Charme (programa de televisão)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Charme com Adriane Galisteu)
Charme
Charme (programa de televisão)
Logotipo do programa
Informação geral
Formato talk show
Duração 60 minutos
Criador(es) Adriane Galisteu
Desenvolvedor(es) SBT
Elenco Participantes / Convidados
País de origem  Brasil
Idioma original (em português)
Temporadas 13
Episódios Vários
Produção
Diretor(es) Nilton Travesso
Silvio Santos
Ariel Jacobowitz
Diretor(es) de criação João Mesquita (ilustrações)
Mariana Pascucci (operações)
Produtor(es) Thiago Ferrari
Ricardo Seguro
Sérgio Christophe
Coprodutor(es) Alex Baldin
Milton Yoshioka
Produtor(es) executivo(s) Fernando Castaño
Maiara Corrêa
Pedro Machado
Rafael Marinho
Daniel Duncan
Produtor(es) coexecutivos Camila Quesada
Deborah Villalva
João Cassiano
Mayara Lettieri
Melissa Ely
Pedro Machado
Rassios Miranda
Produtor(es) supervisor(es) Alex Baldin
Produtor(es) associado(s) Bárbara Costa
Produtor(es) consultivo(s) Leandro FS
Editor(es) Cláudia Bexiga
Rafael Venturini
Terence Paiva
Fábio Martinho
Rubens Gargalaca
Câmera Single camera
Roteirista(s) Caio Cipó
Alan Hupp
Bruno Santa
Apresentador(es) Adriane Galisteu (2004)
Patrícia Salvador
Celso Portiolli (2008)
Narrador(es) Carlos Roberto (intervalos e chamadas)
Tema de abertura Pagu - Rita Lee
Tema de encerramento Pagu - Rita Lee entre outras músicas
Empresa(s) produtora(s) CDT da Anhanguera
Localização Osasco, SP
Exibição
Emissora original Brasil SBT
Distribuição Telefé
Formato de exibição 480i (SDTV) (até 2007)
1080i (HDTV) (até 2008, o ano de sua extinção)
Formato de áudio Stereo (nos últimos meses de exibição)
Mono (da estreia até dezembro de 2007)
Transmissão original 25 de outubro de 200417 de março de 2008
Cronologia
Namoro na TV
Programas relacionados Fantasia

Charme foi um programa de auditório do SBT, apresentado por Adriane Galisteu. A atração estreou em 25 de outubro de 2004 [1] e terminou em 17 de março de 2008.

História[editar | editar código-fonte]

Inicialmente, o programa era inspirado no game show italiano Pronto Raffaela, um formato já explorado anteriormente em Alô Christina, com diversos jogos e direção de Nilton Travesso. O principal era "Eu quero ganhar mais!". Os telespectadores que ligavam para o programa falavam essa frase após Adriane falar: "Você acaba de ganhar cinquenta reais". Assim ganhavam esse prêmio de participação e podiam brincar, tentando adivinhar quantos feijões tinham num copo, por exemplo. O prêmio chegou a R$ 5 mil. Por edição, Adriane atendia cerca de quatro telefonemas.

Adriane declarou publicamente sua insatisfação com o formato, que tinha baixa audiência — o programa estreou com 9 pontos de audiência e 12 pontos de pico[2], e em pouco tempo, foi despencando para uma média de 3 pontos no IBOPE. Apesar disso, logo após a estreia, Adriane Galisteu chegou a liderar na audiência por cerca de três minutos, concorrendo com a Sessão da Tarde, da TV Globo. Durante três semanas, sem os jogos, o índice chegou aos 6 pontos.

Por ordem de Silvio Santos, o programa passou a ser exibido nas noites de sábado, por volta das 21h. Depois de uma temporada fracassada, voltou a ser apresentado à tarde, com novo diretor. Após essa mudança, o Charme melhorou sua audiência, mas Adriane ficou novamente insatisfeita porque não podia mais escolher as pautas da atração.

Nos bastidores, comentavam-se diversas brigas entre a apresentadora e Silvio Santos. Ele a notificou três vezes por chegar atrasada às gravações e depois a tirou do ar. Em 1º de dezembro de 2006, Celso Portiolli passou a comandar o Charme, trazendo de volta os jogos e um game de namoros. Mas em 29 de janeiro de 2007, Adriane retomou o seu programa. Neste retorno o Charme passou a ser exibido na madrugada e ganhou um formato de talk-show. Mas durou por pouco tempo e meses depois já retornava o formato de games.

Em 24 de dezembro de 2007, Patrícia Salvador assumiu o comando do Charme nas férias de Adriane: o programa teve seu horário invertido com o programa Fantasia,indo para as madrugadas logo após o Jornal do SBT - edição noite.O programa retornou ao seu formato original,mas ao invés da frase "Como vai Galisteu?",a frase para a atender os telefonemas era "Como vai Patrícia"[3]

Em 14 de Janeiro de 2008, o programa volta a ser exibido às 15 horas de segunda a sexta, no comando de Adriane Galisteu, voltando novamente o "Como vai Galisteu?".

Em 11 de março de 2008, o programa passou a ser exibido no horário da 1 até as 3 da manhã. Era apresentado ao vivo por Adriane Galisteu e o formato manteve se inalterado.[4] Porém pouco tempo depois, na madrugada de 18 de março de 2008, o programa foi exibido pela última vez e saiu definitivamente do ar no outro dia.[5] O cancelamento do programa acarretou a rescisão do contrato de Adriane.

Horários e fases[editar | editar código-fonte]

Fase 1 - Entre 25 de outubro de 2004 até 19 de maio de 2006, o programa passou por pequenas variações em seu horário. O programa apostava nos jogos por telefone, entrevistas e o quadro Nina e Nuno.

Fase 2 - Entre 17 de maio e 21 de junho de 2006 o programa passou a ser exibido nas quartas às 22:30 e era um talk show aonde Adriane fazia diversas entrevistas.

Fase 3 - O programa manteve o mesmo formato,mas agora transmitido durante as noites de sábado, entre 24 de junho e 25 de novembro de 2006.

Fase 4 - Nesta fase,o formato do programa foi um pouco modificado, mas continuava com entrevistas e games,o quadro Nina e Nuno foi cancelado. Era exibido de segunda a sexta às 17h, 17h15, 17h30 e 17h40. Durou entre 1 de dezembro de 2006 até 26 de janeiro de 2007.

Fase 5 - O programa manteve uma pequena parte de seu formato original com os games e as entrevistas. Entretanto, durante o período no qual Portiolli substituiu Galisteu que gozou as suas férias, um quadro novo foi implementado, a nova versão do programa Namoro na TV.Com o retorno de Galisteu para o programa,o quadro foi desmembrado e se tornou um programa independente transmitidos aos sábados à noite - Segunda a Sexta: 16h (apresentação: Celso Portiolli) (29 de janeiro de 2007 a 16 de março de 2007)

Fase 6 - (Voltou a ser apresentado por Adriane Galisteu à noite. As entrevistas foram mantidas,mas,agora gravadas externamente em alguns momentos. O formato dos games foi mantido e o programa também recebia atrações musicais. 23h30 (19 de março de 2007 a 9 de abril de 2007)

Fase 7 - (o programa se tornou um talk-show'. No início e no final do programa eram exibidas atrações musicais) - Segunda a Sexta: Aprox. 00h30 (apresentação: Adriane Galisteu) (16 de abril de 2007 até 11 de maio de 2007)

Fase 8 - (Alguns quadros antigos retornaram ao programa. Algumas entrevistas foram exibidas e uma vez ou outra apareciam atrações musicais.) - Segunda a Sexta: 16h (14 de maio de 2007 a 6 de julho de 2007)

Fase 9 - (O programa resgata o formato do Viva a Noite,aonde eram realizados jogos com diversos convidados,o quadro "Namoro na TV" permanece e e as brincadeiras pelo telefone retornam. Atrações musicais ainda apareciam.) - Segunda a Sexta: 16h (9 de julho de 2007 a 7 de setembro de 2007)

Fase 10 - (Saem os games com artistas, o quadro "Namoro na TV" e as Atrações musicais definitivamente. O Charme ganha sua última mudança de formato:o original definitivamente retorna) - Segunda a Sexta: 16h (apresentação: Adriane Galisteu) (10 de setembro de 2007 a 21 de dezembro de 2007)

Fase 11 - (O programa não muda o formato, apenas a apresentação e o horário: Patrícia Salvador assume, durante as férias de Galisteu) - Segunda a Sexta: 1h15 (apresentação: Patrícia Salvador) (24 de dezembro de 2007 até 4 de janeiro de 2008)

Fase 12 - (O programa continua com seu formato atual e sofre uma mudança brusca de horário) - Segunda a Sábado: 15h (apresentação: Adriane Galisteu) (7 de janeiro de 2008 a 7 de março de 2008) 1h15 (apresentação: Adriane Galisteu) (10 de março de 2008 a 17 de março de 2008)

Após 4 anos, o programa é retirado do ar por baixa audiência, e a emissora alegou que o programa dava prejuízo. Este foi o mesmo motivo para o fim do programa "Fantasia" na mesma data.

Em outubro com a rescisão do contrato de Adriane com o SBT o programa foi cancelado e nunca mais voltou à programação da emissora após a grade da emissora sofrer mais uma reformulação.

Provas[editar | editar código-fonte]

  • Vale Mil
  • Escolha Certa
  • Datas Especiais
  • Bingo
  • Painel da Sorte
  • Trinca do Charme
  • Hora Secreta
  • Corrida de Carrinhos
  • O Que Tem na Caixa Preta
  • Prova da Tartaruga
  • Batalha Naval

Referências

  1. «Adriane Galisteu estreia hoje no SBT». Estadão. 25 de outubro de 2004. Consultado em 21 de dezembro de 2015 
  2. «Folha Online - Ilustrada - Estréia de Adriane Galisteu garante ao SBT segundo lugar no Ibope - 25/10/2004». www1.folha.uol.com.br. Consultado em 13 de junho de 2021 
  3. «Patrícia Salvador, dubladora do 'Qual é a música', vai assumir o 'Charme' nas férias de Adriane Galisteu». O Globo. 15 de dezembro de 2007. Consultado em 21 de dezembro de 2015 
  4. «Adriane Galisteu estreia o Charme na madrugada de camisola e pantufas». Meio Norte. 13 de março de 2008. Consultado em 21 de dezembro de 2015 
  5. «'Fantasia' e 'Charme' saem da grade de programação do SBT». O Globo. 18 de março de 2008. Consultado em 21 de dezembro de 2015