Chócue (distrito)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Chókwè (distrito))
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Chócue.
Localização do distrito de Chócue em Moçambique

O distrito de Chócue[1] ou Chókwè está situado na província de Gaza, em Moçambique. A sua sede é a cidade do Chócue. Tem limites geográficos, a norte com o distrito de Mabalane, a norte e nordeste com o distrito de Guijá, a leste com o distrito do Chibuto, a sul com os distritos de Limpopo e Bilene e a oeste é limitado pelo distrito de Magude da província de Maputo.

O distrito de Chócue tem uma superfície de 1 864 km² e uma população recenseada em 2007 de 186 597 habitantes,[2] tendo como resultado uma densidade populacional de 100,1 habitantes/km², e correspondendo a um aumento de 59,5% em relação aos 116 986 habitantes registados no censo de 1997.

Divisão Administrativa[editar | editar código-fonte]

O distrito está dividido em quatro postos administrativos: (Chócue, Lionde, Macarretane e Xilembene) compostos pelas seguintes localidades:

De notar que em 1998 a cidade do Chócue, até então uma divisão administrativa a nível de posto administrativo, foi elevada à categoria de município.

Referências

  1. Paulo, Correia; Mendes, Jorge Madeira (Outono de 2017). «Notas sobre povos, línguas, topónimos e ortografia de Moçambique» (PDF). Bruxelas: a folha — Boletim da língua portuguesa nas instituições europeias. p. 33. ISSN 1830-7809. Consultado em 15 de setembro de 2020 
  2. Quadros do 3° Censo Geral da População e Habitação 2007

Ligações externas[editar | editar código-fonte]