Cheiranthus cheiri

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Como ler uma infocaixa de taxonomiaCheiranthus cheiri
Cheiranthus cheiri.
Cheiranthus cheiri.
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Brassicales
Família: Brassicaceae
Género: Erysimum
Espécie: E. cheiri
Nome binomial
Erysimum cheiri
(L.) Crantz
Sinónimos

Cheiranthus cheiri (ou Erysimum cheiri) é uma planta crucífera. É conhecido como aegean wallflower em inglês, giroflée e revenelle em francês, goldlack em alemão, alheli em espanhol e violacciocca em italiano[1].

Erysimum cheiri 001.JPG

A planta é nativa da Europa, mas é comum e difundido em outros continentes, onde é uma espécie introduzida. Esta é uma erva bienal ou perene, com um ou mais altamente ramificações nos caules atingindo altura de 15 a 80 centímetros. As folhas são geralmente estreitas e pontudas e podem ser de até 20 centímetros de comprimento. A parte superior do tronco é ocupado por uma inflorescência. Cada flor tem sépalas verde-arroxeadas e pétalas arredondadas, que são duas a três centímetros de comprimento e em tons de amarelo brilhante ao vermelho e roxo. As flores caem para deixar as frutas que são muito estreitas, siliques peludo vários centímetros de comprimento.

Esta é uma planta ornamental popular. Variedades desta espécie variam um pouco na aparência. A variedade cultivar, Chelsea Jacket, é um vencedor do Prêmio de Jardim Mérito do Royal Horticultural Society. Outras variedades, como Blood Red Covent Garden são fáceis de crescer e se beneficiam frequentemente de ser semeada e deixada à própria sorte, que crescem bastante em terra vazia, com pouco esforço necessário para mantê-los, que produzem flores com aromas inebriantes.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]