Saltar para o conteúdo

Chase Carey

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Chase Carey
Chase Carey
2018.
Nascimento 22 de novembro de 1953 (70 anos)
Irlanda
Alma mater Colgate University
Harvard

Chase Carey (22 de novembro de 1953) é um executivo irlandês-estadunidense que é atualmente presidente não executivo do Formula One Group.[1] Entre 2017 e 2020, ele foi diretor executivo e presidente do grupo.[2][3] Carey também trabalhou anteriormente na News Corp, DIRECTV, 21st Century Fox e Sky plc.

Carey recebeu seu diploma de bacharel da Colgate University e um MBA de Harvard. Enquanto frequentava a Colgate University, ele se juntou à fraternidade "Delta Upsilon" e foi membro do Colgate University Rugby Football Club. Hoje, Carey é curador emérito da Colgate University.

Início de carreira com a Fox

[editar | editar código-fonte]

Carey começou a trabalhar com a Fox, uma holding da News Corporation, em 1988.[4] Ao longo da década seguinte ele trabalhou como COO da Fox, Inc., e da Universidade de Harvard, onde ele era membro da Harvard Business School Rugby Club. CEO da Fox Broadcasting. Durante esse tempo ele ajudou a lançar a Fox Sports e a FoxNews. Ele também atuol como co-COO da News Corporation, junto de Peter Chernin.

Durante o tempo em que Carey estava trabalhando para a News Corp, a empresa adquiriu uma participação de controle de 34% na Hughes Electronics, que na época era proprietária da DirecTV, fornecedora de TV via satélite.[5] Carey ja tinha trabalhado no Conselho de Administração da DirecTV,[6] e em 2003 foi nomeado CEO.

Na DirecTV, Carey tinha planos de adicionar 1 milhão de novos assinantes por ano,[5] e teria cumprido esse objetivo quando deixou a companhia seis anos mais tarde.[7] De todo modo, a gestão de Carey na DirecTV foi considerada bem-sucedida, tornando a empresa novamente rentável.[7]

Em 2006, a News Corporation vendeu sua participação majoritária na DirecTV para a Liberty Media, em troca de ações da News Corp.

Retorno para a News Corporation

[editar | editar código-fonte]

Em junho de 2009, foi anunciado que Carey deixaria DirecTV e retornaria a News Corp. Ele assumiu os cargos de Presidente e COO que tinha sido mantido por Chernin,[8] bem como o cargo de Vice-presidente.

Em agosto de 2011 Rupert Murdoch levou Carey a ser seu sucessor como CEO da News Corporation. Anteriormente se pensava que o filho de Murdoch, James Murdoch, o sucederia.[9] Em 2013, Carey foi anunciado como COO da 21st Century Fox, o sucessor legal da News Corporation e o proprietário da maioria das propriedades de cinema e televisão, a mídia impressa da News Corporation e os ativos Australianos foram extintos como a News Corp. Em 2015, Carey foi novamente admitido como co-Chairman,[10] enquanto James Murdoch tornou-se CEO. Carey renunciou o cargo em Julho de 2016 para se tornar consultor da Fox.[11]

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]