Chá de hibisco

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde outubro de 2013). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Um copo de Água de Jamaica

O chá de hibisco, especialmente o que é feito com as flores do Hibiscus sabdariffa, conhecido como vinagreira no Brasil, e como “sorrel” ou “roselle”, ou ainda “karkade” em Egipcio, é uma bebida conhecida em todo o mundo.

Na África ocidental, o “jus de bissap” é popular em todos os países e vendido como refresco nas ruas. É baseado num chá de flores de hibisco, hortelã, baunilha e sumo de laranja ou doutros frutos e servido com gelo

; é por vezes considerado a “bebida nacional do Senegal”. [1] Já no Brasil, o Hibisco costuma ser preparado com canela, cavalinha ou limão.

Na Itália, o chá, conhecido como "carcade" ou "chá italiano" é geralmente bebido frio e açucarado. Muitas vezes, com suco de limão espremido na hora. Introduzido enquanto a Eritreia foi uma colônia italiana (1860-1941), uma vez que seu uso era muito mais difundido. Mussolini promoveu o hábito de beber chá em vez de "arcade inglese", após as penalidades para a guerra na Etiópia que atingiu a Itália.

Benefícios do chá de hibisco[editar | editar código-fonte]

Diversos benefícios são disponibilizados pelo chá de hibisco, como já citado acima, dentre eles encontram-se:

  • Emagrecimento: Os efeitos termogênicos permitem que os consumidores de chá de hibisco comprovem a perda de peso devido ao metabolismo mais acelerado, reduzindo a glicemia e dificultando que novas células de gordura formem-se, bloqueando enzimas que participam da síntese de ácidos graxos.
  • Redução do colesterol: Minimiza a concentração de lipoproteínas de baixa densidade no sangue, elevando os níveis de colesterol bom (HDL) e reduzindo o colesterol maléfico à saúde (LDL).
  • Efeito diurético: Promove o controle do sódio no organismo e elimina o potássio por meio da urina, livrando-se do excesso de líquidos e colaborando para minimizar o inchaço.

Há outros benefícios que são disponibilizados pelo chá de hibisco, assim como: auxílio na prevenção de diabetes, controle de pressão arterial, regularização do intestino, prevenção de câncer, melhora na digestão, fortalecimento do sistema imunológico, além de ser um potente antioxidante.

Referências

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]

1. Benefícios do Hibisco

2. Blog com mais informações sobre hibisco e seus benefícios.

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Chá de hibisco

3. Chá de Hibisco e seus Benefícios

4. Chá de Hibisco

5. Chá de Hibisco como preparar e os seus beneficios para a saúde