Cerca moura

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Cerca Velha - Portas do Sol

A cerca moura de Lisboa, mais conhecida por cerca velha, trata-se da primitiva muralha de Lisboa.[1]

História[editar | editar código-fonte]

A Cerca Velha remonta ao final da época romana ou seja é tardo-romana e defendia o núcleo urbano da cidade de Lisboa na época medieval, até à construção da Cerca Fernandina, já no século XIV. Quando, no século XIV, foi construída a Cerca Fernandina, a Cerca Velha perdeu a sua função defensiva, sendo parcialmente destruída para permitir a abertura de novos acessos ou integrada nas paredes das casas. Resultado que seja difícil de identificar em muitos troços a velha muralha.

Para divulgar a Cerca Velha a Câmara Municipal de Lisboa inaugurou, em finais de Setembro de 2014[2], um circuito pedonal sinalizado por 16 painéis com informação histórica recolhida e reunida pelo Museu de Lisboa/ Núcleo Arqueológico da Casa dos Bicos e pelo Centro de Arqueologia de Lisboa, que permite, a quem o percorre, identificar o que resta da Cerca Velha.

A cerca velha nascia no Castelo de São Jorge nas proximidades da Porta de São Jorge, e pela Porta da Alfôfa descia por São Crispim, , e Rua das Canastras à Porta do Mar antiga; ia correndo beiramar até São Pedro de Alfama, donde, pela Adiça, subia à Porta do Sol, a incorporar-se com a do Castelo, junto à Porta de D. Fradique.[3]

Contava a cerca moura com doze portas, para sua serventia:[3][4]

  1. Porta de São Jorge
  2. Porta da Alfôfa
  3. Porta do Ferro
  4. Porta do Mar antiga
  5. Porta do Mar a São João
  6. Postigo do Conde de Linhares
  7. Porta do Chafariz de El-Rei
  8. Porta de Alfama
  9. Porta do Sol
  10. Porta de D. Fradique
  11. Porta do Moniz
  12. Porta da Traição

Referências

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Lisboa é um esboço relacionado ao Património, integrado no Projecto Grande Lisboa. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.