Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O Centro de Educação (CE) da Universidade Federal de Pernambuco, originário da Faculdade de Educação (Decreto nº 62.493, de abril de 1966), foi criado em 1975. Ocupa, no campus, uma área de 10.630 metros quadrados, que abriga salas de aula, laboratórios e uma biblioteca setorial. As pesquisas desenvolvidas no Centro concentram-se em história da educação, políticas educacionais, práticas pedagógicas e didática de conteúdos específicos, que englobam a linha de novas tecnologias na educação. Tradicionalmente formador de educadores, o CE atua na capacitação de professores para o setor público.

Unidades[editar | editar código-fonte]

Abriga os Departamentos de Administração Escolar e Planejamento Educacional, de Psicologia e Orientação Educacionais, de Fundamentos Sócio-Filosóficos da Educação e de Métodos e Técnicas de Ensino, o Curso de Pedagogia, o Programa de Pós graduação em Educação (Mestrado e o Doutorado), o Programa de Pós graduação em Educação Matemática e Tecnológica (Mestrado e Doutorado) e o Colégio de Aplicação.

Graduação[editar | editar código-fonte]

O Curso de Pedagogia, com 250 vagas anuais (100 para a 1ª entrada e 150 para a 2ª entrada), oferece as habilitações em Magistério (carga horária: 2.325 horas), Administração Escolar (carga horária: 2.520 horas), Supervisão Escolar (carga horária: 2.445 horas) e Orientação Educacional (carga horária: 2.445 horas), propondo-se à formação do profissional para atuar no ensino, na organização e gestão de sistemas, unidades, projetos educacionais e experiências escolares e não escolares. Visa, ainda, a prepará-lo para produção e difusão do conhecimento científico e tecnológico do campo educacional e de diversas áreas emergentes da educação, tendo a docência como base obrigatória de sua formação e identidade profissional. O campo de atuação docente desse profissional envolve as seguintes áreas: educação infantil, as séries iniciais do ensino fundamental, as disciplinas de formação pedagógica do nível médio, Educação Especial, de Jovens e Adultos, bem como outras modalidades de ensino.

Pós-graduação[editar | editar código-fonte]

A pós-graduação (Mestrado em Educação e Doutorado em Educação) destina-se à formação de docentes/pesquisadores através da produção de estudos e pesquisas que ampliem e aprofundem o conhecimento sobre a realidade educacional, nas linhas de pesquisa que abriga (Política Educacional, Planejamento e Gestão da Educação, Formação de Professores e Prática Pedagógica, Teoria e História da Educação e Didática de Conteúdos Específicos).

Colégio de Aplicação[editar | editar código-fonte]

O Colégio de Aplicação foi criado para servir de campo de estágio da antiga Faculdade de Filosofia de Pernambuco, pois uma lei de 1948 determinou que essas faculdades deveriam implantar tais escolas que possuíam mais flexibilidade para exercer experimentações pedagógicas.

Atualmente vinculado ao Centro de Educação, continua exercendo o papel de campo de estágio e como norteador de ações voltadas para a melhoria do ensino. O quadro docente (mestres e doutores) é requisitado para ações de formação de professores e para atuar em diversas pós-graduações, tanto do próprio Centro de Educação quanto de outros Centros da UFPE, além de assessoria a setores da administração pública.

O ingresso de alunos no CAp/CE/UFPE, atualmente, ocorre mediante um concorrido exame de seleção (cerca de 2000 candidatos para 55 + 5 vagas). No tocante aos alunos a preocupação é a de formar indivíduos capazes de questionar, formular perguntas, buscar respostas, agir de forma ativa no próprio processo de aprendizagem.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre educação ou sobre um educador é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.