Cerro Largo Futsal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Cerro Largo Futsal
Nome Associação Cerro-larguense de Futsal
Alcunhas Leão Missioneiro
Cerro
Torcedor(a)/Adepto(a) Cerro-larguense
Mascote Leão
Principal rival Entre-Ijuís Futsal
AEU
Horizontina Futsal
Fundação 4 de dezembro de 2014 (9 anos)
Estádio Ginásio Roque Reinaldo Nedel
Capacidade 3,200 espectadores
Localização Cerro Largo, RS
Presidente Fábio Hauschild
Treinador(a) Rodrigo Ferretti
Patrocinador(a) Lojas Becker
Material (d)esportivo Petten
Competição Gauchão de Futsal Série A
Taça Farroupilha
Copa dos Pampas
Website blog.cerrolargofutsal.com.br
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo

A Associação Cerro-larguense de Futsal, mais conhecida como Cerro Largo Futsal ou, por fins de patrocínio, Cerro Largo Futsal/Lojas Becker, é um clube de futsal brasileiro da cidade de Cerro Largo, Noroeste do estado do Rio Grande do Sul, fundado em 4 de dezembro de 2014. É atualmente um dos clubes com maior destaque no futsal do Rio Grande do Sul, obtendo títulos no âmbito estadual. O clube tem como alcunha Leão Missioneiro e manda seus jogos no Ginásio Municipal de Esportes Roque Reinaldo Nedel. Atualmente disputa as competições da Liga Gaúcha de Futsal, como o Gauchão de Futsal Série A, Taça Farroupilha de Futsal, Copa dos Pampas, entre outros.

História[editar | editar código-fonte]

1946-2014: Primórdios do esporte cerro-larguense[editar | editar código-fonte]

A cidade de Cerro Largo possui longa tradição no esporte, a qual possui representação em competições oficiais desde os anos 90. A cidade respira o esporte, no entanto, nunca houve um clube que conseguiu se manter por tempo significativo em competições oficiais. O único clube ativo profissionalmente atualmente é o Cerro Largo Futsal.

Aurora Futebol Clube (1946-2001)[editar | editar código-fonte]

O Aurora foi o primeiro e único clube profissional de futebol que Cerro Largo já teve. Foi fundado em 15 de outubro de 1946, porém até o ano de 1982 não há registros históricos, sem ser fotos, porém, apenas disputou competições amadoras nesse período. Disputava suas competições no Estádio da Baixada, o qual teve arquibancadas inauguradas em 5 de novembro de 1978.

Em 1982, o Aurora foi campeão do Campeonato Estadual Absoluto de Amadores e no ano seguinte manteve o time para novamente disputar a competição, em Novo Hamburgo, porém desta vez conquistou o vice-campeonato.

No ano de 1985, inaugurou-se a cobertura na arquibancada do Estádio da Baixada em jogo festivo contra o juniores do Grêmio. Este jogo marcou a estreia de Darci Luiz Simon, o Darci Coice de Mula, na equipe do Grêmio. Jogo se encerrou com derrota para o time de Cerro Largo, com o placar de 5–3 para o time visitante. Ainda sob os festejos da inauguração da fachada, os juniores do Internacional vieram à cidade, jogo que acabou em 2–2.

Em 1987, após 41 anos de clube, foi aprovado o processo de profissionalização no futebol e o time passou a integrar a Segunda Divisão do Campeonato Gaúcho, terminando o campeonato na 37ª posição[1]. No ano seguinte, disputou a Copa Cícero Soares e novamente disputou a Segunda Divisão do Campeonato Gaúcho.

Em 1990 e 1991[2] se manteve na Segunda Divisão do Campeonato Gaúcho, porém sempre com dificuldades financeiras. Também no ano de 1991, houve a presença da Seleção Brasileira de Futebol de Masters, participando do amistoso futebolistas reconhecidos, como Dadá Maravilha, Muricy Ramalho, Waldir Peres e Vaguinho.

Do ano de 1992 à 1996 a equipe do Aurora não disputou competições oficiais no futebol, devido à reformas em seu estádio. Para a cidade não ficar de fora do cenário do esporte, decidiu criar uma equipe de futsal, e disputou a Série Bronze do Campeonato Gaúcho de Futsal nos anos de 1993 e 1994. No ano de 1995, disputou a seletiva da Série Prata do Campeonato Gaúcho de Futsal, sagrando-se campeão da competição. Em 21 de março de 1996 encerrou as atividades no futsal, contra a equipe da ACBF, em um jogo conhecido como "jogo da surpresa", por ter ganho por 3–1.

No dia 24 de março de 1996 foi reinaugurado o Estádio da Baixada, com público de quase 2.000 pessoas. Nesse ano, não disputou nenhuma competição profissional nem amadora, ficando apenas nos amistosos. Sequer foi realizado festividade no cinquentenário do clube, mostrando que as motivações esportivas do clube estavam baixas. De 1996 à 2000 o clube foi desativado, voltando apenas em 2001 com o time Sub-20, como tentativa de resolver suas dívidas, porém, após disputar o Campeonato Gaúcho Sub-20, não conseguiu melhorar sua situação financeira e a partir daí, não disputou mais nenhuma competição profissional oficial.[3]

Entre os títulos do Aurora Futebol Clube estão: Campeão Estadual do Absoluto de Amadores de 1982; Hexacampeão Amador da Região das Missões; Tetracampeão Amador da Região Fronteira/Missões; 14 títulos de Campeonatos Regionais. Entre seus títulos não há nenhum sob chancela profissional.

Evolução do Escudo do Aurora Futebol Clube

Associação Atlética Café Campeiro - AACF (1990)[editar | editar código-fonte]

Clube pioneiro no futsal cerro-larguense, foi o primeiro a disputar competições oficiais representando a cidade. No ano de 1990 disputou a Série Bronze do Campeonato Gaúcho de Futsal.

Associação Esportiva Recreativa Municipários de Cerro Largo - ASSERMUCLO (1999-2000)[editar | editar código-fonte]

Disputou duas edições da Série Bronze do Campeonato Gaúcho de Futsal: em 1999[4] e 2000[5].

Escudo da antiga ASSERMUCLO.

Nesta segunda edição que participou, terminou a Primeira Fase da competição na primeira colocação, ficando à frente da AESMA (Associação Esportiva São Martinho), de São Martinho, ATF (Associação Tuparendi de Futsal), de Tuparendi, SAESA (Sociedade de Apoio ao Esporte Santo Augustense), de Santo Augusto e Cruz Alta Futsal, de Cruz Alta, respectivamente. Na Segunda Fase, novamente terminou em primeiro, desta vez na frente de SER Assisense, de São Francisco de Assis, Pé no Chão, de Chapada e SER Antônio Prado, de Antônio Prado, respectivamente, classificando-se assim para a Terceira Fase, na qual terminou em segundo lugar, ficando somente atrás do Aliança, de Gaurama. Após a Terceira Fase, disputou a semifinal contra a AGS, de Sananduva, porém não se classificou para a final, encerrando assim suas participações em competições oficiais.

Associação Cerro Largo de Esportes - ACLE (2002-2014)[editar | editar código-fonte]

Antecessor do Cerro Largo Futsal, a ACLE é o clube mais tradicional e o que foi mais longevo no futsal dos que foram extintos. Disputou várias edições da Série Ouro do Campeonato Gaúcho de Futsal, além de participações nas Séries Prata e Bronze.

Escudo da antiga ACLE, antecessora do Cerro Largo Futsal.

Atualidade - Cerro Largo Futsal[editar | editar código-fonte]

2014-2022: A ascensão no futsal gaúcho[editar | editar código-fonte]

Em 2014, após a ACLE fechar as portas, um grupo de amigos se reuniu e começou a discutir a criação de uma nova agremiação com o objetivo de dar continuidade ao futsal em Cerro Largo. Desse modo, no dia 4 de Dezembro de 2014, foi fundada a Associação Cerro-larguense de Futsal, ou simplesmente Cerro Largo Futsal, sob a presidência do contador Rafael Arenhardt.

O principal objetivo da diretoria era a disputa da Série Bronze já em 2015, mas, com as reformas do Ginásio Roque Reinaldo Nedel, decidiu-se ficar fora das quadras em 2015 e vir de forma mais estruturada em 2016. Após campanha local, a diretoria lançou uma equipe para jogar competições amistosas. Ainda no final de 2015, o selecionado de Cerro Largo e região, sob titulação de Cerro Largo Futsal, jogou e foi campeão da Taça AMM, competição organizada entre equipes da Associação dos Municípios das Missões.

Em 2016 e 2017, o Cerro Largo Futsal disputou o Estadual Série Bronze. Chegou às quartas de final nas duas ocasiões. Em 2018, mais uma disputa do Estadual Série Bronze, com um trabalho cada vez mais estruturado. A eliminação veio na fase semifinal, em disputa nos pênaltis com a AFUCS de Seberi.

Em 2019, o Cerro Largo Futsal jogou a Liga Gaúcha de Futsal 3, competição da Liga Gaúcha de Futsal, uma entidade nova, para a qual a grande maioria dos clubes gaúchos migrou entre 2018 e 2019, insatisfeitos com a gestão da Federação Gaúcha de Futebol de Salão (FGFS). Com a fórmula da competição dividindo o estado em Conferência Leste e Oeste, o Cerro Largo fez uma ótima campanha, conquistando o título da Conferência Oeste[6], o primeiro título desde a Copa AMM, em final diante da AVF de Vacaria. Ao final da competição, veio a disputa do título geral com o XV de Novembro de Vila Maria, onde o Cerro Largo amargou uma dura derrota na prorrogação em casa.[7]

Por ter sido vice-campeão da Liga Gaúcha 3 em 2019, o Cerro Largo Futsal subiu para a Liga Gaúcha 2 em 2020. Agora em um campeonato de nível mais alto, foi montada uma grande equipe, porém, neste mesmo ano o mundo foi pego de surpresa pela pandemia da Covid-19 e isso abalou as estruturas de muitos times. O Cerro Largo Futsal foi uma dessas equipes, sofrendo com a interrupção dos patrocínios. Com isso, a equipe teve que encerrar prematuramente suas atividades, visando uma reestruturação, tanto para reorganizar seu grupo de trabalho como para negociar a temporada com os atletas e demais profissionais da equipe de 2020. Ainda neste processo, no final de 2020 foi eleita uma nova diretoria, sob a presidência de Fábio Hauschild, para dar sequência aos trabalhos da gestão 2021/22.

Em 2022, após muito trabalho, foi dado início oficial ao reingresso do Cerro Largo Futsal/Lojas Becker às disputas em âmbito estadual. Como a equipe teve que desistir da Liga Gaúcha 2 em 2020, esse novo começo foi pelo Gauchão Série C 2022 (antiga Liga Gaúcha 3, apenas com uma nova denominação definida pela Liga Gaúcha). Antes do início da Série C, o Cerro Largo disputou uma competição preparatória, a Taça Farroupilha de Futsal, da qual participavam equipes da Série A, B e C.[8]

Em uma Taça Farroupilha de alto nível, o Cerro Largo Futsal surpreendeu. Após uma primeira fase onde passou em 2º lugar na sua chave, o Cerro Largo foi para as eliminatórias, onde enfrentou duas equipes da Série A. Nas semifinais, vitória sobre o Horizontina Futsal e, na grande final, o Cerro Largo conquistou o título com uma vitória em casa e empate na cidade de Uruguaiana, sobre a AEU. O feito da conquista da Taça Farroupilha foi destaque em todo o estado e ajudou a projetar a imagem do Cerro Largo Futsal.

Na continuidade da temporada, já no Gauchão Série C, o Cerro Largo voltou a fazer grandes jogos, chegando até a final da Conferência Oeste mais uma vez. Porém, desta vez o título não veio, com o Cerro Largo Futsal ficando com o título de vice-campeão, perdendo na final para a AEF de Entre-Ijuís. O Cerro Largo também jogou pela primeira vez em sua história a Copa dos Pampas em 2022, chegando até as quartas de final, desta vez sendo eliminado pelo Horizontina Futsal. Ainda na continuidade da temporada, o time disputou a 3ª colocação da Série C com o BR Futsal de Pelotas, vencendo os dois jogos e conquistando o direito de jogar o Gauchão Série B em 2023. Também em 2022, o clube iniciou o projeto de categorias de base, com um time Sub-20.

2023-2024: Projeto Cerro Largo Futsal 10 anos[editar | editar código-fonte]

Em 2023, iniciou-se o projeto Cerro Largo Futsal 10 anos, projeto o qual o principal objetivo era colocar o Cerro Largo Futsal na elite do futsal gaúcho no ano em que completa 10 anos (2024). Para isso, era preciso chegar às finais do Gauchão de Futsal Série B, porém, antes disso, disputou outras três competições:

Na Supertaça Farroupilha de Futsal de 2023, competição com participação inédita até então, surpreendeu: avançou a fase de grupos de forma invicta, em um grupo que tinha os times da ACBF, do Horizontina Futsal e do Peñarol de Guaíba. Na semifinal, enfrentou a forte equipe do Passo Fundo Futsal, jogo que venceu por 4–2, avançando para a final contra o anfitrião da competição Guarani, de Frederico Westphalen. O jogo da final foi equilibrado, porém o resultado não foi favorável à equipe do Cerro Largo: 3–1, terminando assim com o vice-campeonato da competição.[9]

Na Taça Farroupilha de Futsal de 2023 outro vice-campeonato: após avançar na primeira colocação na fase de grupos, foi superior à equipe da AGSL na semifinal, porém foi inferior à equipe do Santa Rosa Futsal na final. Já na Copa dos Pampas, repetiu a campanha do ano anterior, sendo novamente eliminado nas quartas de final, desta vez para a equipe do Guarani, de Frederico Westphalen.

No principal objetivo do ano, que era a competição do Gauchão de Futsal Série B, terminou a fase de grupos de forma invicta e na primeira colocação do grupo, avançando assim para as oitavas de final, contra a equipe da ANPF, de Nova Petrópolis, time que foi inferior ao Cerro Largo nas duas partidas. Nas quartas de final, contra a equipe do BR Futsal, de Pelotas, empatou a primeira partida em 1–1, porém dentro de casa goleou, partida que finalizou 6–1 favorável à equipe cerro-larguense.

Na semifinal do Gauchão Série B, contra a equipe da APF, de Gentil, o Cerro Largo conheceu a primeira derrota na competição no jogo de ida, após perder por 3–2. Na volta, fez o dever de casa após vencer no tempo normal com o placar apertado de 4–3. Na prorrogação nenhuma equipe marcou, avançando para as penalidades, a qual brilhou a estrela do principal jogador do Cerro Largo Futsal no ano: Ronald Medeiros, o Black, fazendo com que o Cerro Largo ganhasse por 3–1 na disputa, classificando assim o Cerro Largo Futsal para a elite do futsal gaúcho, o Gauchão de Futsal Série A.

Na final, contra a equipe da AAGF, de Agudo, a partida de ida foi de empate de 1–1, porém o fator casa foi preponderante no jogo de volta: com ginásio lotado, o Cerro Largo Futsal mostrou o porquê de ainda estar invicto na competição: venceu com o placar preponderante de 5–2, sagrando-se campeão estadual de 2023.[10]

Em 2024, o Cerro Largo Futsal disputará, além de outras competições, o Gauchão de Futsal Série A, consagrando o projeto Cerro Largo Futsal 10 anos.

História em números: o histórico de jogos do Cerro Largo Futsal[editar | editar código-fonte]

Torcida[editar | editar código-fonte]

Os torcedores do Cerro Largo Futsal são denominados cerro-larguenses. O clube possui atualmente duas torcida organizadas, a Camisa 6, que, curiosamente, é mais antiga que o clube, originando dos tempos da ACLE (Associação Cerro Largo de Esportes), "antecessor" do Cerro Largo Futsal e a torcida organizada Leões Cerro-larguenses, protagonizada por ser uma torcida mirim.

Títulos[editar | editar código-fonte]

No que se refere à títulos, o clube têm 3 títulos oficiais, sob chancela da Liga Gaúcha de Futsal e outro não oficial, a Taça AMM, totalizando 4 títulos no futsal profissional.

ESTADUAIS
Competição Títulos Temporadas
Rio Grande do Sul Gauchão de Futsal Série B 1 2023
Rio Grande do Sul Taça Farroupilha 1 2022
Rio Grande do Sul Gauchão de Futsal Série C - Conferência Oeste 1 2019

INTERMUNICIPAIS

Competição Títulos Temporadas
Copa AMM 1 2015

TOTAL

Títulos
Total de títulos 4 3 estaduais e 1 intermunicipal

Campeão invicto

Estatísticas[editar | editar código-fonte]

Nas campanhas de destaque do profissional, nota-se a Supertaça Farroupilha de Futsal de 2023, a qual o Cerro Largo Futsal deixou para trás equipes tradicionais do estado, como ACBF e Passo Fundo Futsal, conhecendo a sua primeira derrota na competição apenas na final, contra o Guarani, de Frederico Westphalen, equipe que estava jogando em casa. Destaca-se também as campanhas na Liga Gaúcha de Futsal 3 de 2019 e na Taça Farroupilha de Futsal de 2023.

Já no que se refere ao Sub-20, vale destacar a campanha na Copa Sul Rio Grandense Nedel Sub-20, primeira competição que o Sub-20 do Cerro Largo Futsal disputou, e que serviu para medir forças contra equipes relevantes.

Campanhas de destaque[editar | editar código-fonte]

ESTADUAIS
Competição Campanha Temporadas
Rio Grande do Sul Supertaça Farroupilha Vice-campeão 2023
Rio Grande do Sul Taça Farroupilha Vice-campeão 2023
Rio Grande do Sul Gauchão de Futsal Série C Vice-campeão 2019
Rio Grande do Sul 3º lugar 2022
Rio Grande do Sul Gauchão de Futsal Série C - Conferência Oeste Vice-campeão 2022
Rio Grande do Sul Taça de Inverno - Conferência Oeste Vice-campeão 2022

INTERMUNICIPAIS

Competição Campanha Temporadas
Taça Carazinho de Futsal 3º lugar 2024
Copa Inovação de Futsal Vice-campeão 2016
Taça Pomar de Futsal Semifinal 2016

Partidas históricas[editar | editar código-fonte]

Participações[editar | editar código-fonte]

Participações em 2023
Chancela Competição Temporadas Melhor campanha Estreia Última P Aumento R Baixa
LGF Rio Grande do Sul Gauchão de Futsal Série A 1 À disputar 2024
Gauchão de Futsal Série B 1 Campeão (2023) 2023 1
Gauchão de Futsal Série C 2 Vice-campeão (2019) 2019 2022 2
Gauchão de Futsal Série C - Conferência Oeste 2 Campeão (2019) 2019 2022
Supertaça Farroupilha de Futsal 1 Vice-campeão (2023) 2023
Taça Farroupilha de Futsal 2 Campeão (2022) 2022 2023 1
Copa dos Pampas de Futsal 2 Quartas de final (2022 e 2023) 2022 2023
Taça de Inverno de Futsal - Conferência Oeste 1 Vice-campeão (2022) 2022
FGFS Campeonato Gaúcho de Futsal Série Bronze 3 Quartas de final (2017 e 2018) 2016 2018
Copa AMM 1 Campeão (2015) 2015
Copa Inovação de Futsal 1 Vice-campeão (2016) 2016
Taça Pomar de Futsal 1 Semifinal (2016) 2016
Taça Noroeste de Futsal 1 2ª fase (2016) 2016

Elenco atual[editar | editar código-fonte]

Última atualização: 5 de abril de 2024.

Legenda
  • Capitão: Capitão


Goleiros
Jogador
3 Brasil William Santos
20 Brasil Roberto
22 Brasil Ronald Black
Fixos
Jogador
5 Brasil Douglas Moraes
6 Brasil Silvinho
7 Brasil Rato
21 Brasil Thauan Capitão²
Alas
Jogador Pos.
4 Brasil Ceará A
8 Brasil Maurício A
10 Brasil Peixoto A
12 Brasil Fernandes A
13 Brasil Giorgi Lucas A
15 Brasil Daniel Feitosa A
17 Brasil Deivid Brazeiro A
27 Brasil Guto Nedel A
58 Brasil Deilton Oliveira A
Pivôs
Jogador
9 Brasil Guilherme
11 Brasil Rafinha Capitão
30 Brasil Yago
66 Brasil Isaac
Comissão técnica
Nome Pos.
Brasil Rodrigo Ferretti T
Brasil Gean Santos AS
Brasil Mateus Soares PF
Brasil Vinicius Martins PF
Brasil Márcio Vargas TG
Brasil Ivan Limberger MD
Brasil Rafael Locatelli FT
Brasil Jéssica Kupske Ebling MA
Brasil Zezinho MA
Brasil Gean Carlos Machado OU

Transferências[editar | editar código-fonte]

Evolução dos Elencos[editar | editar código-fonte]

Treinadores[editar | editar código-fonte]

  • Brasil Rio Grande do Sul Zezinho (2015)
  • Brasil Rio Grande do Sul Adão Vilanova (janeiro 2016)
  • Brasil Rio Grande do Sul Redêncio Welter (2016 — 2017)
  • Brasil Rio Grande do Sul Alexandre Ott (janeiro 2018 — agosto 2018)
  • Brasil Rio Grande do Sul Jorge Luckemayer (agosto 2018 — 2019)
  • Brasil Rio Grande do Sul Jeferson Beccon (2020)
  • Brasil Rio Grande do Sul Adão Vilanova (janeiro 2022 — maio 2022)
  • Brasil Paraná Igor Poffo (maio 2022 — dezembro 2022)
  • Brasil Rio de Janeiro Rodrigo Ferretti (2023 — atual)

Cronologia[editar | editar código-fonte]

Cronologia do Cerro Largo Futsal - Profissional Masculino

Direção[editar | editar código-fonte]

Após eleição em chapa única, a gestão 2023/2024 se reelegeu, com a seguinte diretoria[76]:

Nome Cargo
Fábio Hauschild Presidente
Alessandro Ferst Walter Vice-presidente
Rodrigo Neuberger 1º Tesoureiro
Jorge Schommer 2º Tesoureiro
João Wilchen Donel 1º Secretário
Bruno München Wenzel 2º Secretário
Hélio Krentkoski Conselho Deliberativo
Roger Bohn
Aldino Bohn
Leandro Schmatz
Valtair Inácio Zorzo
Gladimir de Menezes Genro Diretor de marketing
Alberto Frantz Júnior Assessor jurídico
Genaro Caetano Assessor de imprensa
Rodrigo Rambo Petri Conselho Fiscal (titulares)
Liniker Oliveira Scheuer
Raul Benny Mendes
Fernando Caye Conselho Fiscal (suplentes)
Roberto Jaeschke
Eduardo Garcia

Símbolos[editar | editar código-fonte]

Hino[editar | editar código-fonte]

Hino do Cerro Largo Futsal

Cerro Largo, é minha paixão!
Jamais vou desistir.
O meu time é valente,
hoje o leão vai rugir!

Associação Cerro-larguense de Futsal,
time de muita raça, tua força é sem igual.
Tu tens nas cores o brilho da paixão,
dos atletas gladiadores em ação!

Vai Cerro Largo, time de guerreiros.
Orra, orra, orra, o leão missioneiro!
Vai Cerro Largo, time de guerreiros.
Orra, orra, orra, o leão missioneiro!

Mascote[editar | editar código-fonte]

O Cerro Largo Futsal adotou o Leão como mascote desde sua fundação. Como alcunha, o time adere Leão Missioneiro.

Ginásio[editar | editar código-fonte]

O Cerro Largo Futsal manda seus jogos no Ginásio Municipal de Esportes Roque Reinaldo Nedel, localizado na Avenida 20 de Setembro, Bairro Floresta, Cerro Largo. Sua capacidade é de 3.200 lugares e tem a quadra nas medidas 36x19.[77] O Ginásio Roque Reinaldo Nedel também é o local de treino do profissional e do Sub-20. O Ginásio de Esportes da Universidade Federal da Fronteira Sul (localizado na Unidade do Seminário São José) é usado como local alternativo.

Menciona-se também o Ginásio Municipal de Esportes de Salvador das Missões, o qual foi usado nos primeiros anos do Cerro Largo Futsal, devido a reformas no Ginásio que manda seus jogos.

Uniforme[editar | editar código-fonte]

O Cerro Largo Futsal adota como cor predominante, para o uniforme principal, o azul - oriundo da bandeira da cidade de Cerro Largo e também das cores de seu patrocinador máster. Como cor secundária do uniforme principal, há alternância entre o branco e o amarelo, ambos presente no escudo do Cerro Largo Futsal. O segundo uniforme tem como cor principal o branco e detalhes em azul. Geralmente o uniforme principal de goleiros é vermelho, remetendo à cor secundária da bandeira de Cerro Largo.

Uniformes de 2024[editar | editar código-fonte]

Uniformes de jogadores de linha[editar | editar código-fonte]

  • Uniforme principal - Camisa, calção e meias azuis, com detalhes em amarelo;
  • Uniforme reserva - Camisa, calção e meias brancas, com detalhes em azul.
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
1º Uniforme
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
2º Uniforme

Uniformes de goleiros[editar | editar código-fonte]

Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
1º Uniforme
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
2º Uniforme

Uniformes de treino[editar | editar código-fonte]

Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Jogadores
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Goleiros
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
C. Técnica
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Pré-jogo

Evolução dos uniformes[editar | editar código-fonte]

Material esportivo e patrocinadores[editar | editar código-fonte]

A primeira fornecedora de materiais esportivos do Cerro Largo Futsal foi a inglesa Umbro, entre 2015 e 2016. Após, em dois períodos, a cerro-larguense Silvestre Uniformes forneceu o fardamento. Entre 2017 e 2018, a catarinense Spieler Sports e após, até os dias de hoje, quem fornece é a missioneira são-luisense Petten.

Destaca-se no patrocínio máster a Lojas Becker, empresa cerro-larguense que possui os naming rights do Cerro Largo Futsal desde 2017.

Fornecedor esportivo[editar | editar código-fonte]

Período Fornecedor Logo
2015 - 2016 Inglaterra Umbro
2016 Brasil Silvestre Uniformes
2017 - 2018 Brasil Spieler Sports
2019 Brasil Silvestre Uniformes
2020 - presente Brasil Petten

Patrocinadores principais[editar | editar código-fonte]

Período Patrocínio Logo
2015 Brasil Água Schin
2016 Brasil Fitz Tintas
2017 - presente Brasil Lojas Becker

Lista completa de patrocinadores[editar | editar código-fonte]

Sub-20 Masculino[editar | editar código-fonte]

Cerro Largo Futsal Sub-20
Nome Cerro Largo Futsal Sub-20 Masculino
Alcunhas Leão Missioneiro
Cerro
Torcedor(a)/Adepto(a) Cerro-larguense
Mascote Leão
Fundação 24 de janeiro de 2022 (2 anos)
Estádio Ginásio Roque Reinaldo Nedel
Capacidade 3,200 espectadores
Localização Cerro Largo, RS
Presidente Fábio Hauschild
Treinador(a) Márcio Vargas
Patrocinador(a) Lojas Becker
Sicredi
Taboão Sementes
Supermercados Jaeschke
Financeira Becker
Icatu Coopera
Fundição Borghetti
Cresol
mrJack.bet
Industrial KF
Supermercado São Roque
Material (d)esportivo Petten
Competição Gauchão de Futsal Sub-20
Website blog.cerrolargofutsal.com.br
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo

O projeto do Cerro Largo Futsal Sub-20 Masculino iniciou-se em 2022, sendo a primeira categoria de base do clube. Neste primeio ano, disputou a Copa Sul Riograndense de Futsal, competição da Liga Sul Riograndense de Futsal, terminando a competição na semifinal. Atualmente disputa as competições da Liga Gaúcha de Futsal.

No ano de 2023, disputou o primeiro Gauchão de Futsal da categoria, terminando entre as 8 melhores equipes do estado, sendo eliminado nas quartas de final pela equipe da ACBF. Na fase de grupos, enfrentou AEU; Lagoa, de Lagoa Vermelha; San Lorenzo, de Ibirubá; AFSJI, de São José do Inhacorá; e Real Itaqui, terminando em segundo lugar no grupo, com 16 pontos. Nas oitavas de final, enfrentou a equipe do Trianon Canguçu, classificando-se após 1 vitória e 1 derrota, para enfrentar a ACBF.

Títulos[editar | editar código-fonte]

INTERMUNICIPAIS
Competição Títulos Temporadas
Copa dos Campeões das Missões Sub-20 1 2023
TOTAL
Títulos
Total de títulos 1 1 intermunicipal

Campeão invicto

Estatísticas[editar | editar código-fonte]

Participações[editar | editar código-fonte]

Participações em 2023
Chancela Competição Temporadas Melhor campanha Estreia Última P Aumento R Baixa
LGF Rio Grande do Sul Gauchão de Futsal Sub-20 1 Quartas de final (2023) 2023
LSRDF Copa Sul Riograndense Sub-20 1 Semifinal (2022) 2022
Copa dos Campeões das Missões Sub-20 1 Campeão (2023) 2023

Campanhas de destaque[editar | editar código-fonte]

ESTADUAIS
Competição Campanha Temporadas
Rio Grande do Sul Copa Sul Riograndense Sub-20 Semifinal 2022

História em números: o histórico de jogos do Cerro Largo Futsal Sub-20[editar | editar código-fonte]

Elenco atual[editar | editar código-fonte]

Última atualização: 13 de fevereiro de 2024.

Legenda
  • Capitão: Capitão
  • Lesionado: Jogador lesionado


Goleiros
Jogador
4 Brasil Gabriel Caurio
20 Brasil Roberto
22 Brasil Lion
Brasil Gabriel Vargas
Brasil Darlei
Fixos
Jogador
6 Brasil Silvinho Capitão
31 Brasil Bernardo Pletsch
Brasil Alcindo Robert
Alas
Jogador Pos.
7 Brasil Cortes A
8 Brasil Maurício A
11 Brasil Henrique Rodrigues A
13 Brasil Henrique Kern A
17 Brasil Diogo Frantz A
20 Brasil Fernandes A
21 Brasil Guto Nedel A
99 Brasil Pablo Rodrigues A
Brasil Vitinho A
Brasil Oliveira A
Brasil Marlon Soares A
Brasil Diego Amarante A
Brasil Tolfo A
Pivôs
Jogador
9 Brasil Guilherme
12 Brasil Anderson Castilhos
30 Brasil Felipe Thiele
Comissão técnica
Nome Pos.
Brasil Márcio Vargas T
Brasil Zezinho AS
Brasil Vinicius Martins PF
Brasil Rodrigo Ferretti OU
Brasil Gean Carlos Machado OU

Evolução dos Elencos do Sub-20[editar | editar código-fonte]

Treinadores[editar | editar código-fonte]

  • Brasil Paraná Igor Poffo (2022)
  • Brasil Rio Grande do Sul Gean Carlos Machado (2023)
  • Brasil Rio Grande do Sul Márcio Vargas (2023)

Cronologia[editar | editar código-fonte]

Cronologia do Cerro Largo Futsal - Sub-20

Notas[editar | editar código-fonte]

  1. No segundo jogo da história do Cerro Largo Futsal versus Associação Esportiva da Região da Campanha (ASSERC), válido pela 15ª rodada do Gauchão de Futsal Série B 2023, que seria disputado no dia 23 de setembro de 2023, a equipe adversária não pôde se deslocar à São Pedro do Butiá (cidade a qual o jogo seria feito, devido a impossibilidade de mandar o jogo na cidade de Bagé), por via de temporais na cidade de Bagé nos dias 22 e 23 de setembro de 2023. A equipe do Cerro Largo Futsal cumpriu o regulamento, entrando em quadra e aguardando o período de 15 minutos para decretar o W.O., sob o placar de 1–0, devidamente listado no tópico "Histórico de jogos do profissional do Cerro Largo Futsal.
  2. No segundo jogo da história do Cerro Largo Futsal versus Esporte Clube Cruzeiro, válido pela 14ª rodada do Gauchão de Futsal Série B 2023, que seria disputado no dia 16 de setembro de 2023, a equipe adversária não pôde se deslocar à Cerro Largo, inviabilizando a disputa da partida e aplicando-se o placar de 1 x 0 ao Cerro Largo Futsal, devido ao W.O.. Ressalta-se que no meio da competição, a equipe do Cruzeiro mudou de nome, passando a competir com o nome de Sociedade Esportiva e Recreativa Alvorada (S.E.R. Alvorada), porém, o jogo foi acrescentado à tabela do tópico "Histórico de jogos do profissional do Cerro Largo Futsal" como disputado com o Cruzeiro, por se tratar da mesma competição.
  3. Primeira partida jogada pelo Cerro Largo Futsal.
  4. Partida que deu o primeiro título para o Cerro Largo Futsal.
  5. Estreia do Cerro Largo Futsal em estaduais.
  6. Primeira partida contra um clube de fora do estado do Rio Grande do Sul.
  7. Jogo de ida da final da Conferência Oeste do Gauchão de Futsal Série C de 2019.
  8. Jogo de volta da final da Conferência Oeste do Gauchão de Futsal Série C de 2019. Após vitória no tempo normal e na prorrogação, o Cerro Largo Futsal garantiu o título inédito da Conferência Oeste da Série C e o acesso para o Gauchão Série B de 2020 (que, após, não acabou disputando, devido à Covid-19).
  9. Jogo de ida da final do Gauchão Série C de 2019.
  10. Jogo de volta da final do Gauchão Série C de 2019. Após derrota no tempo normal e na prorrogação, o Cerro Largo Futsal cedeu o título ao XV de Novembro e ficou com o vice-campeonato gaúcho da Série C.
  11. Jogo de ida da final da Taça Farroupilha Noroeste de 2022.
  12. Jogo de volta da final da Taça Farroupilha Noroeste de 2022. Após primeiro tempo acirrado (terminando em 2–1 para a Uruguaianense), Cerro Largo empatou no início do segundo tempo, porém, com um a menos, levou o terceiro gol logo após. Restando 3 minutos e 24 segundos o Cerro Largo empatou (3–3), exigindo o goleiro-linha da AEU, que foi efetivo: gol marcado restando 2 minutos e 32 segundos. Porém, restando apenas 1 minuto e 29 segundos, o jovem ala João Ferrari marcou o gol de empate, concretizando o título inédito da Taça Farroupilha de Futsal ao Cerro Largo Futsal, e concedendo a vaga à Supertaça Farroupilha de Futsal.
  13. Jogo de ida do duelo de acesso (disputa pela terceira vaga do acesso, equivalente ao terceiro lugar) do Gauchão Série C ao Gauchão Série B.
  14. Jogo de volta do duelo de acesso (disputa pela terceira vaga do acesso, equivalente ao terceiro lugar) do Gauchão Série C ao Gauchão Série B. Após duas vitórias, o Cerro Largo Futsal garantiu a vaga ao Gauchão de Futsal Série B de 2023.
  15. Semifinal da Supertaça Farroupilha de 2023. Após classificação de forma invicta na fase de grupos, vencendo Horizontina Futsal, ACBF e Peñarol de Guaíba, avançou de forma inédita à final da competição, após vencer por 4–2 a equipe do Passo Fundo Futsal.
  16. Final da Supertaça Farroupilha de 2023. Cerro Largo Futsal perdeu para o clube da cidade-sede e ficou com o vice-campeonato da Supertaça Farroupilha de Futsal.
  17. 100ª vitória da história do Cerro Largo Futsal. Partida válida pelas oitavas de final da Copa dos Pampas de 2023, alavancou a classificação do Cerro Largo às quartas de final da competição.
  18. Jogo de ida da semifinal do Gauchão Série B de 2023.
  19. Jogo de volta da semifinal do Gauchão Série B de 2023. Após perder o jogo de ida, o Cerro Largo Futsal venceu no tempo normal do jogo de volta, segurou o placar na prorrogação e venceu a disputa de pênaltis, garantindo a vaga na final do Gauchão Série B de 2023 e o acesso à elite do futsal gaúcho.[11]
  20. Jogo de ida da final do Gauchão Série B de 2023.
  21. Jogo de volta da final do Gauchão Série B de 2023. Com jogo consistente, o Cerro Largo Futsal venceu o jogo de volta, sagrando-se campeão gaúcho da Série B.[12]
  22. No segundo jogo da história do Cerro Largo Futsal Sub-20 versus Associação Atlética e Cultural Trianon Canguçu, válido pelas Oitavas de Final do Gauchão Sub-20 de 2023, disputado no Ginásio Municipal de Esportes Roque Reinaldo Nedel, no dia 10 de Setembro de 2023, a equipe do Trianon Canguçu abandonou o jogo no segundo tempo da prorrogação, restando 4 minutos e 7 segundos de jogo, alegando suposta falta de segurança. O jogo foi listado normalmente no tópico "Histórico de jogos do Sub-20", seguindo a diretriz de considerar somente o resultado do tempo normal (considerando o fato de que o resultado do jogo reinicia na prorrogação, e que teria que considerar "dois jogos" em apenas uma partida disputada), que havia sido encerrado normalmente. Após julgamento do TJD RS, a equipe do Trianon Canguçu foi eliminada da competição, por abandono de quadra.[78]

Referências

  1. «Equipe de Cerro Largo disputou a Segundona de 1987.». Súmulas Tchê. 11 de agosto de 2021 
  2. «Equipe de Cerro Largo disputou a Segundona de 1991.». Súmulas Tchê. 11 de abril de 2014 
  3. «Relatório de registros do Aurora Futebol Clube». Consultado em 21 de dezembro de 2023 
  4. «ASSERMUCLO disputou a Série Bronze de 1999.». Times do RS. 11 de setembro de 2020 
  5. «ASSERMUCLO disputou a Série Bronze de 2000.». Times do RS. 19 de maio de 2019 
  6. «Cerro Largo conquista vitória heroica e garante o título da Conferência Oeste.». Rádio São Luiz. 14 de outubro de 2019 
  7. «Com duas derrotas, Cerro fica com o vice-campeonato da Liga 3.». Rádio São Luiz. 28 de outubro de 2019 
  8. a b «Cerro Largo faz história e é campeão da Taça Farroupilha/Região Noroeste.». Portal das Missões. 25 de maio de 2022 
  9. a b «Apoiado pela torcida, Guarani-FW vence a Supertaça Farroupilha sobre o Cerro Largo.». GZH. 19 de março de 2023 
  10. a b «Com festa da torcida, Cerro Largo comemora título na Segundona de futsal.». GZH. 3 de dezembro de 2023 
  11. «O acesso à Série A: em decisão nos pênaltis, Cerro Largo conquista seu lugar na elita». Associação Cerro-larguense de Futsal. Consultado em 13 de janeiro de 2024 
  12. «Cerro Largo Futsal/Lojas Becker conquista o título inédito do Gauchão Série B». Associação Cerro-larguense de Futsal. Consultado em 13 de janeiro de 2023 
  13. a b «Cerro Largo Futsal anuncia pivô e goleiro». Portal LH Franqui. 23 de dezembro de 2023 
  14. «Cerro confirma contratação de Daniel Feitosa; ala, que já jogou pela Seleção Brasileira, reforça o Leão Missioneiro para 2024.». Portal LH Franqui. 30 de dezembro de 2023. Consultado em 30 de dezembro de 2023 
  15. «Fixo Douglas é mais um reforço de Série A para o Cerro». Associação Cerro-larguense de Futsal. 28 de dezembro de 2023. Consultado em 29 de dezembro de 2023 
  16. «Isaac é o novo reforço do Cerro Largo Futsal». Portal LH Franqui. 26 de dezembro de 2023 
  17. «Cerro anuncia mais um reforço para 2024; jogador de 18 anos vem para atuar nas equipes principal e sub-20.». Portal LH Franqui. 27 de dezembro de 2023 
  18. «Vice-campeão gaúcho Sub-20, goleiro William vem do Parobé para reforçar o cerro». Associação Cerro-larguense de Futsal. 4 de janeiro de 2024. Consultado em 4 de janeiro de 2024 
  19. «Fixo Rato é novo reforço do Cerro Largo Futsal; o goiano Antônio Carlos Mitidiere estava jogando no Marreco Futsal.». Portal LH Franqui. 2 de janeiro de 2024. Consultado em 2 de janeiro de 2024 
  20. «Alisson Matheus é novo reforço do Cerro; Ala de 20 anos vem da Assoeva, de Venâncio Aires.». Portal LH Franqui. 23 de janeiro de 2024. Consultado em 29 de janeiro de 2024 
  21. «Futsalmercato, rinforzo tra i pali per il Modena Cavezzo: il benvenuto a Pardal» (em italiano). Futsal News 24. 21 de dezembro de 2023. Consultado em 29 de dezembro de 2023 
  22. «Chapecoense Futsal anuncia mais um reforço: Gabriel Dybala». ClicRDC. 3 de fevereiro de 2024. Consultado em 4 de fevereiro de 2024 
  23. «Esporte Clube Traipu apresenta elenco para a temporada 2024». traipu.al.gov.br. Prefeitura Municipal de Traipu. 16 de janeiro de 2024. Consultado em 24 de janeiro de 2024 
  24. «Chapecoense Futsal apresenta caras novas para a temporada». chapeco.sc.gov.br. Prefeitura de Chapecó. 11 de janeiro de 2024. Consultado em 24 de janeiro de 2024 
  25. «Rodrigo Brazeiro é o primeiro reforço do Cerro Largo para 2023.». X1 Futsal. 2 de janeiro de 2023 
  26. «Experiente fixo/ala Rogério Moreira é reforço do Cerro Largo.». X1 Futsal. 6 de janeiro de 2023 
  27. «Gabriel "Dybala" é o novo reforço do Cerro Largo.». X1 Futsal. 9 de janeiro de 2023 
  28. «Pivô Jakson vem do Marechal para sua primeira temporada no Cerro Largo.». X1 Futsal. 10 de janeiro de 2023 
  29. «Com extenso currículo, pivô Rafinha é do Cerro Largo.». X1 Futsal. 12 de janeiro de 2023 
  30. «Goleiro Guilherme Silva confirmado no elenco do Cerro Largo Futsal.». X1 Futsal. 13 de janeiro de 2023 
  31. «Giorgi Lucas reforça o Cerro Largo.». X1 Futsal. 16 de janeiro de 2023 
  32. «Ala Denílson Nunes é reforço do Cerro Largo Futsal.». X1 Futsal. 18 de janeiro de 2023 
  33. «Cerro Largo fecha elenco 2023 com o ala Jean Pierre.». X1 Futsal. 31 de janeiro de 2023 
  34. «Goleiro Borga é a nova contratação do Cerro Largo Futsal.». X1 Futsal. 16 de fevereiro de 2023 
  35. «Cerro Largo Futsal recebe reforço de Pardal para a temporada». Portal das Missões. 24 de abril de 2023 
  36. «Cerro Largo Futsal anuncia novo pivô para a temporada.». Portal LH Franqui. 23 de maio de 2023 
  37. «Leão Missioneiro anuncia novo reforço.». Portal LH Franqui. 5 de junho de 2023 
  38. «Gui Falcão é atleta do Cerro Largo Futsal.». X1 Futsal. 2 de setembro de 2023 
  39. «Cerro Largo Futsal anuncia contratação de goleiro uruguaio.». Rádio Missioneira. 21 de junho de 2023 
  40. a b «Gustavinho e Silas deixam o Cerro Largo.». Rádio Progresso. 10 de março de 2023 
  41. a b «Novos reforços já treinam no Cerro Largo Futsal; Ala/pivô Timóteo e o ala Gui Santos são paulistas e ambos têm 23 anos.». Portal LH Franqui. 10 de agosto de 2022 
  42. «Goleiro campeão da Série B reforça o Cerro Largo». Portal LH Franqui. 31 de março de 2022 
  43. «Cerro Largo acerta com o ala João Ferrari.». X1 Futsal. 10 de março de 2022 
  44. «Cerro Largo anuncia o ala Deivid Brazeiro». X1 Futsal. 2 de fevereiro de 2022 
  45. «Léo Peixoto é mais um reforço do Cerro Largo para 2022.». X1 Futsal. 27 de janeiro de 2022 
  46. «Fixo Thauan reforça o elenco do Cerro Largo.». X1 Futsal. 21 de janeiro de 2022 
  47. «Cerro Largo Futsal garante retorno do artilheiro Yago.». X1 Futsal. 18 de janeiro de 2022 
  48. «Catarinense Andrey é mais uma novidade do Cerro Largo Futsal.». X1 Futsal. 17 de janeiro de 2022 
  49. a b c «Cerro Largo segue anunciando contratações.». X1 Futsal. 13 de janeiro de 2022 
  50. «Airton retorna ao Cerro Largo Futsal». Portal LH Franqui. 6 de janeiro de 2022 
  51. «Goleiro Beccon é o novo reforço do Cerro Largo Futsal». Rádio Missioneira. 16 de dezembro de 2019. Consultado em 30 de dezembro de 2023 
  52. «Osvaldo Pimenta é o novo reforço do Cerro Largo Futsal». Associação Cerro-larguense de Futsal. Consultado em 30 de dezembro de 2023 
  53. «Fixo Airton reforça o Cerro Largo em 2020». Associação Cerro-larguense de Futsal. Consultado em 30 de dezembro de 2023 
  54. «Com passagem pela AGSL, Pivô Douglas Jesus é reforço do Cerro Largo Futsal». Rádio Missioneira. 15 de janeiro de 2020. Consultado em 30 de dezembro de 2023 
  55. «Matheus Neto é o novo reforço do Cerro Largo Futsal». Associação Cerro-larguense de Futsal. Consultado em 30 de dezembro de 2023 
  56. «Pivô Silas retorna ao Cerro Largo Futsal». Associação Cerro-larguense de Futsal. Consultado em 30 de dezembro de 2023 
  57. «Cerro Largo Futsal anuncia pivô Maurício como reforço». Associação Cerro-larguense de Futsal. Consultado em 30 de dezembro de 2023 
  58. «Ala Maikinho jogará pelo Cerro Largo Futsal em 2019». Associação Cerro-larguense de Futsal. Consultado em 30 de dezembro de 2023 
  59. «Cerro Largo Futsal acerta com o fixo Juliano». Associação Cerro-larguense de Futsal. Consultado em 30 de dezembro de 2023 
  60. «Fixo Rômulo vem da elite do futsal gaúcho para reforçar o Cerro Largo». Associação Cerro-larguense de Futsal. Consultado em 30 de dezembro de 2023 
  61. «Cerro Largo anuncia ala Nathan Freitas». Associação Cerro-larguense de Futsal. Consultado em 30 de dezembro de 2023 
  62. «William Bigode é o novo reforço do Cerro Largo Futsal». Associação Cerro-larguense de Futsal. Consultado em 30 de dezembro de 2023 
  63. «Autor do "gol de ouro" em 2007, Diógenes está de volta à Cerro Largo». Associação Cerro-larguense de Futsal. Consultado em 30 de dezembro de 2023 
  64. «Novo reforço, Marquinhos vê Cerro Largo com grupo competitivo». Associação Cerro-larguense de Futsal. Consultado em 30 de dezembro de 2023 
  65. «Pivô Kelvin vai buscar no Cerro Largo o mesmo sucesso que teve na ABELC». Associação Cerro-larguense de Futsal. Consultado em 30 de dezembro de 2023 
  66. «A um empate do título estadual da Liga Gaúcha 3.». Portal LH Franqui. 26 de outubro de 2019 
  67. «XV de Novembro é campeão da Liga Gaúcha 3, sobre o Cerro Largo.». Tua Rádio. 26 de outubro de 2019 
  68. «Tabela da Copa dos Pampas de 2022». Liga Gaúcha de Futsal. Consultado em 22 de dezembro de 2023 
  69. «Tabela da Taça de Inverno da Série C de 2022». Liga Gaúcha de Futsal. Consultado em 22 de dezembro de 2023 
  70. «AAGF de Agudo é campeã do Gaúcho de futsal da Série C; Cerro Largo venceu o "duelo de acesso" e garantiu a vaga na Série B em 2023.». GZH. 11 de dezembro de 2022 
  71. «Cerro Largo Futsal perde decisão e é vice-campeão.». Portal LH Franqui. 23 de maio de 2023 
  72. «Goleiro uruguaio reforça o Cerro Largo Futsal. Lucas Ignácio Rodríguez Carballo estava atuando no Peñarol.». Portal LH Franqui. 21 de junho de 2023 
  73. «Guarani Futsal vence o Cerro Largo e avança à semifinal da Copa dos Pampas.». GZH. 26 de setembro de 2023 
  74. «Cerro Largo Futsal é campeão estadual.». Portal LH Franqui. 3 de dezembro de 2023 
  75. «Cerro Largo Futsal garante acesso ao Gauchão de Futsal». GZH. 19 de novembro de 2023 
  76. «Fábio Hauschild reeleito no Cerro Largo Futsal». Portal LH Franqui. 20 de dezembro de 2022 
  77. «Ginásio Roque Nedel passa por reforma; Toca do Leão está sendo adequada para a disputa do Gauchão Série A.». Portal LH Franqui. 31 de janeiro de 2024. Consultado em 31 de janeiro de 2024 
  78. «Sub 20: Cerro Largo x Trianon foi julgado. Adversário perdeu os pontos e Leão Missioneiro avançou às quartas de final.». Portal LH Franqui. 27 de setembro de 2023 
  79. «Tabela do Gauchão de Futsal Sub-20 de 2023». Liga Gaúcha de Futsal. Consultado em 22 de dezembro de 2023