Centro de Pesquisas Leopoldo Américo Miguez de Mello

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O CENPES (Centro de Pesquisas, Desenvolvimento e Inovação Leopoldo Américo Miguez de Mello) é a unidade da Petrobras responsável pelas atividades de pesquisa e desenvolvimento (P&D) e da empresa. Atualmente é um dos maiores complexos de pesquisa aplicada à indústria de energia do mundo. Foi criado em 4 de dezembro de 1963, na Praia Vermelha e tem como missão prover e antecipar soluções tecnológicas com visão de inovação e sustentabilidade para a companhia.

Devido ao pioneirismo da Petrobras no campo de exploração de águas profundas, o CENPES teve vital importância na criação de tecnologia que não estava disponível para ser adquirida em nenhum lugar no mundo.

Conta com uma equipe de especialistas altamente qualificados para buscar soluções objetivando o aumento de valor para empresa através da redução de custos de produção e redução de impactos ao meio ambiente.

Histórico[editar | editar código-fonte]

O CENPES teve a sua criação a sede ficava na Praia Vermelha, no Rio de Janeiro. Nos anos 70 ocorreu a mudança para a atual sede na Cidade Universitária, no Campus da UFRJ na Ilha do Fundão. Em 1976 a Engenharia Básica veio a ser incorporada ao CENPES e, em 1983, a área de E&P.

Em 2010 foi inaugurada a ampliação que tornou o espaço disponível em 300 mil² com mais de 200 laboratórios de P&D e um centro de convenções que hoje atende toda a Petrobras.

O projeto da ampliação utilizado foi desenvolvido utilizando os conceitos de em ecoeficiência e sustentabilidade com captação de água das chuvas e aproveitamento da iluminação natural.

Leopoldo Américo Miguez de Mello

Leopoldo Américo Miguez de Mello (1913-1975) graduou-se em Química Industrial pela Escola Nacional de Química. Foi o fundador do IBP em 1957. De 1964 a 1967 foi diretor da Petrobras, onde tornou possível a criação do centro de pesquisa que leva o seu nome.

Atuação[editar | editar código-fonte]

O CENPES tem por finalidade planejar, coordenar, executar, promover e acompanhar as atividades de P&D relacionadas com a indústria do petróleo e outras fontes de energia. Além dessas atividades, o CENPES é responsável por:

Atualmente as atividades do CENPES estão além da sua localização principal, pois possui Núcleos Experimentais em outras cidades como Fortaleza e Aracaju.

Atuam hoje no CENPES cerca de 3.600 pessoas entre próprios e terceirizados, pesquisadores, técnicos, pessoal administrativo, manutenção e pessoal de apoio.

Devido a pandemia as instalações estão operando com um contingente mínimo com a maioria de seus ocupantes em home office.

Pesquisa e desenvolvimento e Inovação[editar | editar código-fonte]

O CENPES realiza a pesquisa e desenvolvimento tecnológico em energia, atendendo as necessidades das áreas-fim da Petrobras: exploração, produção e refino de petróleo e gás natural, além de pesquisas sobre energias renováveis e desenvolvimento sustentável. Também são desenvolvidas soluções nas áreas de meio ambiente e biotecnologia visando não somente explorar o petróleo, mas a sustentabilidade de todo esse processo com ênfase na manutenção e recuperação de áreas das atividades de exploração e produção.

Os especialistas estão prontos para realizar consultorias em qualquer unidade ou plataforma da empresa de forma presencial, se necessário.

As pesquisas realizadas não somente buscam novas tecnologias, mas também visam aprimorar processos existentes, gerando aumento de rentabilidade operacional.

O desafio tecnológico do Pré-sal não terminou com o início da operação dos campos, mas se prorroga no tempo com a necessidade de novas tecnologias e soluções que são enfrentadas todos os dias em busca da excelência.

O CENPES participa das Redes Temáticas, que envolvem parcerias tecnológicas entre a Petrobras e universidades e centros de P&D brasileiros.

O CENPES e Instituto Luiz Alberto Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia (Coppe), da UFRJ, possuem amplo histórico de cooperação.

Atualmente o CENPES está absorvendo a missão de liderar a transformação digital na empresa, e englobou o termo "Inovação" ao seu nome com a gestão de um jovem gerente executivo com a missão de implantar as mais modernas ferramentas de gestão e tecnologias do mercado.

Realizações mais conhecidas[editar | editar código-fonte]

Robô Híbrido Chico Mendes.

O Laboratório de Robótica Submarina do CENPES desenvolveu um robô ambiental híbrido, que pode andar na água, na terra ou no pântano, e que foi batizado de “Chico Mendes”. As funções podem ser para o monitoramento da água, coleta de amostras, fotografias e outras atividades que seriam praticamente impossíveis para um ser humano realizar, devido a variação da profundidade durante o deslocamento nas águas.

HBIO

O H-BIO é um processo desenvolvido no CENPES, constituído pela adição de 10 a 20% de óleo vegetal ou gordura animal ao óleo diesel antes de sua passagem pelas unidades de hidrotratamento nas refinarias, processo normalmente usado para reduzir o teor de enxofre do óleo diesel.

Visão Social[editar | editar código-fonte]

O CENPES durante sua história ofereceu oportunidades ao jovens a partir de parcerias como o Jovem Aprendiz e a disponibilização de vagas de estágio tanto de nível médio como de nível superior.

Muitos estagiários retornaram anos depois pelo concurso público e hoje são funcionários.

Historicamente foram realizadas diversas atividades com as comunidades ao redor da Ilha do fundão.



Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]