Centro Paleontológico da Universidade do Contestado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Centro Paleontológico da Universidade do Contestado (CENPÁLEO) é um centro de pesquisa localizado no município de Mafra. Foi criado em 1977 e tem por objetivos divulgar, proteger e pesquisar o patrimônio paleontológico e geológico do planalto norte de Santa Catarina.[1] Visa também preservar importantes sítios e apoiar o desenvolvimento do turismo e de projetos pedagógicos, com base no complexo museológico denominado Museu da Terra e da Vida.[2]

O Museu da Terra e da Vida,[3] um museu de história natural que faz parte do Cenpáleo,[1] está aberto desde 1998. Expõe fósseis e evidências geológicas sobre o que aconteceu no sul do Brasil há cerca de 300 milhões de anos.[2] É focado principalmente nos períodos carbonífero e permiano da Bacia do rio Paraná, conta com um acervo de mais de dez mil peças. Está subdivido em Sala do Universo, Sala da Terra e Sala da Vida Antiga, e possui um variado acervo de fósseis dos mais diversos períodos geológicos, bem como uma rica coleção de rochas e minerais.[1] Da sua exposição permanente constam evidências de vida de animais e vegetais.

Em 1996, durante as obras de instalação da empresa Bandag na periferia da cidade de Mafra, revelou-se um sítio rico em fósseis, fato que mobilizou a comunidade. As peças encontradas foram levadas até a Universidade do Contestado (UnC) onde se deu inicio ao centro de pesquisa paleontológico CENPALEO.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Biologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.