Energisa Tocantins

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Celtins)
Energisa Tocantins
Razão social Energisa Tocantins
Atividade Distribuição de Energia Elétrica
Fundação agosto de 1989
setembro de 1989 (privatização)
Sede Palmas, TO
Área(s) servida(s) Tocantins
Proprietário(s) Grupo Energisa
Antecessora(s) CELG, Celtins
Website oficial http://www.energisa.com.br

A Energisa Tocantins, anteriormente Companhia de Energia Elétrica do Estado do Tocantins (Celtins) é a companhia responsável pela distribuição de energia elétrica no estado brasileiro do Tocantins, sendo uma das empresas pertencentes ao Grupo Energisa[1].

Além de atuar no segmento de distribuição energia elétrica, a Energisa Tocantins também gera energia a partir de algumas Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH's) que ficam localizadas no interior do estado. No entanto, grande parte da energia consumida pelo sistema da empresa, é fornecida através das subestações da Eletrobras Eletronorte localizadas em Miracema do Tocantins, em Porto Franco (MA) e em Imperatriz (MA), além da Usina Hidrelétrica de Peixe Angical e da subestação da Enel Distribuição Goiás localizada em Porangatu (GO).

História[editar | editar código-fonte]

A Energisa Tocantins foi criada em agosto de 1989, sendo que em setembro deste mesmo ano, a empresa foi adquirida pelo Grupo Rede Energia através de uma concorrência pública, no que foi tido como o primeiro processo de privatização de uma companhia de energia elétrica já realizado no Brasil.[2] Anteriormente ao mês de agosto de 1989, a Celtins pertencia à CELG, companhia responsável pela distribuição de energia elétrica em grande parte do estado de Goiás.

Área de concessão[editar | editar código-fonte]

A área de concessão da Energisa Tocantins abrange todos os 139 municípios do Tocantins, sendo que a empresa atende a mais de 478.000 clientes em todo o estado.[3]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma empresa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.