Chapim-de-faces-pretas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaChapim-de-faces-pretas

Estado de conservação
Espécie pouco preocupante
Pouco preocupante
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Família: Remizidae
Género: Remiz
Espécie: R. pendulinus
Nome binomial
Remiz pendulinus
(Linnaeus, 1758)
Remiz pendulinus - (MHNT)

O chapim-de-faces-pretas (Remiz pendulinus) é uma pequena ave da família Remizidae.

Caracteriza-se pela cabeça branca com uma máscara preta e pelo dorso arruivado. Frequenta zonas de vegetação aquática densa, como caniçais e tabuais.

Esta espécie tem uma distribuição fragmentada na Europa. Em Portugal é um invernante pouco abundante, que está presente de Outubro a Março.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Chapim-de-faces-pretas
Ícone de esboço Este artigo sobre Aves, integrado ao Projeto Aves, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Familia

Remizidae , verdin família de pássaro (ordem Passeriformes ), que contém o peito Penduline e , geralmente , o Verdi . Algumas autoridades classificar os cerca de 12 espécies neste grupo como uma subfamília da família titmouse, Paridae . Remizids são muito parecidos com mamas de cauda longa (aegithalidae ) , mas têm caudas mais curtas e as contas mais finos e são encontrados geralmente perto da água.

O remizidae ( Remiz pendulinus ) é distribuída irregularmente no matagal rio e pântanos toda a Eurásia . A 11 cm pássaro marrom longo com uma máscara preta em sua cabeça esbranquiçada , que é nomeado para seu ninho de duas câmaras ( construído pelo homem) , que consiste em um saco finamente feltro de ...