Cesarão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Cesarão é o nome popular de um conjunto habitacional estadual, que teve seu inicio de construção em meados de 1979-1980, localizado no bairro carioca de Santa Cruz, zona oeste da cidade do Rio de Janeiro.

O mesmo tem por nome oficial "conjunto residencial Doutor Otacílio de Carvalho Camará". Foi construído pela Companhia Estadual de Habitação do Rio de Janeiro - CEHAB. O conjunto passou a chamar-se popularmente de “Cesarão”, como uma analogia a grande construção a beira da Avenida Cesário de Melo.

Antigos moradores contam que a área onde nasceu o conjunto era uma imensa chácara com plantações de laranjas. Com o passar dos anos esta área foi abandonada por seus antigos donos. Após adquiris a propriedade o governo estadual construíu 5.667 casas. Hoje, esse número dobrou, pois em quase todas as casas foram construídas outras nos fundos, para cima; enfim, de vários modos, visando atender o crescimento das famílias locais. As primeiras construções foram no início do ano de 1979. No ano de 1980, foram entregue as chaves para as famílias, e no mês de maio de 1981 foi inaugurado o conjunto pelo governador Chagas Freitas. As casas tinham padrões diferentes: embrião (sala, cozinha e banheiro) para funcionário de baixa renda; casa (quarto, cozinha, sala e banheiro) e apartamento duplex (2 quartos, sala, cozinha e banheiro) para funcionários de média renda. Devido ao tamanho da área, o Conjunto foi dividido por setores, 1, 2 e 3. O primeiro setor fica por trás da Paróquia Nossa Senhora da Glória, começa na Rua 43 e vai até a Av. Marginal; o segundo setor começa na Av. Marginal 2 e vai até o Canal 1; o terceiro setor começa no canal 2 e vai até a entrada da Vila Paciência (Comunidade do Aço). Os moradores vieram de diversos lugares do Rio de Janeiro, cada um trazendo sua cultura e seu jeito de ser. Hoje o Cesarão tem cerca de 80.000 habitantes.

Está localizado à margem da avenida Cesário de Melo e da estrada da Pedra, representando um fácil acesso rodoviário aos bairros de Santa Cruz, Campo Grande, centro e Barra da Tijuca. Possui um posto policial e um posto de saúde 24 horas do governo do estado em suas dependências.


Referências[editar | editar código-fonte]

"Conjunto Cesarão celebrará seus 31 anos, juntamente com os 445 anos de Santa Cruz e o Dia das Mães, com uma grande Festa". Blog Santa Cruz é Tudo de Bom, visitado em 30 de janeiro de 2013.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Rio de Janeiro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.