Centro (Guaíba)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Este artigo ou secção não cita fontes confiáveis e independentes (desde setembro de 2014). Ajude a inserir referências.
O conteúdo não verificável pode ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Centro (Guaíba)
  Bairro do Brasil  
Fonte: Não disponível

Centro é um bairro, em sua maior parte comercial, da cidade brasileira de Guaíba, no estado do Rio Grande do Sul. Sua localização é um pouco a nordeste do centro da área urbana da cidade.

Comércio[editar | editar código-fonte]

Rua São José[editar | editar código-fonte]

A rua São José é o principal ponto de comércio da cidade, onde se localiza a maior parte das lojas de eletrodomésticos, eletroeletrônicos e móveis da cidade, bem como lojas de variedades e bazar em geral. Também é onde está localizado o Sport Club Itapuí, clube de futebol, festas, piscinas e eventos em geral.

Por ser uma rua muito extensa e de tráfego intenso, a rua São José também sofre com a pirataria que circula atualmente nas ruas de nossas cidades. Já foi sede de vários eventos (também esportivos) e shows realizados na cidade. É considerada o coração do centro de Guaíba.

Educação[editar | editar código-fonte]

Escolas[editar | editar código-fonte]

Bibliotecas[editar | editar código-fonte]

Conta com a Biblioteca Municipal e seu grande acervo, ajudando os alunos da cidade em suas pesquisas escolares e os leitores a desfrutarem de tal cultura. A Biblioteca Municipal recentemente foi reformada pela prefeitura, com novo acesso (também com entrada especial para deficientes físicos) e uma nova pintura jovial. Está localizada ao lado da Brigada Militar e do antigo presídio municipal e em frente a Praça da Bandeira.

Lazer[editar | editar código-fonte]

Beira do Guaíba[editar | editar código-fonte]

Uma das atividades turísticas e de lazer que mais possui freqüentadores é a famosa "beira" no centro da cidade. É constituída de um calçadão principal na avenida João Pessoa com bancos e um píer, que se localiza no centro da beira. É comum ver gente lá todos os dias, mas nos fins de semana o público aumenta incrivelmente, tomando conta de todo o espaço disponível. O público alvo são os jovens e adolescentes, que vão para caminhar, tomar chimarrão, se distrair, namorar e apreciar a bela vista do Lago Guaíba proporcionada a partir deste lugar. Pode-se avistar de lá, com detalhes, a capital gaúcha, Porto Alegre, bem como seus montes e edifícios.

Praças[editar | editar código-fonte]

Bairros vizinhos[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Estância das Pedras Brancas

Ícone de esboço Este artigo sobre bairros é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.