Celice Marques

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Celice Pinto Marques)
Celice Marques
Nascimento 1964
Belém
Cidadania Brasil
Ocupação modelo, competidora de concurso de beleza

Celice Pinto Marques da Silva (Belém do Pará, 1964), 1,80 m de altura, é médica e empresária que venceu o Miss Pará com 18 anos de idade e, em seguida, o Miss Brasil em 1982, derrotando outras 26 candidatas no dia 26 de junho de 1982 na capital paulista.

Infância[editar | editar código-fonte]

Antes de se tornar miss, Celice fez seus estudos no Colégio Marista Nossa Senhora de Nazaré (Belém do Pará), na capital paraense.

O caminho para o Miss Brasil[editar | editar código-fonte]

No dia 3 de abril de 1982, Celice Marques foi eleita Miss Pará em concurso realizado na Escola Superior de Educação Física. Na ocasião, ela representou o Clube Bancrévea e derrotou outras nove candidatas. Como Miss Pará, Celice participou e venceu o Miss Brasil 1982, em São Paulo.

No Miss Universo 1982[editar | editar código-fonte]

No dia 26 de julho de 1982, Celice Marques foi uma das 12 semifinalistas no Miss Universo, realizado em Lima (Peru) e ficou em segundo lugar no quesito traje típico. Na competição preliminar, onde eram escolhidas as 12 semi-finalistas para a noite final do concurso, Celice obteve a nota geral de 8.011, classificando-se para a competição final na 4ª colocação, atrás, apenas da Miss África do Sul (8.406); Miss USA (8.131) e Miss Inglaterra (8.100), a Miss Canadá, vencedora do concurso, obteve a nota 7.761 e classificou-se apenas na 9ª colocação o que naquele momento lhe deixava longe do título. No resultado final, ficou em oitavo lugar, apesar de ser cotada desde as primeiras competições como a favorita. Na época, Celice, muito jovem, nao aceitou tradutores em sua entrevista, deixando a desejar em conteúdo e recebendo a 7º colocação nesta etapa, com a nota 8.133. Em sua apresentacao em traje de gala, a jovem cantou com Jose Luis Rodrigues, o que banalizou sua elegância, porte necessário em um concurso de beleza internacional. Sem duvida era uma das favoritas, arrebatou o coração de muitos Peruanos ao longo do concurso, a Miss foi considerada a mais prejudicada da noite. Jornais que circulavam em Lima-Peru, no dia após o concurso, traziam tal notícia "Miss Universo: o grande perdedor foi o Brasil". Para grande surpresa de todos, a Miss Guam, com apenas 1.62, ficou como segunda colocada, deixando pairar descrédito quanto a lisura do concurso.

Depois, Celice recusou convites para seguir carreira artística e se dedicou à faculdade de medicina na qual acabara de ingressar. Atualmente, Celice trabalha em clínica estética que leva seu nome, em São Paulo (capital).

Sucessão e vida após o reinado[editar | editar código-fonte]

Em 11 de junho de 1983, Celice Marques passou a coroa para a nova Miss Brasil na cidade de São Paulo. Após sua trajetória nos concursos de beleza, Celice passou a se dedicar à família.[1]

Ela é mãe de dois filhos. Sua única filha, Celine, chegou a concorrer ao título de Rainha das Rainhas do Carnaval paraense de 2006, concurso no qual a Miss Brasil 1982 chegou a ficar em segundo lugar em 1981.[2]

Em abril de 2004, Celice e outras 31 ex-misses foram homenageadas durante a festa dos 50 anos do Miss Brasil, realizada em São Paulo.[3]

O Pará no Miss Brasil[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Miss Pará

Celice é a única paraense a ser coroada Miss Brasil, e também uma das cinco representantes desse estado que possuem títulos de beleza; as outras são; Rayana Breda, Miss Pará 2009, classificada no quarto lugar do Miss Brasil 2009; Kamilla Salgado, Miss Mundo Brasil 2010, e entre as 20 colocadas no Miss World realizado na China; Carlessa Rocha, terceira colocada no Miss Brasil 2003; Sônia Maria Ohana terceira colocada no Miss Brasil 1967; Luzia Aliette Borges, quarta col ocada no Miss Brasil 1956 e Maria Zilda Rodrigues quinta colocada no Miss Brasil de 1955.

Referências

  1. Reportagens do jornal Diário do Pará publicadas em fevereiro de 2005 e 2006
  2. Portal ORM, cobertura especial do concurso Rainha das Rainhas, pelo Iate Club do Pará, fevereiro de 2006
  3. "Gaúcha é eleita Miss Brasil", Estadão.com.br, 16 de abril de 2004

Precedido por
Adriana Alves de Oliveira
Miss Brasil
1982
Sucedido por
Marisa Fully Coelho