Unidade Local de Saúde de Coimbra

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Vista do edíficio principal do Polo HUC
Polo Hospitais da Universidade de Coimbra
Hospital Geral do CHUC
Polo Hospital Geral (Covões)
Polo Hospital Pediátrico do CHUC
Polo Hospital Pediátrico
Maternidade Bissaya Barreto
Maternidade Bissaya Barreto
Maternidade Dr. Daniel de Matos
Maternidade Dr. Daniel de Matos

A Unidade Local de Saúde de Coimbra é uma unidade local de saúde do Serviço Nacional de Saúde situada em Coimbra, Portugal.

Identificação e caracterização[editar | editar código-fonte]

O Decreto-Lei n.º 30/2011, de 2 de Março criou, entre outros, o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, E.P.E., em resultado da fusão e concomitante extinção dos Hospitais da Universidade de Coimbra, E.P.E., do Centro Hospitalar de Coimbra, E.P.E. e do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Coimbra, tendo estabelecido que o novo centro hospitalar criado, sucede às unidades de saúde que lhe deram origem, em todos os direitos e obrigações.  O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, E.P.E., (CHUC) integra os seguintes hospitais: Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC), Hospital Geral (HG), Hospital Pediátrico (HP), Maternidade Bissaya Barreto (MBB), Maternidade Daniel de Matos (MDD) e Hospital Sobral Cid (HSC).  

O CHUC é um dos seis Centros Hospitalares do Grupo E, prestando cuidados de saúde a toda a população da sua área de influência direta e, simultaneamente, a todos os cidadãos nacionais que a este recorrem dando cumprimento ao princípio da liberdade de escolha no acesso à rede nacional de prestação de cuidados de saúde, consagrado na Lei de Bases da Saúde e no Livre Acesso e Circulação.  

Ocupa lugar de topo na estrutura hospitalar portuguesa, dando cobertura à população da Região Centro do País constituindo-se como referência nacional e internacional nalgumas especialidades e técnicas, nomeadamente, na área dos Transplantes, Cirurgia Cardiotorácica, Queimados, Banco de Ossos, Oftalmologia, Medicina da Reprodução, Genética Médica, entre outras.  

O CHUC tem como missão a prestação de cuidados de saúde de elevada qualidade e diferenciação, num contexto de formação, ensino, investigação, conhecimento científico e inovação, constituindo-se como uma referência nacional e internacional em áreas consideradas como pólos de excelência.  

De acordo com a sua visão o CHUC é uma organização aberta, formada por uma rede de unidades hospitalares, serviços e tecnologias estruturadas e integradas para proporcionar à sociedade um atendimento humanizado, completo, próximo, confiável e transparente; sendo ainda um centro que se distingue pela qualidade de cuidados, capacidade de investigação, inovação e docência e pelo impacto positivo na comunidade, garantindo a eficiência e a sustentabilidade global a médio e longo prazo.  

O CHUC conta atualmente com 18 Centros de Referência nas seguintes áreas: Epilepsia Refratária, Onco-oftalmologia, Transplante Hepático, Transplante de Coração e Transplante de Rim de Adultos, Cardiologia de Intervenção Estrutural, Cardiopatias Congénitas, Doenças Hereditárias do Metabolismo, Oncologia Pediátrica, Oncologia de Adultos: Cancro do Esófago, Cancro do Testículo, Cancro do Reto, Cancro Hepatobilio/Pancreático, Sarcomas das Partes Moles e Ósseos, Coagulopatias Congénitas; Fibrose Quística; Implantes Cocleares e Neurorradiologia de Intervenção na Doença Cerebrovascular.  

O CHUC assume-se como prestador exclusivo na Região Centro para as valências de Cirurgia Cardíaca, Cirurgia Plástica e Queimados, Cirurgia Maxilo-Facial, Transplantação e Pediatria. Para algumas patologias, as relações de complementaridade e de apoio técnico entre as instituições hospitalares encontram-se regulamentadas por Redes de Referenciação Hospitalar específicas, de forma a garantir o acesso dos doentes aos cuidados de saúde de que necessitem. Em todas elas o CHUC apresenta-se como um hospital de “fim de linha”.  

O CHUC serve, preferencialmente, a população da área de influência que lhe está atribuída pelas redes de referenciação hospitalar, sem prejuízo do princípio da liberdade de escolha no acesso à rede nacional de prestação de cuidados de saúde, consagrado na Lei de Bases da Saúde.  

O CHUC presta igualmente assistência a doentes provindos dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa, no âmbito de protocolos e acordos firmados para o efeito, bem como de outros países, designadamente europeus.  

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]