Cellular

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Este artigo é sobre um filme. Para o aparelho telefônico, veja Telefone celular.
Cellular
Cellular - Ligação de Alto Risco[1](PT)
Ligação de Alto Risco[2]
 (PRT)
Celular - Um Grito de Socorro[3][4] (BRA)
Cellular
 Estados Unidos
 Alemanha[5]
2004 •  cor •  94 min 
Gênero suspense
ação
aventura
Direção David R. Ellis
Produção Dean Devlin
Lauren Lloyd
Roteiro Chris Morgan
J. Mackye Gruber
História Larry Cohen
Elenco Jason Statham
Kim Basinger
Chris Evans
Eric Christian Olsen
Eric Etebari
Noah Emmerich
William H. Macy
Música John Ottman
Cinematografia Gary Capo
Edição Eric Sears
Companhia(s) produtora(s) Electric Entertainment
Distribuição New Line Cinema
Lançamento Estados Unidos 10 de setembro de 2004
Idioma inglês
Orçamento US$ 25 milhões (estimado)[6]
Receita US$ 56.422.687[6]

Cellular é um filme teuto-norte-americano de 2004, dos gêneros ação e suspense, dirigido por David R. Ellis. O filme é estrelado por Chris Evans, Jason Statham, Kim Basinger e William H. Macy nos papéis principais, enquanto Noah Emmerich, Richard Burgi, Valerie Cruz e Jessica Biel são destaque em papéis coadjuvantes. O roteiro foi escrito por Chris Morgan e Larry Cohen.[7]

O filme foi lançado em 10 de setembro de 2004.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Jessica Martin (Kim Basinger) é uma professora de biologia do ensino médio que vive com seu marido Craig (Richard Burgi), um corretor de imóveis, e seu filho Ricky (Adam Taylor Gordon). Um dia, depois de levar Ricky ao ponto de ônibus para a escola, ela é sequestrada por um grupo de cinco pessoas que invadem sua casa, matam sua governanta, a confinam no sótão de sua casa segura, e quebram o telefone fixo pendurado em uma das vigas do sótão para impedi-la de entrar em contato com alguém. Jessica, no entanto, consegue usar os fios do telefone quebrado para entrar em contato com o número aleatório.

Enquanto isso, um jovem despreocupado chamado Ryan (Chris Evans) está passeando no Píer de Santa Mônica com seu amigo Chad (Eric Christian Olsen) quando ele se deparou com sua ex-namorada, Chloe (Jessica Biel), que anteriormente havia largado Ryan por ser muito irresponsável, egocêntrico e completamente infantil. Na esperança de voltar com Chloe, Ryan se oferece para distribuir panfletos para o show do Píer e pegar quatro caixas de camisetas do Office Depot; inicialmente, Ryan tem Chad para distribuir os panfletos até que ele retorna com as camisetas. Em seu caminho, Ryan recebe uma chamada em seu celular, um Nokia 6600, da qual Jessica o informa de sua situação de sequestro.

Embora Ryan tome isso como uma brincadeira, Jessica o convence a ir à delegacia, onde ele se reporta ao Sargento Bob Mooney (William H. Macy). Quando uma briga entre vários policiais e membros de gangues apreendidos começa, Mooney é forçado a intervir e diz a Ryan para denunciar o sequestro à divisão de roubos e homicídios. Ethan (Jason Statham), o líder da gangue, pede a Jessica a localização de Craig, e quando Jessica se recusa a fornecer informações que Ethan quer, ele sai para pegar Ricky. Ao ouvi-los, Ryan percebe que o sequestro é real e chega à escola do Ricky, só para ver o garoto sequestrado. Ele sequestra o carro de um oficial de segurança e dá início a uma perseguição. Quando a bateria do telefone acaba, ele pega a arma no carro e vai até uma loja para "comprar" um carregador.

Decidindo verificar a alegação de sequestro de Ryan, Mooney visita a casa de Jessica. Ele conhece Dana Bayback (Valerie Cruz), a única mulher dos sequestradores, posando como Jessica, levando Mooney a acreditar que a alegação é um alarme falso. Com Ricky atrás dele, Ethan volta e pergunta a Jessica sobre um lugar onde seu marido Craig está escondido, "O Campo Esquerdo". Jessica, temendo que os sequestradores matem ela e sua família assim que Craig for encontrado, ataca Ethan, mas é dominada e confessa que é um bar no Aeroporto Internacional de Los Angeles. Antes de Ethan partir, uma mulher (Lin Shaye) tocando música alta em seu carro para ao lado de Ryan, mas Ryan rapidamente silencia seu telefone antes que Ethan possa ficar desconfiado.

Uma conexão cruzada entre as linhas telefônicas faz com que Ryan roube o celular e o carro de um advogado próximo (Rick Hoffman) para manter a conexão. No aeroporto, Ryan coloca a arma em um dos sequestradores, disparando o alarme. Quando a segurança intervém, os sequestradores são revelados como policiais e eles prosseguem para prender Craig. Enquanto em um spa diurno com sua esposa, Mooney vê uma notícia de Ryan na loja pegando o carregador (e roubando o telefone e o carro do advogado) e liga para a casa de Jessica. Ele percebe que a voz na secretária eletrônica é diferente da mulher que conheceu (que tem sotaque).

Os sequestradores escoltam Craig até seu cofre em um banco para pegar uma bolsa, mas Ryan intervém e foge com a bolsa, apenas para deixar cair o celular do advogado enquanto são perseguidos pelos sequestradores. Quando Ryan abre a bolsa de Craig, ele encontra a câmera de vídeo de Craig, na qual Craig filmou involuntariamente os detetives do LAPD Ethan, Mad Dog (Brendan Kelly), Dimitri (Eric Etebari), Bayback, Deason (Matt McColm), e o amigo de Mooney, Jack Tanner (Noah Emmerich), roubando e matando dois traficantes, expondo-os como policiais corruptos.

Ryan rouba o carro do advogado do lote apreendido e recupera seu próprio celular. Mooney retorna à residência de Martin, onde ele mata Bayback em legítima defesa quando ela atira nele. De volta ao esconderijo, Mad Dog descobre que Jessica tem tentado entrar em contato com a ajuda e tenta matá-la, mas Jessica corta propositalmente sua artéria braquial. Antes que Jessica e Ricky possam escapar, eles são pegos pela gangue de Ethan, mas antes que eles possam ser executados com Craig, Ryan entra em contato com Ethan e faz um acordo: a fita de vídeo em troca da família Martin no Píer de Santa Monica.

No píer, Ryan se disfarça e se recusa a dar-lhes a câmera até que os Martins sejam libertados, mas é encontrado por Mooney e Tanner quando Chloe inadvertidamente o expõe. Tanner manda Mooney embora para atendimento médico, sequestra Ryan e o leva para Ethan. Ethan destrói a fita de vídeo, e Tanner manda Deason executar os Martins (embora Deason decida esperar até que eles retornem ao esconderijo para executá-los e evitar suspeitas); no entanto, Mooney ouve a transmissão, domina Dimitri e o algema antes de retornar ao píer. Ryan foge para uma casa de barcos, seguindo uma distração de Chad, onde Tanner e Ethan o perseguem. Ryan nocauteia Tanner, mas é dominado por Ethan antes de Mooney aparecer. Depois de uma breve perseguição, Ryan percebe que Ethan circulou atrás de Mooney e liga para o celular de Ethan. O toque do telefone expõe a posição de Ethan, e Mooney atira nele.

Jéssica atordoa Deason estrangulando-o com sua corrente de algemas na van, e depois liberta o marido e o filho; no entanto, Deason se recupera e tenta matá-los quando Ryan intervém e bate a cabeça na porta do carro. Enquanto Ryan e Mooney estão sendo tratados pelos médicos, Tanner também está exposto, porque Ryan havia copiado a gravação de vídeo em seu celular. Jessica finalmente conhece Ryan, o homem que arriscou sua vida para salvar sua família e, Ryan, bem-humorado, pede a ela para nunca mais ligar para ele.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Atores Personagem
Kim Basinger Jessica Kate Martin
Chris Evans Ryan
William H. Macy Off. Bob Mooney
Jason Statham Ethan
Noah Emmerich Det. Jack Tanner
Eric Etebari Dmitri
Matt McColm Deason
Valerie Cruz Dana Bayback
Richard Burgi Craig Martin
Adam Taylor Gordon Ricky Martin
Rick Hoffman Lawyer
Eric Christian Olsen Chad
Jessica Biel Chloe
Will Beinbrink LAX Cop

Produção[editar | editar código-fonte]

Larry Cohen, roteirista do filme de suspense Phone Booth de 2002, concebeu Cellular enquanto trabalhava na Sony Pictures.[8] O roteiro original de Cohen imitava Phone Booth em seu tema de uma "sociedade narcisisticamente obcecada" apaixonada por telefones celulares.[9] Sua história se seguiu a um homem de 30 ou 40 anos chamado Theo Novak, que recebeu uma ligação de uma mulher chamada Lenore, que lhe conta que ela e o marido foram seqüestrados em um esconderijo por um grupo de ladrões de bancos. É então revelado que Novak é um ladrão de arte que se sente culpado após resgatar, sem sucesso, um amigo de cometer suicídio no passado; ele concorda em fazer um desvio de uma empresa criminosa e resgatar Lenore. Durante o resgate, Novak é malsucedido, mas depois descobre uma conspiração envolvendo Lenore e seus cúmplices por outro crime com o qual estão envolvidos — finalmente, Novak ganha a vantagem, matando Lenore e seus cúmplices e obtém seu saque no processo, o que o deixa, portanto, um homem rico.[9]

A então vice-presidente da Sony Pictures, Lauren Lloyd foi atraído para o roteiro de Cohen e pensou em apresentar a colegas executivos, mas não teve sucesso em fazê-lo.[8] Ela então deixou a Sony para produzir o projeto de forma independente. Lloyd enviou o roteiro ao seu colega produtor Dean Devlin e prometeu desenvolvê-lo juntos.[8] Visando uma história direta e desprovida de amargura e cinismo presente na versão de Cohen, o casal contratou o roteirista Chris Morgan.[8][9] Morgan tinha sido apaixonado por elaborar "uma história sobre como uma pessoa comum pode se tornar heróica quando confrontada com um certo conjunto de circunstâncias difíceis", e incorporou isso em Cellular.[8] Na tentativa de acompanhar a ação predominante do roteiro e os elementos de suspense com comédia situacional, além de atrair o público jovem, Morgan se inspirou nos atributos cômicos do personagem fictício Indiana Jones:

Sou um grande fã do humor situacional e sinto que a comédia é melhor quando é a coisa certa na hora certa e não apenas alguém tentando fazer uma piada. Por exemplo, em Os Caçadores da Arca Perdida, quando Indiana Jones se defronta com a luta contra o espadachim e ele apenas pega uma arma e o atira. Isso não é realmente uma piada, mas deu uma risada enorme. Esse é o tipo de humor que tentamos trabalhar.[8]

Trilha Sonora[editar | editar código-fonte]

Cellular (Original Motion Picture Soundtrack)
Trilha sonora de John Ottman
Lançamento 5 de outubro de 2004
Gênero(s) álbum de trilha sonora
Duração 56:52
Gravadora(s) La-La Land Records LLLCD 1025

A trilha sonora do filme foi composta por John Ottman e lançada em 5 de outubro de 2004 pela gravadora La-La Land Records.[10][11]

Lista de faixas[editar | editar código-fonte]

N.º Título Duração
1. "Opening / Abduction"   3:09
2. "Going Shopping"   3:35
3. "Making A Connection"   2:20
4. "The Bait"   3:08
5. "Mooney's Curious"   1:22
6. "Freeing Ricky"   4:05
7. "School's Out"   4:23
8. "We're Going To Die"   2:11
9. "LAX"   4:21
10. "Epiphany / The Bank"   4:04
11. "The Pier"   4:10
12. "Lost Connection / Dirty Cops"   4:44
13. "Hot Porsche / Simply Biology"   3:37
14. "Police Station"   4:01
15. "Fake Out"   2:12
16. "Shoot Out"   5:42

Recepção[editar | editar código-fonte]

Crítica[editar | editar código-fonte]

No agregador de críticas dos Estados Unidos, o Rotten Tomatoes, na pontuação onde a equipe do site categoriza as opiniões da grande mídia e da mídia independente apenas como positivas ou negativas, o filme tem um índice de aprovação de 55% calculado com base em 149 comentários dos críticos. Por comparação, com as mesmas opiniões sendo calculadas usando uma média aritmética ponderada, a nota alcançada é 5,8/10 que é seguida do consenso: "Embora seja enigmático e ocasionalmente pareça um anúncio de celular de última geração, Cellular também é um suspense energético e sinuoso."[12]

Em outro agregador de críticas também dos Estados Unidos, o Metacritic, que calcula as notas das opiniões usando somente uma média aritmética ponderada de determinados veículos de comunicação em maior parte da grande mídia, tem uma pontuação de 60/100, alcançada com base em 29 avaliações da imprensa anexadas no site, com a indicação de "revisões mistas ou neutras".[13]

Entertainment Weekly chamou o filme de "pura emoção de perseguição e suspense"[14], e Claudia Puig, do USA Today, chamou de "um filme de ação bem-humorado na veia de Speed".[15] Roger Ebert classificou o filme com três estrelas e meia e o chamou de "um dos melhores thrillers do ano".[7]

Kim Basinger foi nomeada para Melhor Atriz Coadjuvante no Prêmio Saturno.[carece de fontes?]

Bilheteria[editar | editar código-fonte]

O filme teve uma receita bruta de US$32,003,620 nos EUA e Canadá e US$24,419,067 em mercados internacionais, totalizando US$56,422,687.[carece de fontes?]

Mídia doméstica e remakes[editar | editar código-fonte]

Uma romantização do filme foi escrita por Pat Cadigan e lançada em outubro de 2004 pela Black Flame. Cellular foi lançado em DVD junto com o formato VHS em 18 de janeiro de 2005. O filme foi lançado em Blu-ray em 17 de julho de 2012.[carece de fontes?]

O filme de Bollywood Speed ​​de 2007 é uma adaptação de Cellular, dirigida por Vikram Bhatt. O filme é estrelado por Zayed Khan, Sanjay Suri, Urmila Matondkar, Aftab Shivdasani e Aashish Chaudhary.[carece de fontes?]

O filme em língua malaiala, de 2007, Hello desenha a trama de seqüestro e telefonema para um número aleatório de celular.[carece de fontes?]

Em 2008, um remake de Hong Kong do filme intitulado Connected foi co-escrito, produzido e dirigido por Benny Chan. O filme é estrelado por Louis Koo, Barbie Shu, Nick Cheung e Liu Ye.[carece de fontes?]

Em 2009, um remake de Tollywood do filme intitulado Risk foi dirigido por Riingo Banerjee. O filme é estrelado por Hiran Chatterjee, Rajesh Sharma, Rituparna Sengupta, Priyanka Sarkar e Subhasish Mukhopadhyay.[carece de fontes?]

Referências

  1. «Cellular - Ligação de Alto Risco». SapoMag (Portugal). Consultado em 15 de junho de 2020 
  2. «Ligação de Alto Risco». no CineCartaz (Portugal) 
  3. «Celular - Um Grito de Socorro». Cineplayers. Consultado em 15 de junho de 2020 
  4. Celular - Um Grito de Socorro no AdoroCinema
  5. «Cellular». BFI (em inglês). Consultado em 13 de setembro de 2022 
  6. a b «Cellular (2004) - Box Office Mojo». www.boxofficemojo.com 
  7. a b Ebert, Roger (10 de setembro de 2004). «Cellular». rogerebert.com. Consultado em 25 de maio de 2014 
  8. a b c d e f «Cellular Movie Production Notes». Made in Atlantis. New Line Cinema. Consultado em 16 de setembro de 2017 
  9. a b c Williams, Tony (2014). Larry Cohen: The Radical Allegories of an Independent Filmmaker. United States: McFarland & Company. p. 213. ISBN 978-0-7864-7969-6 
  10. «John Ottman — Cellular (Original Motion Picture Soundtrack)». discogs.com. Consultado em 25 de maio de 2014 
  11. «Cellular (2004)». soundtrackinfo.com. Consultado em 25 de maio de 2014 
  12. «Cellular». Rotten Tomatoes (em inglês). Consultado em 13 de setembro de 2022 
  13. «Cellular». Metacritic (em inglês). Consultado em 13 de setembro de 2022 
  14. Owen Gleiberman (8 de setembro de 2004). «Cellular». Entertainment Weekly. Consultado em 31 de julho de 2010 
  15. Claudia Puig (9 de setembro de 2004). «'Cellular' answers action call». USA Today. Consultado em 2 de junho de 2014