Chiclete com Banana (canção)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

O título correto da música é Chicletes com Banana.

Question book-4.svg
Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde fevereiro de 2016). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
"Chiclete com Banana"
Canção de Jackson do Pandeiro
Composição Gordurinha e Almira Castilho

Chiclete com Banana é uma música de autoria de Gordurinha e Almira Castilho, gravada por Jackson do Pandeiro em 1959 ,O, que foi um dos seus maiores sucessos. A gravação original foi da cantora Odete Amaral, em 1958 e com o titulo original de chicletes com banana e autoria de Gordurinha, quando Gordurinha a ofereceu a Jackson do pandeiro ele exigiu que para gravar teria que colocar o nome da sua esposa como co-autora, a propria almira castilho em uma entrevista confessou o acontecido.

A letra da música reflete uma preocupação em manter o samba puro, livre da influência de ritmos estrangeiros: Eu só boto Bebop no meu samba / Quando o Tio Sam tocar num tamborim / Quando ele pegar no pandeiro e no zabumba / Quando ele aprender que o samba não é rumba (…)

Jackson do Pandeiro pode ser considerado o primero de quem se tem registro em empregar o termo samba rock.[1]

Gilberto Gil regravou a canção em seu disco Expresso 2222, de 1972. Em 2007, Gil se apresentou com a cantora Marjorie Estiano na gravação do CD e DVD "Cidade do Samba".

Lenine também faz citação à canção cantando um trecho em sua canção Jack Soul Brasileiro. Lenine, compositor pernambucano, mistura os ritmos e temas brasileiros e americanos (desde o título) nesta música.

Recentemente, o grupo de samba Casuarina filmou um DVD pela MTV, regravando clássicos do samba de raiz, dentre eles, a canção de Gordurinha.

Referências

  1. Xavier de Oliveira, Luciana (7 de junho de 2007). «A Gênese do Samba-Rock: Por um Mapeamento Genealógico do Gênero» (PDF) (IX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação da Região Nordeste). Salvador – BA, Brasil: Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. 15 páginas. Consultado em 7 de março de 2016 

2. Blog do gordurinha neto. gordurinha.blogspot.com

Ícone de esboço Este artigo sobre música é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.