Chafariz do Largo Comendador Pamplona

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Chafariz do largo Comendador Pamplona, Porto Martins.

O chafariz do Largo Comendador Pamplona localiza-se sobre o muro sudeste do largo Comendador Pamplona, na freguesia do Porto Martins, concelho da Praia da Vitória, na ilha Terceira, nos Açores.

História[editar | editar código-fonte]

Erguido em 1905, encontra-se relacionado no "Inventário do Património Histórico e Religioso" para o "Plano Director Municipal da Praia da Vitória".

Características[editar | editar código-fonte]

É composto por um corpo de formato retangular em posição vertical, encimado por uma cornija. Este, por sua vez, é composto por uma moldura externa em cantaria, preenchida de alvenaria de pedra rebocada e pintada a cal da parte da frente.

Ainda na parte dianteira, junto ao chão, encontra-se um tanque destinado a bebedouro, também em cantaria. Do lado de trás, escondido pelo muro, possui um tanque de lavar roupa esculpido num único bloco de pedra.

O alçado frontal do chafariz inclui uma bica inscrita num pequeno florão, por onde a água corre continuamente, e uma lápide em mármore, também de forma rectangular, onde se lê:

"Oferecido ao povo do lugar pelo Visconde de Porto Martim. Autorizado pela Junta Geral. Outubro de 1905"

O touril vizinho a este chafariz consiste num recinto murado, de forma rectangular, bastante alongado e com uma única porta de acesso, que servia, durante as festividades (touradas), de curral para guardar o gado.

Encontra-se construído a uma cota inferior à da estrada e é dividido em três parcelas. Foi edificado em alvenaria de pedra seca e rematado com pedras argamassadas.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Inventário do Património Histórico e Religioso para o Plano Director Municipal da Praia da Vitória.
  • MOTA, Valdemar. O Visconde de Porto Martim - Um Benemérito Açoriano no Brasil. Angra do Heroísmo: Instituto Açoriano de Cultura, 1978.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]