Cheng Tin-hung

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Mestre Cheng Tin-hung (鄭天熊) (China, 1930 - 7 de maio de 2005). É o criador do Tai Chi Chuan de Wudang (武當太極拳), estilo de Tai Chi Chuan que divulgou a partir de Hong Kong. Escreveu quatro livros sobre esta arte.

Vida e obra[editar | editar código-fonte]

Cheng Tin-hung nasceu em 1930, na China.

Seus mestres foram seu tio Cheng Wing-Kwong e Qi Min-Chuan.

Aos 19 anos, Cheng Tin-hung se tornou instrutor de Tai Chi Chuan competindo com professores famosos, até com seu próprio tio. Cheng ficou famoso por suas habilidades como lutador,quando derrotou Yu Man-tong no Campeonato de Full-Contact em 1957.

Era conhecido,quando jovem, como o "Guarda-Costas do Tai chi" porque defendia os praticantes de Tai chi em qualquer lugar, com punho ou arma.

No dia 7 de Maio de 2005, Sigung Cheng Tin-hung faleceu aos 75 anos.

Seus Mestres[editar | editar código-fonte]

O primeiro contato de Cheng Tin-hung com o Tai Chi Chuan foi através de seu tio, Cheng Wing-Kwong, que foi um dos três únicos “discípulos de portas fechadas” (“inside the door”) de Wu Jian-Chuan. Seu tio ensinava no leste da ásia particularmente na Malásia. Entretanto, Chen Wing-Kwon posteriormente trouxe Qi Min-xuan para a Província de Henan para ensinar aos seus filhos e neófitos.

Qi Min-xuan veio do condado de Wen, Hebei Dao na Provincia de Henean. Ele adotou o nome budista de “Zhi Meng”, que significa “Ancião Sagaz”.

Qi foi originariamente treinado por seu pai Qi Ke-san, mas seu principal professor foi um monge budista de nome Ching Yat (outro nome budista que significava “O Puro”). Ching Yat forneceu asilo para o soldado renegado Wang Lan-ting, que foi forçado (após assassinar alguns Manchus) a fugir para o templo onde aquele residia. Wang tinha aprendido de Chen Keng-Yun, o filho de Chen Chang-Xing, e de tempos em tempos de Yang Luchan. Sem considerar o fato de que era um oficial na Guarda imperial Manchu e um estudante superior de Yang, pouco é sabido de Wang ou de quem foi ensinado por ele.

Sua transmissão[editar | editar código-fonte]

Mestre Cheng Tin-hung escreveu quatro livros sobre Tai Chi Chuan. No livro "Tai Chi Sabre, espada e Lança" Cheng Tin-hung diz:

  • "O especialista em Tai Chi Chuan pratica a forma da mão para cultivar a mente;
  • pratica a espada para nutrir o chi; pratica o sabre para fortalecer a sua decisão;
  • pratica a lança para aumentar a sabedoria;
  • pratica a força interna para desenvolver o jing (focalizar o poder).
  • A forma da mão é o fundamento para o uso efetivo das armas. Se a forma da mão é hábil, nada dará errado".


Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Cheng, Tinhung & Docherty, D. Wutan Tai Chi Chuan, Hong Kong, 1983.
  • Cheng, Tinhung. Tai Chi Transcendent Art, The Hong Kong Tai Chi Association Press Hong Kong, 1976. (em Chinês)