Centro Federal de Educação Tecnológica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET) é a denominação dada aos institutos de ensino brasileiros pertencentes à esfera federal e diretamente ligados ao Ministério da Educação. Os CEFET oferecem cursos em diversos níveis, como ensino médio, técnico e superior e com a criação da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (Lei 11.892/2008), muitos destes "Centros" foram suprimidos e passaram a compor a rede de Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, passando a adotar o nome de "Institutos" (menos os CEFET/RJ e CEFET/MG, que permanecem com o nome antigo, mesmo fazendo parte da nova rede), a exceção do CEFET-PR que passou a ser Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

História[editar | editar código-fonte]

Os CEFET foram criados em junho de 1978 para substituir algumas das Escolas Técnicas Federais e/ou Escolas Agrotécnicas Federais existentes no Brasil, com a autonomia administrativa, patrimonial, financeira, didático-pedagógica e disciplinar, ou seja, sendo transformados em autarquias federais[1], como respostas às demandas por formação profissional ao desenvolvimento econômico estabelecido no país ao final da década de 1970[2].

Com a Lei N° 6.545 sancionada em junho de 1978, três ETF são realinhadas as novas diretrizes: CEFET-PR[3], CEFET-RJ[4] e CEFET-MG[5], por possuírem capacidades instaladas para o novo ensino e por já administrarem cursos de Engenharia de Operações[2].

Por mais de uma década, somente estes três CEFET existiram no Brasil e em 1994, com a aprovação da Lei Nº 8.948, foi ampliada a rede, transformando outras Escolas Técnicas e Escolas Agrotécnicas em Centros Federais[2], como o CEFET-AM, CEFET-RS ou o CEFET-SP (posteriormente transformados em IF).

CEFET no Brasil[editar | editar código-fonte]

Abaixo estão listados todos os CEFET e suas respectivas UNED ou campi, separadas por estados.

Minas Gerais[editar | editar código-fonte]

Rio de Janeiro[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Decreto Nº 5.224 de 1º de outubro de 2004 Presidência da República - Casa Civil
  2. a b c Centros Federais de Educação Tecnológica – CEFETs, Grupo de Estudos e Pesquisas - Faculdade de Educação (UNICAMP), http://www.histedbr.fe.unicamp.br/navegando/glossario/verb_c_centros_federais_de_educacao_tecnologica.htm, visitado em 10 de dezembro de 2014 
  3. De Escola de Aprendizes à Universidade Tecnológica UTFPR
  4. A História do CEFET/RJ CEFET-RJ
  5. Linha do Tempo CEFET-MG
  6. «Campi». webhost01.cefet-rj.br. Consultado em 2016-02-10. 
  7. «Unidade Maracanã». webhost01.cefet-rj.br. Consultado em 2016-02-10. 
  8. «Maracanã». www.cefet-rj.br. Consultado em 2016-02-10. 
  9. «Núcleo Avançado de Valença». webhost01.cefet-rj.br. Consultado em 2016-02-10.