Chiaki Ishii

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Chiaki Ishii
Informações pessoais
Nome completo チアキ・イシイ
Modalidade Judô
Representante Brasil
Nascimento 1 de outubro de 1941 (82 anos)
Ashikaga, Tochigi
Nacionalidade japonês
brasileiro (naturalizado)
Medalhas
Competidor do Brasil
Jogos Olímpicos
Bronze Munique 1972 Até 93 kg
Campeonato Mundial de Judô
Bronze Ludwigshafen 1971 Até 93 kg

Chiaki Ishii em japonês: チアキ・イシイ (Ashikaga, 1 de outubro de 1941) é um judoca japonês, naturalizado brasileiro desde 1969. Chiaki tem três filhas: Tânia Ishii, Vânia Ishii e Luiza Ishii. As duas primeiras também são judocas.

Ishii foi o primeiro judoca brasileiro a ganhar uma medalha olímpica para o Brasil, nos Jogos de 1972, em Munique.[1] Ishii também ganhou uma medalha de bronze no Mundial de 1971.

Ishii treinava judô desde criança em um dojô perto de sua casa, e se formou na Universidade de Waseda. Ansioso por participar da estreia do judô nos Jogos de 1964 em Tóquio, eventualmente perdeu sua vaga para o futuro campeão Isao Okano. Frustrado, desistiu do esporte e decidiu emigrar para o Brasil, fazendo uma viagem de navio de 60 dias no qual aprendeu português, e após chegar trabalhou em uma fazenda em Presidente Prudente. Após ser convencido a participar por diversão de um torneio local de judô, impressionou os conterrâneos por suas habilidades, que pediram para ele ensiná-los judô. Já frustrado com a vida de fazendeiro, virou professor e abriu um dojô em São Paulo. Em 1969, Ishii se naturalizou brasileiro para participar de competições.[2][3]

Referências

  1. «Chiaki Ishii». SR/Olympic Sports. Consultado em 25 de abril de 2009 
  2. «Chiaki Ishii biography». judoishii.net. Cópia arquivada em 21 October 2011  Verifique data em: |arquivodata= (ajuda)
  3. A conquista da medalha

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre judoca é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.