Centro Recreativo e Cultural de Castedo do Douro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Logótipo

Centro Recreativo e Cultural do Castedo é uma associação recreativa e desportiva de Portugal e tem como cores: Verde e Preto

História[editar | editar código-fonte]

O Centro Recreativo e Cultural do Castedo resultou da junção de várias associações existentes até 1980, ano da sua fundação, que se dividiam em vários objectos de acção, como o folclore, os bombos e o futebol, funcionando autonomamente. O CRC Castedo embrenhou-se decididamente num percurso com dois caminhos paralelos:

  • o futebol; e
  • as actividades sócio-culturais.

No caso do primeiro, o Centro destacou-se pela assunção da formação desportiva, participou com um equipa júnior nos Distritais da Associação de Futebol de Vila Real, nas épocas 1997/1998 e 1998/1999. Em 1999/2000 apostou tudo numa equipa Sénior no campeonato da 2ª Divisão da Associação de Futebol de Vila Real. No segundo caminho, congrega actualmente em seu torno todo o movimento cultural e recreativo da freguesia, sendo o núcleo de onde transbordam as actividades com os jovens, o folclore e os bombos, dirigidos especialmente aos mais jovens e à infância que recebe serviços prestados pelo infantário.

Zés Pereiras de Castedo do Douro[editar | editar código-fonte]

O grupo constituído em 1 de Janeiro de 1980, em 1985, viria a integrar-se no Centro Recreativo e Cultural de Castedo do Douro, visando dar uma base uma estrutura sólida para a continuidade do projecto. O grupo constituído por 24 elementos (1 Mestre, 1 Porta Estandarte, 11 Bombos, 7 Caixas e 4 Gigantones) é descrito como jovem, divertido, enérgico e agradável nas arruadas, desfiles, exposições, actividades de rua e de palco que são algumas das suas áreas de actuação. Entre Zés Pereiras, Gigantones, Cabeçudos e Grupo de percussão, são muitas as combinações que disponibilizam em seus trabalhos garantem animação, divertimento e boa percussão, não descurando nunca da qualidade.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]