter lutavam pela golden snitch. No entanto, Harry foi superado pela presença de dementadores e caiu de sua vassoura. Cedric pegou a snitch, mas logo que percebeu o que tinha acontecido a Harry, ele imediatamente sugeriu que fosse realizada uma nova partida. O capitão dos Gryffindor, Oliver Wood, recusou a oferta, sabendo que Cedric havia vencido de forma justa. Em 1994, Cedric foi um dos primeiros a felicitar Harry por ter uma Firebolt para substituir sua vassoura velha.

No verão de 1994, Cedric atendeu à Copa Mundial de Quidditch com seu pai, viajando para o jogo com os Weasley, já que ele e seu pai moravam perto da "The Burrow", a casa dos Weasley.

Harry Potter e o Cálice de Fogo[editar | editar código-fonte]

Sexto ano em Hogwats

Cedric começou seu sexto ano em setembro de 1994, mesmo ano em que o Torneio Triwizard foi reintegrado. Por ser maior de 17 anos, Cedric meteu o seu nome no Cálice de Fogo para ter a chance de se tornar o campeão de Hogwarts. Em 31 de outubro, a Taça dos Campeões escolheu os 3 alunos para representar as três escolas; Fleur Delacour de Beauxbatons, Viktor Krum de Durmstrang, e Cedric para Hogwarts. Cedric se juntou a outros campeões em uma pequena sala fora do Salão Principal, e ficou surpreso ao saber que depois de ter deixado o Salão, o Cálice tinha produzido um quarto nome - Harry Potter. Apesar dos protestos de Harry, Cedric foi um pouco duvidoso, quando ele disse que não inscreveu o seu nome.

Torneio Triwizard

Nas semanas que se seguiram a sua escolha, Cedric foi apoiado pela maioria da escola, até mesmo pela casa Slytherin. Cedric Diggory! - o Real Hogwarts Champion, depois mudou para ler Potter Fede. Cedric, entretanto, não gostava dos emblemas e pediu a seus amigos para pararem. Como parte do Torneio, Cedric participou da cerimônia de pesagem Wand conduzido pelo Sr. Olivaras, que considera sua varinha "agradavelmente elástica", e posou para fotos para o Profeta Diário. No entanto, a sua entrada no torneio foi completamente ignorada pelo artigo de Rita Skeeter sobre o evento em favor de Harry, uma situação em que seu pai ficou descontente.

No Natal, Cedric foi obrigado a dançar no Baile de Inverno, uma parte tradicional do Torneio Triwizard. Ele convidou Cho Chang para ser seu par, e ela aceitou. No final do baile, Cedric e Cho se declararam um ao outro.

Em 24 de Fevereiro, a segunda tarefa foi realizada. Tendo decifrado a pista do ovo de ouro, Cedric sabia que tinha de respirar debaixo d'água por pelo menos uma hora e recuperar algo que havia sido roubado dele. Ele efetivamente empregado do Charm-Bubble Head, e chegou à aldeia Merpeople logo após Harry. Ele descobriu que ele devia recuperar Cho Chang , e a resgatou. Ele alertou Harry que estava preocupado com os outros "reféns" para se apressar, então, nadou até a superfície. Ele chegou um minuto fora do limite de uma hora, e recebeu quarenta e sete pontos. Depois de duas tarefas, ele conquistou o primeiro lugar junto de Harry.

A terceira tarefa

Antes da Terceira Tarefa, Cedric, juntamente com os outros campeões, Ludo Bagman se juntou para ver o labirinto que estava sendo cultivado no campo de quidditch de Hogwarts. Junto com Harry, Cedric ficou chocado ao ver o mato no campo de quidditch, mas foi assegurado pela Bagman que o passo seria retornado ao normal após a conclusão do Torneio.

Em 24 de junho, Cedric foi acompanhado por seu pai que tinha sido convidado para assistir a terceira tarefa. Durante a reunião, o pai de Cedric confrontou Harry sobre a cobertura que ele vinha recebendo na imprensa em detrimento de seu filho. Cedric tentou acalmá-lo e explicou que não era culpa do Harry, então, pediu desculpas a ele.

Cedric entrou no labirinto junto de Harry, pois estavam empatados em primeiro lugar. Eles se separaram, na esperança de ser o primeiro a chegar à Triwizard Cup colocada no centro do labirinto. Cedric logo-se deparou com Vitor Krum. Krum, que estava sob efeito da Maldição Imperius atacou Cedric com a Maldição Cruciatus. Ele foi salvo por Harry, que surpreendeu Krum, e relutantemente atirou faíscas vermelhas para o ar para marcar posição de Krum para que ele pudesse ser recuperado a partir do labirinto. Apesar de eles estarem momentaneamente unidos, ele e Harry se separaram novamente para buscar a taça.

Cedric viu a taça, e correu em sua direção o mais rápido que podia. De sua esquerda, uma explosão acromântula no caminho o atacou. Sua varinha foi batida para fora de sua mão, mas Harry chega e teve toda a oportunidade de ganhar, porém decidiu salvar o amigo. Cedric, recuperando sua varinha, encontrou, junto de Harry, a Triwizard Cup . Tendo sido salvo por Harry duas vezes no labirinto, Cedric pediu-lhe para ter a Copa. Os dois discutiram sobre quem deve tomá-la e vencer o Torneio, cada um mostrando que eles tinham sido ajudados pelos outros. Eventualmente, Harry sugeriu que ambos levassem a vitória à Hogwarts. Satisfeito, Cedric e Harry tocam na taça e ambos se apoderaram dela. Seus toques ativaram a taça, que tinha sido transformada em uma Chave de Portal, e os dois foram transportados para o cemitério de Little Hangleton, onde a cicatriz de Harry dói intensamente. Peter Pettigrew aparece de repente e, sob as ordens de Voldemort, atinge Cedric com a Maldição da Morte (Avada Kedavra), matando-o.

Aparições[editar | editar código-fonte]

Em livros

Em filmes

No filme Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, o nome do seeker dos Hufflepuff, interpretado por um ator não identificado, não é mencionado em diálogo, mas "Diggory" pode ser visto acima do logotipo da casa Hufflepuff em suas vestes de Quidditch, o que confirma que esse seeker é, de facto, Cedric Diggory, assim como no livro. No entanto, a primeira aparição do personagem nos cinemas é mais considerada em O Cálice de Fogo, onde foi interpretado por Robert Pattinson.

Envolvimento na história[editar | editar código-fonte]

Durante todo o Torneio, Harry e Cedric se ajudam.

Harry conta a Cedric sobre a primeira tarefa (Dragões). Cedric, para distrair o dragão, transfigura uma pedra em um cachorro. Porém, o dragão perde rapidamente o interesse no cachorro e ataca Cedric, que recebe uma queimadura de raspão na bochecha, mas mesmo assim consegue capturar o Ovo de Ouro. Depois disso, ele convida Cho Chang para o Baile de Inverno, o que desaponta Harry, que também pretendia convidá-la.

Cedric sugere a Harry que ele leve o Ovo de Ouro ao banheiro dos Monitores Chefes. Lá Harry desvenda com a ajuda da Moaning Myrtle o tema da segunda tarefa do Torneio Triwizard.

Harry e Cedric se ajudam durante toda a terceira tarefa (o Labirinto Triwizard) e, como os dois se recusam a tocar a Taça Triwizard Cup para permitir que o outro vencesse, terminam por tocá-la juntos. Porém, a Taça fora transformada em uma Chave de Portal com o intuito de levar o vencedor do torneio a uma armadilha no Cemitério onde o pai de Voldemort (Tom Riddle) jaz e onde o próprio Voldemort esperava encontrar Harry Potter para finalmente derrotá-lo.

Em Harry Potter e a Ordem da Fênix Harry é questionado em relação à morte de Cedric durante um encontro com outros estudantes no Cabeça de Javali, mas se recusa a falar sobre o assunto.

Cedric aparece posteriormente em Harry Potter e a Criança Amaldiçoada, onde Albus Severus (filho de Harry Potter) volta ao passado com ajuda de seu amigo Scorpius e de um Vira-Tempo. Uma das alterações ao passado feita pela dupla resulta em um futuro onde Cedric Diggory ainda vive, mas onde, como consequência dos fatos que o levam a sobreviver, ele se transforma em um Comensal da Morte e é responsável por assasinar Neville antes que o mesmo pudesse matar Nagini (a cobra de Voldemort), resultando em um mundo controlado pelas trevas.