Charles Renard

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Charles Renard
Nome nativo Charles Renard
Nascimento 23 de novembro de 1847
Vosges
Morte 13 de abril de 1905 (57 anos)
Paris
Cidadania França
Alma mater Escola Politécnica
Ocupação engenheiro
Prêmios Comandante da Legião de Honra, Prêmio Poncelet
La France.

Charles Renard, (Damblain, Vosges, França, 23 de dezembro de 1847 - Meudon, 5 de abril de 1905) foi um engenheiro, aeronauta e inventor francês. Seu nome passou à posteridade por sua contribuição à estandartização de produtos manufaturados graças às séries de Renard.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Coronel e Diretor do Centro Aerostático Militar de Chalais-Meudon, ele dedicou toda a sua vida à aerostação dirigível e à aviação.

Em 1870, ele propôs uma normalização dos valores numéricos utilizados no sistema métrico para a construção mecânica, e particularmente para a padronização do diâmetro de cabos. O intervalo de 1 a 10 foi dividido em 5, 10, 20 e 40. Estas séries de Renard em progressão geométrica foram adotadas em 1952 na norma ISO 3.

Foi em 1877 que ele fundou o Estabelecimento Central de Aerostação Militar de Chalais-Meudon, que veio a ser o primeiro laboratório de ensaios aeronáuticos do mundo. Em 1879, ele solicitou do Ministério da Gerra verba para o estabelecimento de um hangar (o Hangar Y) destinado a abrigar balões e dirigíveis.

Foi neste hangar que Charles Renard e Arthur Constantin Krebs construíram e testaram o dirigível La France. Em 9 de agosto de 1884, com uma hélice acionada por um motor elétrico alimentado por pilha, esse dirigível realizou o primeiro voo circular tripulado do mundo. O voo durou 23 minutos e fez um trajeto de 8 quilômetros.

Muito inventivo, obteve numerosas patentes. Foi o inventor do Molinete Renard que permite medir a potência dos motores rápidos.

Face a dificuldades administrativas que entravavam o desenvolvimento de suas pesquisas, Charles Renard acabou por se suicidar em seu laboratório em 1905.

Publicações[editar | editar código-fonte]

  • Société de secours des amis des sciences. Conférence sur la navigation aérienne, faite par M. commandant Ch. Renard, dans la séance publique annuelle du 8 avril 1886 (1886)
  • Les Piles légères (piles chlorochromiques) du ballon dirigeable La France (1890) Texte en ligne
  • Notice sur les travaux scientifiques de M. Ch. Renard (1904)

Homenagens[editar | editar código-fonte]

Em 1908, um dirigível militar foi batizado de Colonel Renard.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Charles Renard