Charlotte (banda)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Charlotte
Informação geral
País Japão
Gênero(s) Visual kei, punk pop, pop rock
Período em atividade 2001 - 2011
Integrantes Kazuno
Touya
Mitsujou
Ruka
Takane
 Nota: Para outros significados de Charlotte, veja Charlotte (desambiguação).

Charlotte foi uma banda de Visual kei, especificamente Oshare kei, que usava como tema a vida escolar; o site do oficial da banda é intitulado "A escola de Yokohama Charlotte" e seus visuais consistiam em uniformes escolares.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Em Yokohama, os três membros fundadores do Charlotte decidiram fazer um show teste no Yokohama Arena Sound Hall em 2000. Naquele tempo somente Kazuno, Ruka e Takane eram membros oficiais, enquanto Mitsujou era o guitarrista suporte, mas logo depois virou membro oficial, lançando a primeira demo com a banda, simplesmente intitulada de “Charlotte” e fazendo um próximo show no Yokohama 7th Avenue. Logo depois Touya completou a banda como o segundo guitarrista e a banda mudou a escrita do seu nome para “Charlotte”, só que em caracteres em hiragana.

Como qualquer uma banda de Visual Kei iniciante, a banda embarcou em uma longa agenda de shows para ganhar algum reconhecimento, o que funcionou muito bem: logo no início a banda apareceu no show do HYSTERIC MEDIA ZONE antes do lançamento do seu primeiro single em 2002.

Já com um certo sucesso a banda fez mais shows, inclusive participações em grandes eventos como “stylish wave ‘03”, como também lançou mais CDs. Em Agosto a banda realizou seu primeiro one-man no Takadanobaba AREA, que teve seus ingressos esgotados, como também lançou um CD “coupling” com a banda MASK, que alcançou o 4º lugar no ranking independente do Oricon.

Em 2004 a banda retornou para casa, fazendo um one-man no Yokohama Arena Sound Hall, que também teve seus ingressos esgotados. Lançaram seu primeiro mini-álbum, participaram do “stylish wave ‘04” e também alcançaram de novo o ranking do Oricon com o single “Koishinbou Mansei!!”.

2005 foi um ano de boas novidades para a banda: embarcaram numa tour one-man por Nagoya, Osaka e Yokohama, além de uma tour patrocinada pela revista hev’n. Lançaram outro mini-álbum e o primeiro DVD ao vivo, além de duas coletâneas com músicas de CDs que estavam esgotados.

Já 2006 veio com várias surpresas agradáveis: mesmo não sendo a banda mais famosa de oshare-kei, o Charlotte assinou um contrato major. Como primeiro single major a banda decidiu por regravar e relançar o single Yokohama Love Story, só que com uma b-side diferente: DIAMOND BUSAIKU. Além disso, a banda embarcou em outra tour one-man por todo o Japão, tendo o show final no famoso Shibuya AX, que também teve os ingressos esgotados. Para completar o ano com chave de outro, a banda lançou o primeiro full-álbum em Dezembro, intitulado “Sharudenashi Blues”. Por trás disso, espera-se que essa banda de visual colegial conquiste muitas outras coisas com o novo contrato major e que continuem fazendo músicas com a mesma alegria de sempre.

De acordo com o OHP da banda, o vocalista Kazuno faleceu no dia 05 de abril de 2011, devido a uma "doença súbita".[1]

Charlotte no Brasil[editar | editar código-fonte]

A banda ganhou fama notória em território nacional em 2007 após rumores de sua vinda ao Brasil (com a banda Hime Ichigo). Em junho de 2007 os rumores se provaram verdade. Durante o aniversário da casa de show Takadanobaba AREA, realizado no dia 3 de junho, no Zepp Tokyo, Charlotte anunciou sua vinda ao país. O show seria o J-Rock Rio, mas acabou por ser cancelado.

Porém, a vinda do Charlotte foi remarcada, desta vez sem o Hime Ichigo, por diferentes organizadores, a Yamato Comunicações e Eventos e o site JmusicAmerica Brasil. O grupo fez duas apresentações no Brasil, uma em São Paulo, no dia 10 de novembro, e outra no Rio de Janeiro, no dia 11 de novembro.[2][3][4]

Membros[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Charlotte's vocalist Kazuno passes away due to illness». Tokyo Hive (em inglês). 11 de abril de 2011. Consultado em 3 de março de 2020 
  2. «Charlotte no Brasil». Jame World. 10 de outubro de 2007. Consultado em 3 de março de 2020 
  3. «JaME dá a volta por cima...». Jame World. 23 de agosto de 2007. Consultado em 3 de março de 2020 
  4. «A invasão do J-Rock». Estadão. Consultado em 22 de junho de 2022 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]