Central Geotérmica do Pico Vermelho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Central Geotérmica do Pico Vermelho
Central Geotérmica do Pico Vermelho
Central Geotérmica do Pico Vermelho
Tipo
Inauguração 2007
Função atual Central Geotérmica
Geografia
País Portugal Portugal
Cidade Ribeira Grande
Coordenadas 37° 48' 07" N 25° 30' 18" O
Central Geotérmica do Pico Vermelho.

A Central Geotérmica do Pico Vermelho, localiza-se junto ao Pico Vermelho, concelho da Ribeira Grande, ilha de São Miguel, arquipélago dos Açores.

Esta central geotérmica tem uma potência líquida de 10 MW e uma produção anual de 80 GWh com um factor de recarga de 92%, demorou cerca de 60 meses a ser construída e atingiu um montante global de investimento de cerca de 34,4 milhões de euros, co-financiados pelo Programa Operacional de Desenvolvimento Económico e Social dos Açores (PRODESA) em cerca de 28%.

Apresenta-se com uma Sistema single flash dotado de turbina de contra-pressão e com uma capacidade de produção de 1 x 3 MW capaz de apresentar um caudal de vapor que se eleva a cerca de 56 toneladas hora e uma pressão de admissão de 6 bar.

Esta central que ainda não se encontra em plenas capacidades de exploração é alimentada apenas por PV1 com a potência instalada de actual de 0,8 MW e um Caudal de vapor de 20 toneladas hora, apresentando uma pressão de admissão: 5 bar.

Com a entrada em funcionamento desta central, a contribuição de origem geotérmica para o sistema electroprodutor da ilha de São Miguel em 2007 foi da ordem dos 37%.

O projecto da central foi executado pela empresa multinacional israelita Ormat.[1]

Referências

  1. [1]. CENTRAL GEOTÉRMICA DO PICO VERMELHO. VOLUME II - SUMÁRIO EXECUTIVO. "O projecto foi desenvolvido pela ORMAT, em regime de concepção/construção". Página visitada em 05.08.2010

Ligações externas[editar | editar código-fonte]