Chaotic (desenho animado)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa (desde maio de 2017). Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo.
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde março de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Chaotic
Chaotic (PT/BR)
Informação geral
Formato Série de desenho animado
Duração Aprox. 19 min.
Criador(es) Martin Rauff
País de origem  Estados Unidos
 Canadá
Idioma original Inglês
Produção
Produtor(es) Norman J. Grossfeld
Michael Haigney
Tema de abertura Instrumental
Tema de encerramento Instrumental
Exibição
Emissora de televisão original Estados Unidos 4Kids TV
Estados Unidos Cartoon Network Canadá Teletoon
Brasil Disney XD
Brasil RedeTV!
Portugal SIC
Portugal SIC K
Portugal Panda Biggs
Transmissão original 7 de Outubro de 200613 de Março de 2010
N.º de temporadas 3
N.º de episódios 79 (lista de episódios)

Chaotic é um série de animação americana-canadense (canadiana em Portugal) criada por Martin Rauff, animada pela Bardel Entertainment e co-produzida pela 4Kids Entertainment (a mesma de Yu-Gi-Oh! e Pokémon).

A série é claramente baseada em um jogo de cartas dinamarquês de mesmo nome e grande parte do enredo é baseado na história original do jogo de cartas. A primeira temporada da série foi animada em flash enquanto que suas temporadas posteriores foram feitas em animação tradicional. O desenho conta as aventuras de Tom e seus amigos que são jogadores de um jogo de cartas e online focado na entre várias tribos de criaturas, bem como sua capacidade para viajarem para o mundo de Chaotic onde podem duelar com outros jogadores se transformando nas criaturas e também interagir com elas.

No Brasil a série foi exibida primeiramente pela Jetix[1] e posteriormente no Disney XD em canal fechado e na TV aberta pela RedeTV! através do TV Kids porém apenas as duas primeiras temporadas foram exibidas no Brasil sendo que a terceira permanece inédita assim como em outros países.

Enredo[editar | editar código-fonte]

1ª temporada[editar | editar código-fonte]

A primeira temporada começa apresentando Tom e Kaz como dois grandes amigos que curtem o jogo de cartas e online Chaotic. Quando Tom recebe um código para seu scanner através do jogo online Kaz o aconselha a usá-lo mesmo Tom ignorando a princípio. Ao entrar no jogo ele tem sua primeira batalha contra um jogador usando uma Takinom e no final sai vitorioso com sua carta do Maxxor. Depois disso ele conhece um jogador chamado Klay que o engana o fazendo ir parar em Perim onde ele conhece Sarah com quem faz amizade e descobre que as criaturas do jogo são reais. Posteriormente Tom entra em uma batalha contra Peyton e se torna amigo dele depois disso.

No decorrer da temporada vários eventos importantes acontecem como a introdução de Krystella que se torna uma rival para Tom e seus amigos e aliada de Klay, Tom perdendo sua carta do Maxxor numa missão de ajudar um jogador perdido, a luta pelo mapa da Chotica, a introdução de Van Bloot o servo traíra de Chaor, bem como a primeira batalha de Tom contra um CodeMaster. Em uma parte da história Tom consegue fazer um novo scan do Maxxor, mas descobre que ele foi amaldiçoado por Van Bloot para perder sua coragem, porém Tom consegue ajudá-lo a sair desse feitiço. Posteriormente Tom entra em uma batalha contra o CodeMaster Crellan e consegue derrotá-lo ganhando um scan do Abismo Prexxor. Tom vai até o abismo, porém descobre que o local estava correndo perigo com um monstro que estava destruindo as criaturas. No último episódio Kaz entra em uma batalha contra Tom que está agindo de uma maneira estranha. Tom é acusado de trapaça e com isso Tom desfaz sua amizade com Kaz fugindo para Perim.

2ª temporada - A Invasão M'arrilian[editar | editar código-fonte]

A temporada começa terminando o ocorrido no episódio anterior. É revelado que Tom e Kaz estavam armando um plano juntos dos CodeMasters para encontrarem e banirem um grupo de jogadores que estavam destruindo locais em Perim. Os episódios continuam normais, com algumas coisas relevantes acontecendo como Raznus se tornando um Danian ou Chaor invadindo o Outro Mundo, até a metade da temporada.

Um aparente antigo soldado do Submundo chamado Phelphor é encontrado congelado e é levado para Chaor. Ele revela da existência dos M'arrilians, uma tribo perdida que estava aprisionada nas Portas das Minas Profundas e cria um plano junto de Lorde Van Bloot para libertá-los. No fim Phelphor sai vitorioso conseguindo manipular os guardiões fazendo-os abrir as portas libertando assim os M'arrilians. Em um episódio Tom retorna ao Abismo Prexxor após descobrir um antídoto para destruir o monstro e junto de Smildon o derrotam. No decorrer dos episódios a luta das tribos de Perim contra os M'arrilians vai ficando mais intensa quando eles passam a poluir os rios e manipular criaturas, principalmente do Submundo. Maxxor não vendo outra escolha forma uma aliança de sua tribo com os Danians e o Mipedians.

Ao fim as quatro tribos unem forças para derrotar os M'arrilians. É revelado que eles pretendiam derreter as geleiras para transformarem toda Perim num grande oceano, porém Tangath Toborn e sua equipe conseguem impedir isso. Maxxor junto de Chaor unem forças para derrotarem o líder M'arrilian Aa'une o fazendo ir para o Lago Blakeer sem saberem que esse lugar aumentaria sua força. Aa'une se transforma em um monstro gigante e toma posse de todas as criaturas na Cidade Kiru. Ele tenta destruir Maxxor e Chaor, mas é surpreendido pelo verdadeiro Maxxor revelando que o outro era Iparu. Com isso Aa'une tenta alcançar outra forma, porém é derrotado ao ser derrubado pelos três no lago fazendo assim todos os M'arrilians recuarem.

3ª temporada - Segredos da Cidade Perdida[editar | editar código-fonte]

Universo Chaotic[editar | editar código-fonte]

O universo de Chaotic é uma realidade virtual que coexiste com o mundo real. Quando os jogadores estão em Chaotic/Perim, eles existem simultaneamente no mundo real. Quando um jogador deixa Chaotic, ele se torna uma pessoa só novamente e a versão da mundo real do jogador ganha as memórias de qualquer coisa que eles experimentaram no mundo Chaotic/Perim.

Jogadores de Chaotic podem se teletransportar para Perim e digitalizar as localizações, criaturas e itens com seus scanners, podendo então usá-los em seu jogo. Existem quatro tribos em Perim: Outro Mundo, Sub-Mundo, Mipedians e Danians. Duas dessas tribos, o Outro Mundo e o Sub-Mundo, estão em guerra por um grande poder chamado Cothica (pronucia Cótica). Apesar dos nomes, não há nenhuma tribo definitiva do bem ou mal já que ambos têm diferentes histórias e interpretações de como a guerra começou com cada tribo vendo o outro como sendo o mal. O Danians e Mipedians desde então juntaram-se à guerra transformando-o em um conflito de quatro vias sobre o Cothica. Diz-se que o Mipedians eram unidos com o Outro-Mundanos e os Danians com os Sub-Mundanos, mas é desconhecido porque eles se separaram.

Tanto Chaotic como Perim são constituídos por um código misterioso chamado de "Código Chaotic". O código é conhecido pela constante mudança de forma aleatória, percebida como "caótica" (daí o nome do jogo, chaotic quer dizer "caótico" em inglês). Em Perim, ele contém as informações para todas as criaturas, armas, ataques, Mugic (um cruzamento entre a música e magia), e localizações. A Cothica mencionada acima é a fonte de todos os códigos em Perim. O BattleDromes, os transportadores e os Scanners podem analisar e/ou modificar este código para os jogos o transporte ou a criação de cartões virtuais.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Jogadores de Chaotic[editar | editar código-fonte]

São os principais personagens da série. Sempre que alguém na Terra adquire bons pontos no jogo online, ela ganha uma senha para se teletransportar com seu Scanner para a dimensão de Chaotic, onde batalhará contra outros jogadores, adquirindo novas cartas para seu baralho. Entre os jogadores estão:

  • Tom – O protagonista da série. Um jogador do Outro Mundo e grande amigo de Kaz. Aventureiro e corajoso, Tom adora explorar Perim em busca de novas criaturas e encarar desafios em Chaotic. Ele é um jogador honesto e bondoso que sempre ajuda seus amigos em seus problemas sejam eles pessoas ou criaturas. Sua carta principal é o Maxxor, líder do Outro Mundo e seu melhor amigo em Perim. Seu nome no Chaotic é "MajorTom".
  • Kaz – Melhor amigo de Tom. Um jogador do Submundo bastante esperto e cuidadoso que sempre planeja suas batalhas e aventuras em Chaotic. Kaz apesar de ser um jogador do Submundo não é trapaceiro e nem injusto, pois sempre ajuda seus amigos assim como Tom. Sua carta principal é Chaor, líder do Submundo e seu melhor amigo em Perim. Kaz também é amigo de H'earring, uma criatura do Submundo que sempre lhe dá dicas de scans. Seu nome no Chaotic é "KidChaor".
  • Sarah – Amiga de Tom. Uma jogadora Danian bastante corajosa que sempre segue seus amigos em suas aventuras. Por ser a garota da equipe ela sempre prefere as cartas mais femininas do jogo e muitas vezes ela é o centro de todos os problemas durante as aventuras. Seu nome de Chaotic é "Chaotikween".
  • Peyton – Amigo de Tom. Um jogador Mipedian meio folgado e brincalhão que assim como Tom sai em aventuras em busca de novas cartas. Apesar de seu jeito relaxado, Peyton é um ótimo jogador de Chaotic que sempre adora testar novas sejam elas de qualquer tribo, mas quando está em uma batalha Peyton usa apenas suas cartas Mipedian. Seu nome de Chaotic é "PeytonicMaster".
  • Krystella e Klay – São dois jogadores trapaceiros rivais de Tom, Kaz, Sarah e Peyton. Sempre tentam usar armadilhas contra eles tanto nas batalhas de Chaotic quanto nas aventuras de Perim. O nome de Chaotic de Klay é "Klayotic", mas o de Krystella é desconhecido.
  • Codemasters – São os melhores jogadores de Chaotic, sempre com as melhores estratégias e cartas, ficam sempre em seus "dromes" de batalha e sempre desafiam jogadores em troca de cartas novas. Ao todo são 7 codemasters: Amzen, Chirrul, Crellan, Hotekk, Imthor, Oron, Tirasis. Apenas os Codemasters Crellan, Imthor e Hotekk foram apresentados na série.

Criaturas[editar | editar código-fonte]

Em Perim existem quatro tribos de criaturas: o superior "Outro Mundo", o inferior "Submundo", os lagartos "Mipedians" e os insetos "Danians". Todas as tribos vivem em guerra uns contra os outros e cada tribo tem sua cor e seus jogadores ligados à tribo. As criaturas que mais aparecem na série são:

  • Maxxor – Líder do Outro Mundo e a carta principal do jogo. Maxxor é um corajoso e valente herói que passa grande parte do tempo em missões por Perim protegendo sua tribo de invasores, o que o torna muito raro de se achar. Ele é o melhor amigo de Tom em Perim e seus principais aliados são Najarin e Intress.
  • Chaor – Líder do Submundo. Chaor é uma forte e poderosa criatura vista como rival de Maxxor. Ele e sua tribo vivem em um combate eterno contra o Outro Mundo sempre buscando um meio de derrotar a tribo. Chaor também possui uma rivalidade contra Van Bloot, uma criatura traidora que busca tomar o lugar de Chaor no Submundo. Ele é o melhor amigo de Kaz e seus principais aliados são Takinom e Agitos.
  • Najarin – Mago do Outro Mundo e aliado de Maxxor. Najarin é uma criatura mística que controla todos os Mugics do Outro Mundo sendo assim um Muge. Por ser muito poderoso e ter um vasto conhecimento ele teme que os jogadores possam fazer seu scan e usá-lo de maneira errada, o que torna seu scan muito raro entre os jogadores, no entanto no final da primeira temporada Tom consegue conquistar sua confiança para fazer seu scan.
  • Takinom – Guerreira do Submundo e fiel aliada de Chaor. Normalmente é vista como uma carta muito comum nos baralhos dos jogadores de Chaotic.
  • Lorde Van Bloot – O maior arquiinimigo de Chaor. Van Bloot é um mago que conspira tomar o lugar de Chaor e se tornar o soberano do Submundo. Ele vive em seu próprio castelo com seus aliados. Na 2ª temporada ele forma uma aliança com os M'arrilians para dominar o Submundo.
  • H'earring - Um pequeno Submundano com enormes orelhas de coelho amigo de Kaz. Ele sempre dá informações de novos scans de armas e criaturas para ele em troca de comida (que normalmente é repugnante como as escamas do Dractyl).
  • Intress - Uma gata guerreira aliada de Maxxor. No passado foi responsável por salvar o Outro Mundo de um ataque do Submundo o que a fez ser considerada uma das maiores heroínas de Perim.
  • Tangath Toborn - Leão guerreiro do Outro Mundo. Faz parte do exército de Maxxor e tem como principal arma a Espada de Khy'at. Na segunda temporada tem um foco maior na história ajudando todas as tribos a unirem forças contra a ameaça dos Marrilians.
  • Príncipe Mudeenu - Príncipe dos Mipedians. A princípio apareceu em guerra contra Maxxor e o Outro Mundo para conquistar o mapa para a Chótica. Posteriormente na segunda temporada ele e seus homens se aliam a Tangath Toborn na batalha contra os Marrilians.
  • Wamma - Um dos soldados Danian de classe baixa. Ele é o melhor amigo de Sarah e a ajuda a passar pela Colina de Pilar.
  • Raznus - Um antigo amigo de Maxxor e embaixador do Outro Mundo com os Danians. Apareceu na segunda temporada onde foi infectado se tornando um Danian.

Dubladores[editar | editar código-fonte]

Temporadas e episódios[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Lista de episódios de Chaotic

Estilo[editar | editar código-fonte]

É possível notar que a animação possui fortes influências em jogos e animes envolvendo cartas e monstros lutando, como por exemplo: as cartas do jogo são similares às de Yu-Gi-Oh!, pois ambas são cartas sobre duelo de monstros e os mugics lembram cartas mágicas ou armadilha. Os humanos também vão até outra dimensão através de códigos e um dispositivo digital onde se transformam nas criaturas, se assemelhando com Digimon (principalmente Frontier). Os jogadores também podem capturar mais monstros dentro dos scanners para lutas, lembrando a captura de Pokémons com Pokébolas e os CodeMasters se equivalem aos líderes de ginásio que oferecem cartas no lugar de insígnias a cada derrota.

Cartas de Chaotic[editar | editar código-fonte]

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Broom icon.svg
Se(c)ções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Ajude a melhorar este artigo, integrando ao corpo do texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios (desde maio de 2017).
  • Mesmo que tenham entrado no grupo episódios depois, Peyton e Sarah aparecem no primeiro episódio da série, Bem Vindo à Chaotic - Parte 1. É possível ver Peyton caminhando atrás de Tom no momento em que ele chega em Chaotic, ele também aparece caminhando perto de Klay e também aparece assistindo a luta de Tom contra SamShady. Sarah é vista caminhando perto de Tom durante sua conversa com um dos robôs monitores. Sarah também aparece ao fundo no segundo episódio no momento em que Tom sai da sua primeira batalha e conversa com Kaz.
  • Nos primeiros episódios nas telas das lutas é possível ver apenas cartas sendo exibidas, mas depois de alguns episódios as telas passam a focar cenas da batalha de Tom contra Klay no episódio 8, mais especificadamente com Owis vs. Dardemus.
  • Em Bem Vindo à Chaotic - Parte 2, enquanto Tom e Kaz procuram o Scanner de Tom no lixão, Kaz encontra uma nave de um filme chamado Star Quest, possível paródia de Star Wars ou Star Trek.
  • A partir da segunda temporada, alguns detalhes no gráfico do desenho foram adicionados ou modificados:
    • Adornos de ferro são adicionados aos chifres de Chaor e suas ombreiras são removidas.
    • A pele de Takinom muda de vermelha para amarela.
    • Tangath Toborn para a ser feições mais humanas e usar calças azuis.
    • Na primeira temporada, todos os Scanners são vermelhos. A partir da segunda Temporada, a cor dos Scanners passa a corresponder à respectiva tribo de seus jogadores: azul para o Outro Mundo, vermelho para o Sub-Mundo, amarelo para os Mipedians e marrom para os Danians.
  • A senha de Tom é DGAFECB.
  • O Brasil só exibiu as duas primeiras temporadas, sendo a terceira ainda inédita.
  • A Rede TV não exibiu o último episódio da 2ª temporada onde os M'arrillians são derrotados.
  • Mugic é uma junção das palavras music (música) e magic (mágica). Todos os mugics tem um nome relacionado a música, ex.: Canção do Rejuvenecimento, Notas do Desconhecido, Melodia da Miragem, etc; e os mugics são um tipo de magia.
  • Os M'arrillians são uma quinta tribo de seres aquáticos, mas poucos sabem que o líder deles, Aa'une, se parece com Netuno na sua primeira forma, na segunda um centauro com tentáculos e na terceira uma mistura de camarão, polvo e tubarão, com três cabeças.
  • Em 2009, foi criado um jogo eletrônico baseado no desenho, chamado Chaotic: Shadow Warriors, para Playstation 3, Xbox 360 e Nintendo DS. Chaotic: Shadow Warriors mistura gênero de luta, ação e aventura.

Referências

  1. «Jetix estréia Chaotic». ANMTV. 18 de setembro de 2007 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]