Cemal Reşit Rey

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde fevereiro de 2016)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Cemal Reşit Rey
Informação geral
Nascimento 25 de outubro de 1904
Local de nascimento Jerusalém
Império Otomano Império Otomano
Origem Otomano
País  Turquia
Data de morte 7 de outubro de 1985 (80 anos)
Local de morte Istambul
Gênero(s) Música clássica
Ocupação(ões) Compositor, pianista, maestro e argumentista
Instrumento(s) Piano

Cemal Reşit Rey (Jerusalém, 25 de outubro de 1904Istambul, 7 de outubro de 1985) foi um compositor, pianista, maestro e argumentista turco que é considerado um dos cinco pioneiros da música clássica na Turquia (conhecidos como "Os Cinco Turcos", em turco: Türk Beşleri) da primeira metade do século XX.

A Cemal Reşit Rey Konser Salonu, uma das melhores salas de concerto de Istambul,inaugurada em 1989, foi batizada em sua honra.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nascido em Jerusalém, então parte do Império Otomano, filho de Ahmet Reşit Bey, um funcionário otomano, o pequeno Cemal manifestou desde cedo as suas inclinações para a música, tentando imitar as crianças que tocavam acordeão nas ruas de Jerusalém.

Aos cinco anos, a sua família mudou-se para Paris, onde Gustav Mahler ou alguém muito próximo dele[a] conheceu o pequeno Cemal e disse ao pai deste que o «o seu filho não vai poder fazer mais nada na vida senão música» e recomendou-o à reputada professora de piano Marguerite Long.

Com o início da Primeira Grande Guerra Mundial, Ahmet Reşit e a sua família tiveram que abandonar Paris e mudaram-se para Genebra, onde Cemal Reşit frequentou o conservatório local. Em 1919 a família vai para Istambul, onde o pai contrata um professor de piano. Pouco depois Cemal Reşit voltaria para Paris, desta vez sozinho, para voltar a estudar com Marguerite Long e no conservatório, onde é aluno de Gabriel Fauré. Completou o curso praticamente na mesma altura em que é declarada a répública turca.

O jovem Cemal é pouco depois contratado pelo conservatório municipal de Istambul, para ministrar os recém-criadas aulas de música ocidental.

Notas e referências[editar | editar código-fonte]


Accordrelativo20060224.png Este artigo sobre um(a) músico(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre a Turquia é um esboço relacionado ao Projeto Europa e ao Projeto Ásia. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.