Centro histórico

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Centro Histórico)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Wikitext.svg
Esta página ou seção precisa ser wikificada (desde janeiro de 2018).
Por favor ajude a formatar esta página de acordo com as diretrizes estabelecidas.
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde agosto de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Centro histórico (desambiguação).

É conhecido como centro histórico ou distrito histórico o núcleo antigo e monumental das cidades anteriores ao século XIX.

O modelo urbano aparece com a revolução neolítica. A possibilidade de cultivar plantas implica não só em uma menor necessidade de um território e uma maior concentração de população, mas sim na criação de uns excedentes agrícolas que permitem liberar a parte da população para outras funções como: Artesanal, Comércio ou Estado. Desde o princípio serão estas as outras funções mais características da vida urbana.

A cidade neolítica se transforma em um modelo de convivência. Nela se encontra a indústria e o mercado e por conseqüência estas atividades podem crescer, tanto em extensão como também em população. Por outro lado o tamanho desta cidade é limitado por culpa da produção agrícola e industrial, a capacidade de mercado e das possibilidades técnicas que impedem grandes aglomerações, mesmo com o exemplo de cidades da antiguidade que foram grandes como Roma que quase alcançou seus 1 milhão de residentes.

Estados Unidos[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre História ou um(a) historiador(a) é um esboço relacionado ao Projeto História. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.