Centropomus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde Outubro de 2008). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Como ler uma infocaixa de taxonomiaCentropomus
Centropomus undecimalis

Centropomus undecimalis
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Actinopterygii
Ordem: Perciformes
Família: Centropomidae
Género: Centropomus
Espécies
Centropomus undecimalis;
Centropomus mexicanus;
Centropomus parallelus;
Centropomus pectinatus e
Centropomus ensiferus

Centropomus é um gênero de peixes da família Centropomidae. Suas espécies são diferenciadas pelo número de escamas da linha lateral e de espinhos na nadadeira anal. Existem doze espécies de Centropomus, sendo que as cinco primeiras ocorrem no Brasil. Muitas espécies são conhecidas popularmente como robalo.

O Centropomus undecimalis tem os nomes diferentes ao longo da costa brasileira. Nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, são chamados de robalo flexa ou robalão. Entre o norte do Rio de Janeiro e o sul da Bahia, tem o nome de furão, por furar as redes e tarrafas. Na Bahia, é conhecido como flexa ou rubalo. E, do norte da Bahia até o Oiapoque, é conhecido como camorim açu, camurim açu ou camury açu.


As demais espécies têm ainda outros nomes conforme a região. Na região Sul e Sudeste do Brasil são chamados de robalo peva. Na Bahia, ele é conhecido como rubalo ou barriga mole. Do norte da Bahia até o Oiapoque, ganha os nomes de camorim, camurim, ou camury.