Chile Chico

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para outras cidades contendo este nome, veja Chico.
Chile Chico
População 4.444 habitantes
Área 5.737,1 km²
Densidade 0,8 hab/km²
Fundação 21 de maio de 1929
Região Aisén
Província General Carrera
Gentílico chilechiquense
www.chilechico.com
Mapa

Chile Chico, é uma comuna chilena, localizada na Província de General Carrera, Região de Aisén. A comuna limita-se: a norte com Río Ibáñes; a oeste com Aisén; a leste com a República da Argentina; e a sul com Cochrane.

A localidade de Chile Chico é a capital da comuna homônima e da Província de General Carrera, possui 3.042 habitantes. Localiza-se às margens do grande lago General Carrera junto à fronteira com a Argentina, quase contígua à localidade argentina de Los Antiguos. Em Chile Chico existe um microclima, que permite cultivar produtos como os da zona central.

A comuna de Chile Chico foi criada em 1959 com o nome de Lago Buenos Aires, por ser este o antigo nome do lago General Carrera. Posteriormente foi trocado o nome da parte chilena do lago e com isto o nome da comuna que passou a chamar-se Chile Chico.

A comuna compreende toda a margem sul do lago General Carrera, desde a fronteira com a Argentina até a vertente oriental do Campo de Gelo Norte. É uma zona montanhosa, sua população, majoritariamente rural, vive da pecuária, agricultura, mineração e do turismo. O lago Bertrand encontra-se a oeste da comuna, em suas margens situa-se Puerto Bertrand. Entre Puerto Bertrand e Chile Chico, localizam-se os povoados de Guadal, Mallín Grande e Fachinal.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

"Chile Chico" provêm da Língua castelhana: literalmente "pequeno Chile". Os primeiros colonos (que provinham da província argentina de Chubut) chamavam as outras regiões do país de "Chile Grande".[1]

Referências

  1. «Wayback Machine» (PDF). web.archive.org. Consultado em 1 de maio de 2022 
Vista de Chile Chico. A rua Bernardo O'Higgins termina no limite com a Argentina.
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Chile é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Chile Chico