Cerdico de Wessex

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Cerdic de Wessex)
Ir para: navegação, pesquisa
Cerdico
Rei de Wessex
Retrato imaginário de Cerdico do artista John Speed feito em 1611
Reinado 519 - 534
Antecessor(a) Novo título
Sucessor(a) Cínrico
 
Casa Casa de Wessex
Morte 534
Filho(s) Cínrico


Cerdico de Wessex (m. 534) foi rei de Wessex de 519 a 534. Ele é lembrado como o primeiro de todos os reis de Wessex.

De acordo com a Crônica Anglo-Saxônica, Cerdico chegou em Hampshire em 495 com seu filho Cínrico em três navios. É dito que Cerdico lutou com um rei chamado Natanleod que acabou sendo morto por ele em 508. Ele só se tornaria o primeiro rei de Wessex após a batalha de Charford em 519. A conquista da Ilha de Wight também é mencionada dentre suas campanhas. Acredita-se que Cerdico morreu em 534 e foi sucedido por seu filho Cínrico.

Problemas com a Crônica Anglo-Saxônica[editar | editar código-fonte]

A Crônica Anglo-Saxônica foi escrita no século IX a pedido do rei Alfredo o Grande provavelmente baseando-se nas tradições anteriores. Sua validade ao que diz respeito ao século V é incerta.

O professor David Dumville, especialista em idade média e cultura celta, sugere que Cerdico reinou entre 538-554. Outros estudiosos sugerem que Cerdico foi o líder saxão derrotado na batalha de Monte Badon, que provavelmente aconteceu entre 490 e 518. Isto não estaria correto se Dumville estiver correto.

Segundo a crônica, a área de atuação de Cerdico era na área norte de Southampton, mas há fortes evidências arqueológicas que havia atividade anglo-saxã na área ao redor de Dorchester-on-Thames fazendo com que pareça que a origem do reino de Wessex seja mais complexa que a versão dada pelas tradições sobreviventes.[1]

Alguns estudiosos sugerem que a figura de Cerdico é puramente lendária, mas estes são a minoria. Cerdico é tido como um ancestral de Egberto de Wessex, e assim um ancestral não só da monarquia britânica mas também de cada linhagem real européia.

Referências

  1. Fletcher, Richard (1989). Who's Who in Roman Britain and Anglo-Saxon England Shepheard-Walwyn [S.l.] pp. 22–23. ISBN 0-85683-089-5. 
Precedido por
Chegada dos Saxões a Wessex
Rei de Wessex
519 - 534
Sucedido por
Cynric de Wessex