Centro Universitário de Patos de Minas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
UNIPAM
Centro Universitário de Patos de Minas
Fundação 1968
Tipo de instituição Privada - Filantrópica
Reitor(a) Reitor – Prof. Me. Milton Roberto de Castro Teixeira
Vice-reitor(a) Vice-Reitor – Prof. Dr. Fernando Dias da Silva
Estado MG
Cores Azul e Alaranjado
Página oficial www.unipam.edu.br
Instituições de ensino superior do Brasil Brasil

O UNIPAM - Centro Universitário de Patos de Minas é uma instituição de ensino superior particular brasileira, com sede na cidade de Patos de Minas, no estado de Minas Gerais. A instituição é mantida pela FEPAM - Fundação Educacional de Patos de Minas. A FEPAM foi criada com a promulgação da lei estadual nº 4776, de 27 de maio de 1968 e instituída pelo decreto nº 11 348, de 30 de setembro de 1968, vindo ao encontro dos anseios não apenas de Patos de Minas, mas de toda a região do Alto Paranaíba e regiões vizinhas. Iniciou em 1970, suas atividades com a criação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras.

Através de contribuição de inúmeras personalidades como os presidentes do Conselho Curador nas pessoas de Durval Antônio Pereira, Waldemar da Rocha Filho, João Batista Nogueira, Benedito Corrêa da Silva Loureiro e Dirceu Deocleciano Pacheco como também seus Diretores Executivos : Oadi Salum, Terezinha de Deus Fonseca, Valdir Peres, José Eustáquio Rodrigues Alves e Milton Roberto de Castro Teixeira num processo contínuo de expansão e diversificação, novos cursos foram surgindo e hoje o UNIPAM conta com 29 (vinte e nove) cursos de graduação, que são: Arquitetura e Urbanismo, Administração, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Agronômica, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Química, Farmácia, Física, Fisioterapia, História, Jornalismo, Letras, Matemática, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Pedagogia, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Química, Secretariado Executivo, Sistemas de Informação e Zootecnia, abrigados nas quatro unidades já existentes: a já citada Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, a Faculdade de Ciências Administrativas, a Faculdade de Direito, a Faculdade de Ciências da Saúde e a Faculdade de Ciências Agrárias, todas funcionando em prédios próprios, localizados em aprazível área de aproximadamente 90 000 m². Além dos Cursos de Graduação, a Instituição oferece ainda vários cursos de Pós-Graduação "Lato Sensu".

No dia 5 de março de 1990, após amplos debates com a sociedade, realizados em assembléia geral extraordinária, a FEPAM - Fundação Educacional de Patos de Minas optou pela sua associação à UEMG - Universidade do Estado de Minas Gerais, criada com o objetivo de promover o desenvolvimento regional, por meio de ensino, pesquisa e extensão.

Atualmente, a FEPAM não está mais vinculado à UEMG, sendo independente pedagogicamente.

Representação Discente[editar | editar código-fonte]

Atualmente, a representação discente no UNIPAM, se faz com os respectivos Diretórios Acadêmicos (DA's) de cada curso e o DCE - Diretório Central dos Estudantes "16 de maio". O Corpo Discente, além de serem representados nos Colegiados, também possuem 2 (duas) cadeiras no Conselho Universitário do UNIPAM.

A atuação do órgão, é definida pelo conjunto da representatividade estudantil da instituição, sendo que suas áreas de atuação mais comuns dizem respeito aos interesses dos discentes perante à administração da instituição superior, às questões de política educacional e de política de ensino.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre educação ou sobre um educador é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.