Chalana

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Chalana (desambiguação).

Chalana é uma espécie de grande embarcação com fundo plano. Ao contrário das gaiolas, que não têm divisões internas, as chalanas têm cabinas para os passageiros.

É o principal meio de transporte nas regiões mais remotas do Pantanal, por ser uma embarcação de grande porte. Usada também para a navegação nos rios pantaneiros entre Brasil e Bolívia, principalmente no rio Paraguai.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

A palavra teria origem nórdica adotada por Portugal e daí chegou ao Brasil. A palavra “chalana” vem do espanhol chalana, que vem do francês chaland, que vem do grego transliterado khelándion, "barco de fundo chato".[1] Manteve esse significado ao longo de todo esse tempo.

Cultura popular[editar | editar código-fonte]

No Brasil, as chalanas ficaram famosas com a música Chalana, de Mario Zan e Arlindo Pinto, interpretada por Sérgio Reis e Almir Sater.

Em 2017 o Trio Parada Dura gravaram seu DVD a bordo de uma chalana com famosos e convidados em Capitólio em Minas Gerais.

Como nome próprio, pode ter passado a ser usado na Península Ibérica a partir de atividades de um iniciador de família, seja no transporte fluvial, seja na construção dessas embarcações.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre tópicos navais é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.