Chapeleiro Louco

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Se procura o personagem das histórias do Batman, veja Chapeleiro Louco (DC Comics).
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, comprometendo a sua verificabilidade (desde abril de 2017).
Por favor, adicione mais referências inserindo-as no texto. Material sem fontes poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Chapeleiro Maluco(Tarrant Cartola)
Personagem fictícia de Alice in Wonderland
Sexo Masculino
Cabelo Ruivo e esvoaçado
Olhos Verdes e injectados
Características Personalidade instável
Ocupação Chapeleiro e amante de chá
Especialidade(s) Fazer chapeus
Família Seu pai(Zanik)sua mãe, dois irmão, e duas irmãs
Amigo(s) Alice
Criado por Lewis Carroll
Voz Jorge Lucas
Filme(s) Alice in Wonderland / Alice Through the Looking Glass
Primeira aparição "Alice in Wonderland"
Última aparição "Alice Through the Looking Glass"
Interpretado por Johnny Depp

Chapeleiro Louco, muitas vezes chamado por Chapeleiro Maluco ou apenas como Chapeleiro (em inglês: Mad Hatter), é o personagem criado pelo escritor Lewis Carrol para o livro Alice no País das Maravilhas (Alice in Wonderland).

Ele é geralmente retratado como um homem baixo, com uma cartola grande e uma carta na faixa que o envolve, estando sempre acompanhado da Lebre de Março, um coelho falante.. O Chapeleiro surge numa parte em que ele e a Lebre convidam Alice para beber chá.

Origem do nome[editar | editar código-fonte]

O nome "Chapeleiro Maluco" foi baseado na frase "Maluco por ser um chapeleiro", por isso a tradução mais adequada deveria ser "Chapeleiro Maluco" em vez de "Chapeleiro Louco". Há certas incertezas quanto a origem.
Antigamente, Mercúrio era utilizado no processo de confecção de alguns chapéus, não sendo possível evitar a inalação desses vapores. Chapeleiros frequentemente sofriam de intoxicação, causando problemas neurológicos, incluindo desordem na fala e visão distorcida; Não era incomum aos chapeleiros aparentarem perturbados e mentalmente confusos; muitos morriam cedo como resultado desta grave intoxicação.

Outras mídias[editar | editar código-fonte]

Ele é lembrado por sua adaptação no filme de Walt Disney baseado no livro original. E também pelo Chapeleiro Louco que aparece nos quadrinhos de Batman.

Em 2010 foi interpretado por Johnny Depp no filme Alice in Wonderland, de Tim Burton.[1]

Na série Once Upon a Time, o chapeleiro é um dos personagens que habita Storybrooke após a Rainha Má lançar uma maldição sobre a Floresta Encantada(também conhecido como Misthaven). Assim como Regina(Rainha Má) e Sr. Gold(Rumplestiltskin) ele se lembra de tudo de antes da maldição. Na série, ele é interpretado por Sebastian Stan.

No seriado Ever After High, o chapeleiro tem uma filha chamada Madeline Hatter e gerencia a Loja de Chá do Chapeleiro Maluco.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]