Centro de exposições de Pontevedra

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Centro de exposições de Pontevedra
Recinto ferial de Pontevedra
Vista do centro de exposições
Tipo Centro de exposições
Arquiteto Manuel de las Casas
Início da construção 1997
Fim da construção 1998
Inauguração dezembro de 1998 (22 anos)
Proprietário atual Câmara Municipal de Pontevedra
Área do andar 4 140 m² + 1 800 m² de estacionamento
Geografia
País Espanha
Local Flag of Spain.svg Espanha, Pontevedra
Endereço Avenida Alexandre Bóveda
Coordenadas 42° 26' 10" N 8° 38' 22" O

O Centro de Exposições de Pontevedra é um complexo concebido para eventos, tais como exposições, feiras ou salões profissionais, bem como congressos. Situa-se junto ao Parque Rosalía de Castro, muito perto das margens do rio Lérez em Pontevedra, Galiza (Espanha).

História[editar | editar código-fonte]

O centro de exposições foi construído em 1997, por iniciativa da Junta da Galiza, com uma arquitectura moderna. É a obra do arquitecto Manuel de las Casas, a quem o projecto foi confiado como anexo ao Palácio de Congressos de Pontevedra. Apresentou o projecto que melhor integrava os dois edifícios, conseguindo a harmonia entre todo o complexo e os espaços nas margens do rio Lérez.

Foi inaugurado e aberto ao público no ano seguinte, em dezembro de 1998 [1].

Infraestruturas[editar | editar código-fonte]

O centro de exposições tem uma área de 7 500 m². Consiste num edifício de 163 metros de comprimento, 34,4 metros de largura e 15,2 metros de altura.

O centro dispõe de um parque de estacionamento ao ar livre com uma capacidade de 230 veículos. O edifício, em forma de tetraedro, é construído em aço com acabamentos em alumínio e vidro e tem uma área total de aproximadamente 6 000 metros². O edifício polivalente tem uma área de exposição totalmente coberta, preparada para acolher todo o tipo de feiras e exposições, bem como uma área de acreditação para conferências no hall de entrada. Oferece uma vasta gama de possibilidades de disposição para melhor se adaptar e personalizar os eventos.

Este vasto complexo é completado pelo auditório vizinho, com uma capacidade total de 1.118 lugares e uma área total de superfície de 10.000 m². O edifício do Centro de Exposições, com a sua forma tetraédrica e textura de aço duro e frio com paredes de alumínio e grandes janelas, contrasta com as lajes de ardósia verde do anexo, o Centro de Convenções de Pontevedra, ao qual tem acesso directo do interior, permitindo uma grande versatilidade na utilização conjunta de todas as suas salas, de modo a que os serviços de restaurante, cafetaria e esplanada sejam de uso comum.

As dimensões dos espaços do Centro de Exposições de Pontevedra são as seguintes :

  • Hall de entrada para exposições e congressos : 350 m².
  • Área principal do edifício: 4.140 m².
  • Hall do primeiro andar : 750 m².
  • Armazéns do centro de exposições : 368 m².
  • Estacionamento ao ar livre : 1.800 m².

É uma combinação harmoniosa de espacialidade, versatilidade e brilho; um espaço versátil, rodeado por dez mil metros quadrados de jardins e espaços verdes.

Gestão[editar | editar código-fonte]

O parque é gerido desde 1998, por delegação das autoridades públicas da cidade de Pontevedra, pelo organismo autónomo Pazo de Congresos e Exposicións.

Eventos[editar | editar código-fonte]

O centro de exposições acolhe anualmente diferentes eventos profissionais e públicos em geral, incluindo a feira Culturgal, a feira Etiqueta Negra, [2] (feira de produtos gourmet galegos), [3] a feira Pont Up Store[4], a feira Stock ou a feira de casamentos Si quero [5], o salão de automóveis Móvete e a feira da famílias e das crianças Mundonenos [6] entre outros. [7]

Além disso, o Centro de Exposições de Pontevedra é utilizado para muitas atividades de lazer, como a instalação de uma pista de gelo no Natal ou a celebração de concertos ao ar livre nas esplanadas exteriores.

No passado, o centro de exposições acolheu importantes feiras profissionais como a Ferpalia (feira de turismo galega) [8] ou eventos como o desfile de moda galego Pontus Veteris. [9]

Galeria[editar | editar código-fonte]

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]

Artigos relacionados[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Centro de exposições de Pontevedra

Links externos[editar | editar código-fonte]