Cemitério da Ordem Terceira do Carmo (Rio de Janeiro)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Cemitério da Ordem Terceira do Carmo

Vista do cemitério

País
Localização
Tipo
Público e multiconfessional
Entrada em serviço
c. 1869

O Cemitério da Venerável e Arquiepiscopal Ordem Terceira de Nossa Senhora do Monte do Carmo é uma necrópole localizada no bairro do Caju, na cidade do Rio de Janeiro.

História[editar | editar código-fonte]

Quando foram proibidos os sepultamentos na igrejas, pela lei de 21 de março de 1850, os membros da Ordem do Carmo passaram a ser sepultados em um cemitério provisório, mandado preparar no então Campo Santo da Misericórdia, no bairro do Caju.

Em 1857 foi feita uma subscrição entre os irmãos que atingiu a quantia de 26:100$000 (vinte e seis contos e cem mil réis) e foi adquirido um terreno de 110 metros de frente por 191,40 metros de fundos, que pertencia à Santa Casa de Misericórdia. Em 11 de março de 1859 procedeu-se a bênção do terreno para as obras. Outras subscrições foram feitas para a construção da capela e os sepultamentos dos cadáveres começaram em 27 de junho de 1869, sendo prior da Ordem o comendador Francisco José de Melo e Sousa.

Em 1862, o então prior, comendador Manuel Antônio Airosa adquiriu um terreno vizinho, completando a área total do cemitério em 668.720 metros quadrados. Quando da abertura da Avenida Brasil, o cemitério teve uma parte de seu terreno desapropriada.

Possuí diversas sepulturas consideradas artísticas e ricas capelas. Logo junto da entrada principal estão os mausoléus do Barão de São Gonçalo (hoje em ruínas) e da família do Barão do Amparo. Diversos outros titulares e personalidades do Império ali foram sepultados.

Em fins do século XX foi construído na parte de trás da capela o primeiro cemitério vertical do Rio de Janeiro, o Memorial do Carmo.

Sepultados Ilustres[editar | editar código-fonte]

Personalidades antigas[editar | editar código-fonte]

Mausoléu em estilo neomanuelino de Manuel Matos Souto
Ruínas do mausoléu do Barão de São Gonçalo

Personalidades recentes[editar | editar código-fonte]

Referências

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Santos, Antonio Alves Ferreira dos - A Archidiocese de S. Sebastião do Rio de Janeiro: Subsidios para a história ecclesiastica do Rio de Janeiro, capital do Brasil - Rio de Janeiro - Typographia Leuzinger - 1914.
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Cemitério da Ordem Terceira do Carmo (Rio de Janeiro)