Chapeleiro Louco

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Se procura o personagem das histórias do Batman, veja Chapeleiro Louco (DC Comics).
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo. Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Chapeleiro Louco
Personagem de Alice in Wonderland
MadlHatterByTenniel.svg
O Chapeleiro Louco segundo Sir John Tenniel.
Sexo Masculino
Cabelo Ruivo e esvoaçado
Olhos Verdes e injectados
Características Personalidade instável
Ocupação Chapeleiro e amante de chá
Amigo(s) Alice
Criado por Lewis Carroll
Filme(s) Alice in Wonderland / Alice Through the Looking Glass
Primeira aparição "Alice in Wonderland"
Interpretado por Johnny Depp
Projecto Banda desenhada  · Portal Cinema
Portal Televisão

Chapeleiro Louco, muitas vezes grafado como Chapeleiro Maluco ou apenas como Chapeleiro (em inglês: Mad Hatter), é o nome do personagem criado pelo escritor Lewis Carrol para o livro Alice no País das Maravilhas (Alice in Wonderland).

Ele é geralmente retratado como um homem baixo, com uma cartola grande e uma carta na faixa que o envolve, estando sempre acompanhado da Lebre de Março, uma lebre falante. O Chapeleiro surge numa parte em que ele e a Lebre convidam Alice para beber chá.

Origem do nome[editar | editar código-fonte]

O nome "Chapeleiro Louco" foi baseado na frase "Maluco por ser um chapeleiro", por isso a tradução mais adequada deveria ser "Chapeleiro Maluco" em vez de "Chapeleiro Louco". Há certas incertezas quanto a origem.
Antigamente, Mercúrio era utilizado no processo de confecção de alguns chapéus, não sendo possível evitar a inalação desses vapores. Chapeleiros frequentemente sofriam de intoxicação, causando problemas neurológicos, incluindo desordem na fala e visão distorcida; Não era incomum aos chapeleiros aparentarem perturbados e mentalmente confusos; muitos morriam cedo como resultado desta grave intoxicação.

Outras mídias[editar | editar código-fonte]

Ele é lembrado por sua adaptação no filme de Walt Disney baseado no livro original. E também pelo Chapeleiro Louco que aparece nos quadrinhos de Batman.

Em 2010 foi interpretado por Johnny Depp no filme Alice in Wonderland, de Tim Burton.[1]

Na série Once Upon a Time, o Chapeleiro é um dos personagens que habita Storybrooke após a Rainha Má lançar uma maldição sobre a Floresta Encantada(também conhecido como Misthaven). Assim como Regina(Rainha Má) e Sr. Gold(Rumplestiltskin) ele se lembra de tudo de antes da maldição. Na série, ele é interpretado por Sebastian Stan.

No seriado Ever After High, o chapeleiro tem uma filha chamada Madeline Hatter e gerencia a Loja de Chá do Chapeleiro Maluco.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]