Cendea

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Este artigo ou secção não cita fontes confiáveis e independentes (desde maio de 2011). Ajude a inserir referências.
O conteúdo não verificável pode ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Uma cendea (em basco: zendea) é o nome tradicional dado a uma congregação de localidades da Cuenca de Pamplona, em Navarra, Espanha. Em termos administrativos, as cendeas são um tipo peculiar de municípios composto por alguns "concelhos" (concejos, entidades administrativas menores vagamente semelhantes às freguesias portuguesas).

O governo dos concelhos que constituem uma cendea é realizado em "concelho aberto" (concejo abierto) quando a população é inferior a 100 habitantes e por uma junta nos restantes casos. As eleições para o presidente do concelho (no caso dos concejos abiertos) e dos membros da junta são convocadas pelo governo foral (governo local de Navarra).

Segundo o linguísta Julio Caro Baroja, o termo cendea tem origem na evolução local da palavra latina centenam (acusativo singular de "centena"). O estudioso baseou-se esta hipótese no estudo da evolução das palavras bascas com origem no latim, como por exemplo gentem->jendea.

Na Cuenca de Pamplona existem quatro ou cinco cendeas, conforme se considere ou não que Ansoáin é uma cendea, apesar de oficialmente já não ser:

Notas[editar | editar código-fonte]