Chapada (Ouro Preto)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Chapada (sub-distrito))
Vista do sol poente na Serra da Chapada, que dá nome ao lugarejo

Chapada é um sub-distrito de Lavras Novas, Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil.[1] Fica a localizado a 17 km de Ouro Preto, entre as serras do Trovão e da Chapada, que dá nome à localidade.[2] A vila tem acesso pelas rodovias BR-30, BR-443 e mais estrada de terra, ou pela rodovia BR-356 e mais estrada para Santa Rita de Ouro Preto com mais um percurso de via de terra. A população é de aproximadamente 1000 habitantes.

A localidade teve origem em meados do século XVIII, com objetivo minerador, mas foi consolidado no século seguinte, como confirma a construção da Capela em 1883. A mineração foi substituída pela agricultura e hoje a economia tenta se fortalecer com o turismo.

Circundado pela Serra do Trovão, apresenta natureza exuberante repleta de cachoeiras. O principal atrativo natural é a Cachoeira do Castelinho.

Caracteriza-se por edificações térreas, de volumetria simples. Algumas, mais antigas apresentam o pau-a-pique como sistema construtivo e estão distribuídas pontualmente no largo da Igreja de Santanna. Esta igreja abriga uma imagem de Santa Ana, identificada como obra de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho.[3][4] Destaca-se também a Fazenda do largo da Igreja de Santanna. No entanto, a maioria dos imóveis é de fatura recente, mas foram construídos em conformidade com a paisagem urbana local.

Com o grande aumento do fluxo turístico em Lavras Novas nos últimos anos, o vilarejo de Chapada tem sido uma nova opção de comodidade para os visitantes. Atualmente, o turismo é a principal atividade econômica do povoado, com o aluguel de casas para fins de semana e retorno para o comércio local. Cada vez mais turistas visitam a localidade para conhecer sua importância histórica, sua beleza cênica, seus pratos típicos, suas cachoeiras, a simplicidade do povo e ainda caminhar pela Serra do Trovão, imponente.

Em 26 a 29 de julho é realizado a Festa da Padroeira Santa Ana. É realizado também, a Cavalgada no local. Alguns dos principais pratos típicos da região é a batata recheada (Bar das Cobras) e a pinga na cobra.

Referências

  1. Sílvia R. Ameida Magalhães (2005). Localidade de Chapada - Subdistrito de Lavras Novas (PDF) (Mapa). 1:7.000. Belo Horizonte: Prefeitura Municipal de Ouro Preto. Consultado em 22 de março de 2018. Cópia arquivada (PDF) em 22 de março de 2018 
  2. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (1984). Folha Topográfica - Ouro Preto (JPG) (Mapa) 2ª ed. 1:50.000. Carta do Brasil. IBGE. Consultado em 22 de março de 2018. Cópia arquivada em 24 de julho de 2018 
  3. «Processo de Tombamento - Imagem de Santana do povoado de Chapada» (PDF). Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. 28 de abril de 2016. Consultado em 22 de março de 2018 
  4. «Bens tombados - IEPHA-MG» (PDF). Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais. 2017. Consultado em 22 de março de 2018 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Minas Gerais é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.