Chocolate com Pimenta

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Chocolate com Pimenta
Chocolate com Pimenta (BR)
Logotipo oficial da novela
Informação geral
Formato Telenovela
Duração 50 minutos
com intervalos
Criador(es) Walcyr Carrasco
País de origem  Brasil
Idioma original Português
Produção
Diretor(es) Jorge Fernando
Elenco Mariana Ximenes
Murilo Benício
Priscila Fantin
Drica Moraes
Tarcísio Filho
Marcello Novaes
Ary Fontoura
Laura Cardoso
Osmar Prado
Lília Cabral
Cláudio Corrêa e Castro
Fúlvio Stefanini
Elizabeth Savalla
Tema de abertura "Chocolate com pimenta", Deborah Blando
Tema de
encerramento
"Chocolate com pimenta", Deborah Blando
Transmissão original 8 de setembro de 20037 de maio de 2004
Nº de episódios 209 (original)
135 (primeira reprise)
140 (segunda reprise)
Cronologia
Último
Último
Agora É que São Elas
Cabocla
Próximo
Próximo
Programas relacionados O Cravo e a Rosa
Alma Gêmea
Os Inocentes

Chocolate com Pimenta é uma telenovela brasileira exibida no horário das 18 horas pela Rede Globo entre 8 de setembro de 2003 e 7 de maio de 2004, em 209 capítulos, substituindo Agora é que são elas e sendo substituída por Cabocla.

Foi escrita por Walcyr Carrasco, com colaboração de Thelma Guedes, tendo direção de Jorge Fernando, Fabrício Mamberti e Fred Mayrink, direção geral de Fabrício Mamberti e direção de núcleo de Jorge Fernando.[1]

Contou com Mariana Ximenes, Murilo Benício, Priscila Fantin, Drica Moraes, Marcelo Novaes, Lília Cabral, Rodrigo Faro, Samara Felippo, Cláudio Corrêa e Castro, Osmar Prado, Laura Cardoso, Ângelo Paes Leme, Nívea Stelmann, Tarcísio Filho, Fúlvio Stefanini e Elizabeth Savalla nos papéis principais.

Foi reapresentada no Vale a Pena Ver de Novo entre 24 de julho de 2006 e 26 de janeiro de 2007 em 135 capítulos, substituindo A Viagem e antecedendo Era uma Vez.

Foi reapresentada novamente no Vale a Pena Ver de Novo entre 12 de março e 21 de setembro de 2012 em 140 capítulos, substituindo Mulheres de Areia e sendo substituída por Da Cor do Pecado.[2] Esta foi a sua segunda exibição dentro do programa.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Primeira fase[editar | editar código-fonte]

A novela se inicia em 1922, no interior do Rio Grande do Sul, com a jovem Ana Francisca, uma moça pura e bondosa de coração, muito inocente, que, apesar de bonita, é muito pobre e não é vaidosa, usando roupas velhas, cabelos presos em tranças e óculos de lentes grossas. Ana passa por duas tragédias em sua vida: A perda da mãe ainda na infância, e, por último, a perda do pai, assassinado por grileiros, uma quadrilha de ladrões de terra que matam famílias para tomar o terreno. Com medo de ser assassinada, e a pedido do pai, Aninha, com é conhecida, foge dos assassinos, rolando por entre as pedras, acaba caindo no rio, os despistando. Sozinha, a jovem se desespera, e passa dias andando pela mata, mas felizmente reencontra seus antigos vizinhos, que se abrigaram em uma cabana. Eles lhe dão dinheiro para que ela vá embora dali. Ela custa aceitar, mas por eles insistir, a jovem aceita. Ana passa dias na estrada andando, até chegar a uma estação de trem. Lá,. ela embarca para o interior de São Paulo, onde mora a família do seu pai: Sua avó, seu tio e seus primos, que a muitos anos não vê. Assim, Ana chega a cidade de Ventura, onde passa a morar num sítio pobre, mas feliz, com sua avó Carmen, seu tio Margarido e os primos Márcia e Timóteo, que apesar de nutrirem um forte sentimento um pelo outro, vivem brigando e fugindo dessa atração.

A jovem almeja o desejo de estudar, o que seria impossível nas condições financeiras da família. Com esforço, sua avó consegue convencer a diretora a deixar Ana fazer uma prova e entrar como bolsista na escola normal, de formação de professoras. Por ser inteligente, estudando em casa com livros antigos doados por professoras, faz a prova e passa. Ela também arruma um emprego de faxineira na Fábrica de Chocolates Bombom, e lá se torna melhor amiga de Ludovico, o dono da fábrica de chocolates que se passa por operário, para investigar a diretora da fábrica, sua irmã, Jezebel, que rouba a fábrica. Além disso, Jezebel humilha Ana Francisca de todas as formas. Jezebel tem uma filha, Bernadete, mas nunca cuidou da menina. Ela é sua filha adotiva e criada pela empregada, o que anos depois se descobre que a menina é um menino, filho da empregada, que não teve condições de criar a criança e deu o menino a patroa dizendo ser uma menina achada na rua, mas Jezebel, por nunca ter trocado a fralda da criança, jamais olhou-a nua, o que causa grande polêmica na sociedade de Ventura.

Celina é uma bondosa jovem que se torna melhor amiga de Aninha. Apesar de estudarem em anos diferentes, é a única que dá atenção a jovem na escola. Celina ainda irá sofrer muito com as armações de sua irmã, Graça, uma moça muito perigosa e invejosa, que fará de tudo para separar a irmã de Guilherme, por quem também é apaixonada. Ela manipula o pai, que é contra o casamento, que mais tarde é revelado o motivo: A desconfiança de que Guilherme é meio-irmão das meninas, o que é desmentido anos depois.

Na escola, Ana também encontrará pessoas perigosas, como Olga, que infernizará a vida da moça para que ela saia da vida de Danilo, um jovem boa pinta que irá descobrir o amor verdadeiro nos braços de Ana Francisca. Logo que chega a cidade, a carroça de Ana Francisca bate no cavalo de Danilo, que a salva da queda. Logo se apaixonam perdidamente, e verdadeiramente. O único problema é que Danilo é mulherengo, tendo dormido com a maioria das garotas da cidade, e também é namorado de Olga, que o seduz de todas as formas para forçá-lo ao casamento. A família de Ana é contra o namoro e vivem em briga com Danilo e sua família, para tristeza de Aninha.

Por ser manipulado por Olga, Danilo, apesar de apaixonado por Aninha, não quer admitir isto. Provando sua paixão por Olga, marca com Ana na cachoeira, e lá a jovem dá o seu primeiro beijo, mas todos da escola aparecem e riem dela: Uma armação de Olga para humilhar a jovem. Muito decepcionada, ela nunca mais quer ver Danilo, que termina tudo com Olga e passa a implorar pelo perdão de Ana Francisca, admitindo que era uma armação, mas que ele a ama de verdade.

o tempo passa e num ato impensado, virgem, Ana se entrega a Danilo no banco do carro dele, em um dia de chuva. Após descobrir que está grávida, se desespera, e pede ajuda a Márcia, sua prima, uma mulher já experiente com homens. Ela decide contar a verdade a Danilo, que é melhor amigo de Guilherme e confessa a ele o que houve, dizendo que pela primeira vez pensa em se casar com uma mulher, e que quer Ana como esposa.

Bárbara, tia de Danilo, recebe Ana em casa, e se faz de amiga da jovem, mentindo, dizendo que Danilo viajou para a fazenda dos pais. Sem saída, Ana revela a gravidez a Bárbara, que fica chocada, achando que ela é um grande golpista. Se, falar nada, a trata bem e lhe dá de presente o vestido de formatura do ensino secundário, já que Ana, assim como as outras jovens da escola, se formarão como professoras. Ana está feliz, pois Bárbara prometeu contar a Danilo sobre o bebê, e acreditando na tia dele, Ana se despede, sem saber toda a armação que lhe causará muito sofrimento.

Com medo de que a fortuna da família caia nas mãos de uma pobre interesseira, Bárbara planeja acabar com o relacionamento de Ana e seu sobrinho. Ela se une a Olga e planejam uma forma de humilhar Ana na festa da cidade, assim, no dia da festa, quando as freiras anunciam o nome de Ana Francisca, um grande balde de tinta verde cai sobre a cabeça da jovem. Todos no salão de festa riem dela, toda suja de tinta verde. Olga é a que mais se diverte, lhe apontando e acenando. Danilo a olha chocado, e triste. Ana sai correndo e jura vingança contra todos, incluindo a Danilo, pois acredita que o jovem armou tudo para vê-la humilhada, por causa de sua gravidez não desejada por ele.

Ludovico fica na porta do baile de formatura, para revelar a Ana que é o dono da fábrica e conhecer o namorado que ela tanto fala. Ele se desespera quando a vê toda suja de tinta e chorando. Ele a acolhe e lhe diz a verdade. Ana se desespera, pois ele mentiu para ela também, mas ele a ajuda e a leva para o sítio. Assim, Ana revela sua gravidez a Ludovico, desesperada em não poder dar um futuro ao filho que virá, e nem fazer mais seu tio andar de cabeça erguida, agora que tem uma sobrinha desonrada e mãe solteira. Ludovico, na frente de todos, propõe casamento à jovem amiga, para assumir o filho que Ana espera, e promete jamais dormir com a esposa. Ele diz que Ana gosta das pessoas pelo coração, e que ela foi a única que lhe deu atenção, quando todos pensavam que ele era um operário idoso e pobre. Pensando no futuro do seu filho, Ana sobe ao altar com Ludovico, na Igreja mais linda e cara da cidade, sendo xingada pela cidade como golpista. Olga e Danilo a humilham de todas as formas. Danilo tem a maior decepção de sua vida ao pensar que foi trocado por dinheiro.

Ana vai embora para a Buenos Aires. Se muda para uma mansão, dormindo em um quarto somente seu. Mesmo grávida, assim que chega a cidade, Ana recebe aulas de etiqueta, música e tango, corta os cabelos à última moda, tira os óculos grandes e passa a usar modelos finos, somente para leitura, ganha vestidos importados e joias do marido, que a trata como uma filha, se tornando assim, uma dama. A jovem dá a luz a seu filho, um menino, chamado Antônio, apelidado de Tonico. Após o bebê nascer, Ana viaja o mundo e aprende outras línguas, volta a estudar e se torna assim uma grande e poderosa mulher, aprendendo a comandar os negócios do marido com mãos de ferro, escondendo em seu coração ferido pelo passado, sua doçura. Agora, é uma mulher decidida e sem medo de enfrentar obstáculos.

Segunda Fase[editar | editar código-fonte]

Sete anos se passam. Ludovico, devido a sua saúde frágil, acaba morrendo de infarto, para o sofrimento de Ana e de Tonico, que pensa que Ludovico é seu pai, já que foi registrado por ele e é herdeiro de tudo. Ludovico deixa toda sua fortuna para a mulher, e ela volta para Ventura, rica e poderosa, disposta a se vingar de todos que lhe fizeram mal no passado. A viúva volta com o filho e a babá do menino, Dona Mocinha, sua melhor amiga, e é recebida com ares de rainha por todos que lhe desprezavam - como o prefeito Vivaldo, um homem corrupto que trai a mulher Bárbara com Márcia, a manicure prima de Ana, o delegado Terêncio, pai de Olga e também um homem autoritário e cruel, e o banqueiro Conde Klaus, um homem avarento e que impõe Reginaldo, administrador da fábrica de chocolates e pai de Celina e Graça a uma chantagem para se casar à força com a jovem Celina.

Ana descobre que Danilo e Olga estão noivos a sete anos. Ela os odeia e passa a ignorá-los, mas no fundo, quer vingança e almeja separá-los, só para humilhar Danilo. Ele passa a correr atrás de Ana Francisca, e ela o humilha de todas as formas, até que um dia, após tantos tapas e beijos trocados, Ana aceita o convite, e sobe ao altar com Danilo e na frente de toda a cidade diz não, o humilhando publicamente e se sentindo satisfeita, porém logo em seguida, arrependida de vê-lo sofrer. Após isso, Danilo implora pelo perdão de Olga e pede para voltar com ele. O casal, então, marca o casamento, mas Ana planeja tudo, e realmente arrependida, mas se fazendo de vítima, seduz e passa a noite com Danilo, fazendo-o perder a hora do casório, o que o faz brigar com Ana. Assim, Olga é vítima do vexame, ao esperar no altar o marido, e toda cidade ri dela, a fazendo se desesperar. Ana vai até lá e humilha Olga publicamente, e as duas brigam violentamente.

Querendo se vingar de Conde Klaus, ela retira seu dinheiro do banco dele, o levando a falência. Para se vingar de Jezebel, ela lhe retira o cargo de diretora e o quarto principal da casa.

Porém, a maior vingança da jovem é quando Ana anuncia que irá transferir a fábrica de chocolates para São Paulo, o que levaria Ventura à falência: Ana Francisca repassa todo o dinheiro da fábrica parta outros investimentos, planejando abrir uma nova fábrica e ir embora para sempre do Brasil. Com seu desejo desenfreado por justiça, na qual considera-se humilhada e prejudicada pelas pessoas, Ana percebe que, ao retirar a fábricxa da cidade, acabou prejudicando sua família, que perde o emprego na fábrica. Eles não aceitam dinheiro de Aninha e querem continuar trablhando como sempre fizeram, na roça e na fábrica. Tentando conter os desfalques que Jezebel deu por muitos anos, Ana não consegue reverter o quadro, e a fábrica entra em crise financeira. Com isso, Ana tenta parar com seu desejo de se vingar, visto que isso está arruinando sua relação pessoal com as pessoas. Ela tenta sufocar seu amor por Danilo, mas não o esquece e os dois passam a viver entre indas e vindas, renascendo o amor forte entre ela e o rapaz.

Olga, aliás, continuará com inveja obsessiva da jovem, sendo a grande inimiga de Ana, fazendo de tudo para atrapalhar o romance entre ela e Danilo. Não conformada, armará diversas situações para Ana parecer uma golpista vulgar aos olhos de Danilo.

Com sua beleza, desperta a atenção de muitos homens e se envolve com eles, para atingir Danilo. Até nas mãos de um golpista ela cai, a mando de Jezebel, mas consegue dar a volta por cima, até que acaba se envolvendo com um baloeiro, no qual mais tarde descobre ser filho bastardo de Ludovico, que com o tempo, se torna seu melhor amigo e juntos, conseguem salvar o patrimônio de Ludovico das mãos de Jezebel, sua eterna grande inimiga. A ambiciosa irmã mais nova de Ludovico, diretora da fábrica e responsável por uma série de falcatruas. Ela se unirá a Vivaldo, Terêncio e Conde Klaus em uma série de planos diabólicos para impedir que Ana transfira a fábrica para outra cidade.

Oga perde Danilo de vez, e é obrigada pleo pai a casar-se com o soldado do quartel dele. Graça dá o golpe da barriga em Guilherme o separando de Celina, mas morre no parto. Celina, por amor a irmã, cria o bebê e se casa com Guilherme, tendo um filho dele e perdoando o pai por tê-la obrigado a se casar com Conde Klaus. na lhe ajudou a se livrar desse marido monstruoso que a vivia infernizando. As duas se tornam cada vez mais amigas e com ajuda de Celina e Guilherme, Ana e Danilo se reaproximam.

Na reta final da novela Ana perde tudo para Jezebel. Desamparada, além de encontrar amor na sua família, encontra em Danilo a felicidade que precisava. Ela percebe que ele não a queria por dinheiro, como achava, ao ter voltado. Com o tempo, Danilo acaba sabendo que Tonico é seu filho e fica muito emocionado e chocado. Ana se desespera e descobre que ele não sabia do bebê. Se livrando do sentimento de vingança, ela decide ser feliz. Se casam, e tem uma filha. Após isto, Ana recupera todo seu dinheiro.

Jezebel é condenada e passa o resto dos seus dias presa. Bernadete, enfim, perdoa a mãe biológica, a empregada Cândida, e começa a tentar se aproximar de Jezebel, por mais ruim que ela tenha sido, a criou por muitos anos. Assim, o pobre jovem antes atormentado por gostar de jogar bola e se sentir atraído por meninas, agora está melhor pois sabe que de fato é um menino: Corta os cabelos, muda a certidão e suas roupas, e arruma uma namorada.

Márcia, ao longo da novela, se envolve num grande escândalo ao descobrir que ela é amante do prefeito Vivaldo, um homem casado. Após uma grande vergonha na família, Ana intervém por ela e salva sua reputação. Aconselhada por sua prima, Márcia decide revelar seus sentimentos e dar valor ao único homem que sempre a amou, Timóteo, mas nunca o tinha iolhado por ele não ser rico e elegante como ela gostaria, mas ela percebe que o amor é mais importante que tudo. A família e contra o casório por ele ser primo de Márcia, porém conseguem se casar e tem seis filhos.

Ana e Danilo casam-se numa linda cerimônia na igreja e compram uma casa, pois Danilo foi promovido no banco e junto com Ana, se tornaram o casal mais rico da cidade. Abençoados pelo espírito de Ludovico, formam uma família feliz, com Tonico e Carmen, o nome da meninaque o casal teve, colocado por Ana em homenagem a sua avó. Com muita luz no coração, mostram que o perdão aliado ao amor é o melhor que pode haver, assim, se tornam eternamente felizes.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Ator/Atriz Personagem
Mariana Ximenes Ana Francisca Mariano da Silva
Murilo Benício Danilo Albuquerque
Elizabeth Savalla Jezebel Canto e Mello
Priscila Fantin Olga Gonçalves Lima Peixoto
Fúlvio Stefanini Prefeito Vivaldo Albuquerque
Ary Fontoura Ludovico Canto e Mello
Marcello Novaes Timóteo Mariano da Silva
Drica Moraes Márcia Mariano da Silva
Tarcísio Filho Sebastian Von Burgo
Lília Cabral Bárbara Albuquerque
Laura Cardoso Carmem da Silva
Osmar Prado Margarido da Silva
Rosamaria Murtinho Margot Oliveira Fernandes
Cláudio Corrêa e Castro Conde Klaus Von Burgo
Samara Felippo Celina Costa Andrade
Nívea Stelmann Maria das Graças Andrade (Graça)
Rodrigo Faro Guilherme Oliveira Fernandes
Ângelo Paes Leme José Rufino Peixoto (Soldado Peixoto)
Denise Del Vecchio Dona Mocinha da Silva
Antônio Grassi Reginaldo Andrade
Ary França Epaminondas Xavier
Ernani Moraes Terêncio Lima
Rosane Gofman Roseli Castro Fritz
Guilherme Piva Dr. Paulo Bentes
Tânia Bondezan Marieta Gonçalves Lima
Luiza Curvo Cássia Gonçalves Lima
Kayky Brito Bernadete Canto e Mello (Bernardo)
Alexandre Barillari Alberto Lares ("Beto")
Mônica Carvalho Gigi
Renato Rabello Padre Eurico Seriano
Ricardo Martins Quincas (Joaquim)
Juliana Alves Selma Cardoso de Almeida
Sabrina Rosa Vera Cardoso de Almeida
Victor Pecoraro Maurício Von Burgo
Andréa Avancini Yvete
Hilda Rebello Matilde
Marcelo Barros Araújo
Viviane Porto Inácia
Yeda Dantas Cândida Gomes
Guilherme Vieira Antônio da Silva Canto e Mello (Tonico)
Luiz Antônio Jóia
Marcela Barrozo Estelinha (Estela Albuquerque)
Samuel Mello Vinícius (Beleza)
Maria Maya Liliane Campos Soares ("Lili")
Carla Daniel Dália Silva
Caco Ciocler Miguel Torres
Patrícia França Drª. Sofia Menezes
Mário Cardoso Delegado Almerindo Mendes
Roberto Bomtempo Juvenal
Roberto Frota Dr. Eusébio
Lucy Mafra Venúsia
Lauro Góes Leonardo Albuquerque (pai de Danilo)
Lucinha Lins Elvira Albuquerque (mãe de Danilo)
Sérgio Fonta Lael
Sônia de Paula Dinorá
Keruse Bongiolo Camélia Duarte Rodrigues
Gabriel Azevedo Fabrício

Audiência[editar | editar código-fonte]

Teve média geral de 35,5 pontos, se tornando a segunda novela das 18h de maior audiência da década de 2000, sendo superada apenas por Alma Gêmea, também escrita por Walcyr Carrasco e dirigida por Jorge Fernando.[3]

  • Em Portugal, foi líder absoluta de audiência, conquistando o primeiro lugar geral e chegando a ser apresentada em dois horários por dia.[4]

Reprises[editar | editar código-fonte]

Foi reapresentada pela primeira vez no Vale a Pena Ver de Novo de 24 de julho de 2006 a 26 de janeiro de 2007, marcando uma excelente média de 21 pontos.[5]

A segunda reapresentação da novela, que teve início no dia 12 de março de 2012, marcou uma média geral de 15 pontos, razoável para o horário.[6] No dia 7 de Junho, a novela cravou 21 pontos de média, recorde desta exibição.[7] Seu último capítulo, que se deu no dia 21 de setembro de 2012, marcou 18 pontos com picos de 22.[8] No Rio de Janeiro, a segunda reprise registrou média de 23 pontos, considerada um grande sucesso no horário. Sua maior audiência foi de 29 pontos, cravados no dia 30 de Abril, e o último capítulo marcou 24 pontos de acordo com o ibope.

Exibição Internacional[editar | editar código-fonte]

Lançada em maio de 2004 no mercado externo, a novela foi vendida para diversos países, entre eles Cazaquistão, Argentina, Chile, Guatemala, Paraguai, Peru, El Salvador, Sérvia e Montenegro, Equador, Venezuela, Ucrânia, Romênia, Moldávia, Bósnia, Portugal, Uruguai, Moçambique, Nicarágua, Costa Rica, EUA e Honduras.

Trilha sonora[editar | editar código-fonte]

Nacional[editar | editar código-fonte]

Capa: Mariana Ximenes

  1. "Além do Arco-Íris" - Luiza Possi (tema de Ana Francisca)
  2. "Tristeza do Jeca" - Zezé Di Camargo & Luciano (tema de Timóteo)
  3. "Sensação (Baby Face)" - KLB (tema Geral)
  4. "Encontro" - Fábio Nestares (tema de Danilo e Ana Francisca)
  5. "Toda Vez que Eu Digo Adeus (Everytime We Say Goodbye)" - Cássia Eller (tema de Olga)
  6. "Voa Bicho" - Milton Nascimento (tema Geral)
  7. "Pra Lembrar de Nós" - Flávio Venturini (tema de Danilo)
  8. "Tá-Hi (Pra Você Gostar de Mim)" - Eduardo Dusek (tema de Márcia)
  9. "Urubu Malandro" - Abraçando Jacaré (tema de Locação: Fezenda do Margarido)
  10. "Sensível Demais" - Nalanda (tema de Celina e Guilherme)
  11. "Valsa Brasileira" - Luiz Melodia (tema de Lodovico)
  12. "De Um Jeito que não Sai" - Leila Pinheiro (tema de Locação: Ventura)
  13. "Apanhei-te Mini Moog" (Instrumental) - Mu Carvalho
  14. "Chocolate Com Pimenta" - Deborah Blando (Tema de abertura)

Internacional[editar | editar código-fonte]

Capa: Murilo Benício

  1. "I'm In The Mood For Love" - Rod Stewart
  2. "Everytime We Say Goodbye" - Steve Tyrell
  3. "Hey There" - Bette Midler
  4. "(Somewhere) Over The Rainbow" - Luiza Possi
  5. "In The Mood" - Glenn Miller
  6. "Puttin' On The Ritz" - Fred Astaire
  7. "Night And Day" - Ella Fitzgerald
  8. "Mack The Knife (Moritait)" - Louis Armstrong
  9. "Stormy Weather (Keeps Rainin' All The Time)" - Etta James
  10. "Lover" - John Williams & The Boston Pops
  11. "Chocolate Waltz" - The John Windsor Company
  12. "Good Old Times" - Swinging Jellys
  13. "Curly Little Girl" - Charlie Robins Band

Referências

  1. Memória Globo. Chocolate com Pimenta - Trama Principal. Página visitada em 25 de janeiro de 2014.
  2. Vale a Pena Ver de Novo: Chocolate com Pimenta volta dia 12 de março. Rede Globo. globo.com (7 de fevereiro de 2012). Página visitada em 12 de março de 2012.
  3. Ricardo Feltrin (18 de setembro de 2008). Ibope de novelas desaba na Globo; veja a queda (em Língua Portuguesa). Universo Online. Página visitada em 19 de outubro de 2011. "Chocolate com Pimenta - 35,3"
  4. http://memoriaglobo.globo.com/Memoriaglobo/0,27723,GYN0-5273-224309,00.html
  5. Ofuxico (27 de janeiro de 2012). Globo vai exibir reprise de Chocolate com Pimenta (em português). Ofuxico. Página visitada em fevereiro de 2013.
  6. ANNA LUIZA SANTIAGO (13 de março de 2012). Veja as principais audiências de segunda-feira (em português). Patrícia Kogut, O Globo. Página visitada em fevereiro de 2013.
  7. Audiências: 'Malhação' bate recorde com 22 pontos de média (08 de junho de 2012). Audiências: 'Malhação' bate recorde com 22 pontos de média (em português). Patrícia Kogut, O Globo. Página visitada em fevereiro de 2013.
  8. da Redação (24 de setembro de 2012). "Chocolate com Pimenta" termina com alta audiência na Globo (em português). Natelinha. Página visitada em fevereiro de 2013.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]