Chevelle

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Pode encontrar ajuda no WikiProjeto Música.

Se existir um WikiProjeto mais adequado, por favor corrija esta predefinição. Este artigo está para revisão desde dezembro de 2009.

Chevelle
Chevelle at 2007 MyCoke Fest in Atlanta3 cloned.jpg
A banda em concerto, 2007
Informação geral
Origem Grayslake, Illinois
País  Estados Unidos
Gênero(s) Metal alternativo
Post-grunge
Hard rock
Nu metal
Período em atividade 1995 - atualmente
Gravadora(s) Sony Music
Integrantes Pete Loeffler
Dean Bernadini
Sam Loeffler
Ex-integrantes Geno Lenardo
Joe Loeffler
Matt Scott
Página oficial Site oficial

Chevelle é uma banda de metal alternativo e post-grunge formada pelos irmãos Loeffler em 1995, em Grayslake, Illinois. A banda originalmente era constituida pelos três irmãos: Pete Loeffler, Sam Loeffler, e Joe Loeffler. Joe infelizmente deixou a banda em 2005 e teve em seu lugar o baixista, Dean Bernadini.

História[editar | editar código-fonte]

A banda Chevelle foi formada em Chicago, no ano de 1995, surgiu da vontade dos irmãos, Pete (vocal e guitarra), Sam (bateria) e Joe Loeffler (baixo) de fazer rock. Inspirados por bandas como Helmet e Tool, esse reflexo se torna claro em suas composições, com guitarras de riffs pesados e o vocal angustiado e agressivo de Pete. O trio começou se apresentando em festas populares, na área onde moravam, expandindo mais tarde a área de atuação para clubes da cidade de médio e enfim grande porte, ganhando assim popularidade e o título de grande promessa do rock local. Depois de adquirir a experiência dos shows, a banda entra em estúdio para gravar seu álbum de estréia.

Point #1[editar | editar código-fonte]

Em maio de 1999, é lançado Point #1, o álbum de estréia do Chevelle, distribuído pela gravadora gospel Word Entertainment, o que gerou uma certa confusão em relação ao som da banda, como sendo evangélica. O disco traz 11 faixas de músicas que transbordam emoção e sentimentos, e os singles "Mia" e "Point #1", que garantiram ao grupo um contrato com uma gravadora maior, a Sony.

Wonder What´s Next[editar | editar código-fonte]

Em outubro de 2002, é lançado o segundo álbum da banda, Wonder What´s Next, que ganhou disco de platina e projetou o Chevelle ao topo das paradas da Billboard, com os singles "The Red", "Send The Pain Bellow" e "Closure". Após uma turnê de 400 shows, a banda fecha o ano de 2003 com uma pausa e começa a composição do novo disco. Após 2 meses de bloqueio criativo, eles começam a gravação do disco novo.

This Type Of Thinking (Could Do Us In)[editar | editar código-fonte]

Em setembro de 2004, é lançado o terceiro CD do trio, This Type Of Thinking (Could Do Us In), que estreou em oitavo lugar no Top 200 da Billboard e conseguiu disco de ouro logo na primeira semana, puxado pelo single "Vitamin R" e o hit "The Clincher". Além disso, o álbum também emplacou a música "Still Running", na trilha sonora do filme O Justiceiro. Em 2006, por motivos pessoais, a banda retira o baixista Joe Loeffler (sim, o irmão mais novo deles) e para o seu lugar, é chamado Dean Bernardini (cunhado dos irmãos Loeffler), completando o trio para as gravaçoes/show's do novo álbum de inéditas da banda, "Vena Sera" de 2007.

Vena Sera[editar | editar código-fonte]

Em 2006, Chevelle gravou seu 4° álbum de estúdio intitulado, "Vena Sera." O álbum foi o primeiro a ser gravado sem o irmão mais novo do trio Joe Loffler, dando lugar a Dean Bernadini. "Vena Sera" foi lançado em 2007, fechando em 12° lugar na Billboard 200, e vendeu 62 mil cópias em sua primeira semana de lançamento. O título do álbum significa "Vein Liquid" (liquido da veia) em latin, representando o sangue que o Chevelle deu para fazer o álbum, de acordo com o vocalista da banda Pete Loeffler.

"Well Enough Alone" o primeiro single do álbum, foi escrito em cima da saída do Joe Loeffler, e alcançou o 4° lugar nas paradas de rock dos Estados Unidos. Um vídeo foi feito para a música. Além disso, a canção fez parte da trilha sonora do jogo WWE Smackdown Vs RAW 2008. Chevelle fez tour com Evanescence, Finger Eleven, e Strata durante Março e Abril de 2007, seguido de uma tour com mais duas bandas em Maio e Junho. O segundo single do álbum "I Get It," foi lançado no dia 12, 2007, e o video da música começou a passar no dia 27 de Novembro, 2007. Em Julho do mesmo ano Chevelle fez tour na Austrália como um ato de apoio para a banda The Butterfly Effect. Durante a tour na Astrália, o empresário da banda Rose morreu de câncer, fazendo com que os membros da banda ficassem em um forte estado emocional.

No dia 9 de Maio, 2007, durante um show no Fort Worth, o trailer do Chevelle no Texas contendo todos os equipamentos da banda foi roubado do hotel no qual os membros da banda estavam hospedados. A banda postou uma notícia dizendo: "A maioria dos equipamentos estão marcados como "Chevelle" e se você suspeitar de qualquer coisa duvidosa no eBay ou qualquer outra loja online vendendo "autênticos" equipamentos do Chevelle… guitarra, baixos, baterias, amplificadores, camisas… por favor chame a polícia…" Um mês mais tarde em uma entrevista, Sam Loeffler constou, "Das 14 guitarras, nós pegamos 2 de volta, e depois conseguimos alguns amplificadores de volta e nosso sistema de monitoração. Então é realmente, quero dizer, é legal porque é como se fosse Natal, só que um pouco estranho. Pessoas tem nos ligado dizendo, "Hey, eu comprei isso ou aquilo," e você sabe, nós estamos apenas fazendo o nosso melhor para comprarmos de volta deles. E certamente o problema não é com o dinheiro, mas sim em conseguir todos os pedaços do aparelho que usamos para nossas gravações."

Sci-Fi Crimes[editar | editar código-fonte]

O Chevelle começou a escrever músicas para o seu 5° álbum em 2008. Em 2009, a banda entrou em estúdio na cidade de Nashville, Tennessee, com o produtor Brian Virtue. Sam Loeffler constou, "Nos temos gastado um bom tempo fazendo dessas músicas algo diferente das músicas anteriores, mas sem perder o nosso foco. Nós somos uma banda melódica com pegadas Hard rock, e isso continua sendo o que nos move como músicos."

O novo álbum, intitulado "Sci-Fi Crimes" teve seu lançamento em 8 de Setembro de 2009 e vem com total energia, tendo os já clássicos e conhecidos riffs que marcaram a banda desde o inicio de suas atividades, e mais a melodia do vocal de Pete Loeffler. As canções do novo álbum fazem uma junção da sonoridade de álbuns anteriores da banda, traçando o melhor do estilo apresentado em músicas de CD´s como "This Type Of Thinking" até o então último CD, "Vena Sera".

Com uma proposta diferente na parte lírica, Pete Loeffler mostra mais uma vez sua grande habilidade como compositor, com letras intensas e bem elaboradas como já de costume dos fãns da banda. Destaques para as faixas: "Sleep Apnea", "Shameful Methaphor", "Letter From A Thief" e o primeiro single escolhido pela banda para divulgação 'Jars'.

A turne do "Sci-Fi Crimes" teve inicio no começo do mes de Agosto de 2009, se estendendo por muitas cidades dos E.U.A.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns de estúdio[editar | editar código-fonte]

Álbuns ao vivo/DVD[editar | editar código-fonte]

Singles[editar | editar código-fonte]

  • "Point #1" do álbum Point#1 (2000)
  • "Mia" do álbum Point#1 (2000)
  • "The Red" do álbum Wonder What's Next (2002)
  • "Send the Pain Below" do álbum Wonder What's Next (2003)
  • "Closure" do álbum Wonder What's Next (2003)
  • "Vitamin R (Leading Us Along)" do álbum This Type of Thinking (Could Do Us In) (2004)
  • "The Clincher" do álbum This Type of Thinking (Could Do Us In) (2004)
  • "Panic Prone" do álbum This Type of Thinking (Could Do Us In) (2004)
  • "Well Enough Alone" do álbum Vena Sera (2007)
  • "I Get It" do álbum Vena Sera (2007)
  • "The Fad" do álbum Vena Sera (2007)
  • "Jars" do álbum Sci-Fi Crimes (2009)
  • "Letter from a Thief" do álbum Sci-Fi Crimes (2009)
  • "Shameful Metaphors" do álbum Sci-Fi Crimes (2010)

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Broom icon.svg
Se(c)ções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Ajude a melhorar este artigo, integrando ao corpo do texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios (desde dezembro de 2009).
  • O nome da banda foi escolhido devido a lembrança que os irmãos tinham de um antigo carro Chevelle, que pertencia ao pai deles.
  • A música "Send The Pain Below" no Brasil fez parte da trilha sonora da Malhação.
  • Em 2003 a banda gravou um dos shows da turnê do disco "Wonder What's Next", o material foi intitulado Live from the Road e disponibilizado em DVD/CD ao vivo, o show aconteceu na casa de show "The Norva" localizada em Norfolk, Virginia.
  • Pete Loeffler tem o Endor (patrocinio) das Guitarras "Paul Reed Smith" (PRS Guitars). Ele usa os modelos "PRS Standard" 22'/24' e "PRS Custom" 22'/24', ao vivo ele também usa amplificadores "Mesa Boogie" 2 caixas 4x12, com cabeçote Dual Rectifier.
  • No dia 9 de Maio, 2007, durante um show no Fort Worth, o trailer do Chevelle no Texas, contendo todos os equipamentos da banda foi roubado do hotel no qual os membros da banda estavam hospedados. A banda recuperou parte dos instrumentos semanas depois.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Flag of the United States.svgGuitarra masc.png Este artigo sobre uma banda ou grupo musical dos Estados Unidos, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.