Centre national de la recherche scientifique

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O Centre national de la recherche scientifique, mais conhecido pela sigla CNRS (em português, 'Centro Nacional da Pesquisa Científica'), é o maior órgão público de pesquisa científica da França e uma das mais importantes instituições de pesquisa do mundo. [1] [2] Suas atividades cobrem praticamente todas as áreas do conhecimento - matemática, psicologia, química, energia Nuclear, engenharia científica, comunicação e informação tecnológica e científica, saúde, ciências sociais e humanas, entre outras.- em 1.100 unidades de pesquisa e serviços certificados,[3] sendo a maior parte produzida com outras estruturas (universidades, outros estabelecimentos públicos de ciência e tecnologia, grandes écoles, indústrias, etc.) pour quatre ans sous la forme administrative d'« unités mixtes de recherche ».

O CNRS foi criado em 19 de outubro de 1939 mediante decreto-lei[4] com a finalidade de "coordenar a atividade dos laboratórios, tendo em vista aumentar o rendimento da pesquisa científica" na França. Após a Segunda Guerra Mundial, foi reorganizado e reorientou suas atividades para a pesquisa fundamental. Atualmente, o CNRS é vinculado administrativamente ao Ministério do Ensino Superior e da Pesquisa da França.

Tem como missão a avaliação e realização de toda pesquisa capaz de promover o conhecimento, bem como pesquisas que tragam benefícios sociais, culturais e econômicos para a sociedade, e contribuir para a aplicação e promoção de resultados de pesquisa, participando das discussões de pesquisa científica na França e no resto do mundo. O CNRS promove a interdisciplinariedade com o intuito de melhorar o acesso ao conhecimento. Entre seus projetos atuais destacam-se: Vida e seus desafios sociais, Informação, comunicação e conhecimento, Ambiente, energia, e desenvolvimento sustentável e Nanociência e Nanotecnologias.

Em 2009, setenta anos após a sua criação, o CNRS empregava cerca de 30.000 pessoas, [3] sendo 26.100 do quadro permanente (11.700 pesquisadores e 14.400 engenheiros, técnicos e administrativos) e 4.000 contratadas. Seu orçamento anual é , em média, 3,4 bilhões de euros, sendo 800 milhões de recursos próprios.[5] .

Referências

  1. Ranking Web of World Research Centers. Cybermetrics Lab. Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC).
  2. Nature Publishing Index
  3. a b Le CNRS a 70 ans. Journal du CNRS n° 236, setembro de 2009
  4. (em francês) Decreto-lei de criação do CNRS
  5. Présentation générale du CNRS.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Centre national de la recherche scientifique
Ícone de esboço Este artigo sobre Ciência (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.