Balaeniceps rex

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Cegonha-bico-de-sapato)
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaBico-de-tamanco
Balaeniceps rex.jpg

Estado de conservação
Status iucn3.1 VU pt.svg
Vulnerável (IUCN 3.1) [1]
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Pelecaniformes[2]
Ciconiiformes
Família: Balaenicipitidae
Género: Balaeniceps
Espécie: B. rex
Nome binomial
Balaeniceps rex
Gould, 1850
Distribuição geográfica
Distribuição do Balaeniceps rex na África
Distribuição do Balaeniceps rex na África

O Balaeniceps rex, popularmente conhecuido como bico-de-tamanco, bico-de-sapato, ou erroneamente como cegonha-bico-de-sapato, é uma ave de bico grosso, grande, largo e comprido. Têm características de uma cegonha, um pelicano, e de uma garça, mas não é parente de nenhum deles, os cientistas acreditam que o seu parente mais próximo seja o cabeça-de-martelo. Vive em regiões pantanosas localizadas no centro do continente africano, do Sudão a Zâmbia.[3] Alimenta-se, basicamente, de peixes e rãs.[4] É uma espécie de ave pelecaniforme, a única da família Balaenicipitidae. Seu nome comum se refere à forma de seu enorme bico.

Características[editar | editar código-fonte]

De cor cinza, nidifica no solo e geralmente põe dois ovos. Os filhotes apresentam uma plumagem acastanhada. Sua dieta consiste de peixes e rãs que caça nos pântanos e águas estagnadas da África tropical e oriental, particularmente em Uganda, onde o papiro cresce normalmente.

Afinidades[editar | editar código-fonte]

Até agora foram descritos dois parentes fósseis da cegonha-bico-de-sapato; Goliathia do Oligoceno Inferior do Egito e Paludavis do Mioceno Inferior do mesmo país. Tem sido sugerido que a enigmática ave fóssil africana Eremopezus é parente também, mas a evidência confirmou a falsidade desta hipótese. Tudo o que se sabe é que Eremopezus foi uma ave muito grande, provavelmente do tipo de ave não voadora com pés flexíveis, o que lhe permitia manusear bem a vegetação ou a presa.

Referências

  1. Lista Vermelha da IUCN (em inglês)[1] .
  2. «Ibises to Pelicans and Cormorant». IOC World Bird List (em inglês). Consultado em 13 de Outubro de 2010 
  3. del Hoyo, J. Elliott, A. & Sargatal, J. (editors). (1992) Handbook of the Birds of the World. Volume 1: Ostrich to Ducks. Lynx Edicions. ISBN 84-87334-10-5
  4. «Cegonha bico de sapato». Vida Animal. Consultado em 23 de dezembro de 2009 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Aves, integrado no Projeto Aves é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.