Chokeslam

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Big Show preparando um Chokeslam em JBL.

Chokeslam é o nome usado para o golpe em que o atacante enforca o oponente com uma de suas mãos, levanta-o (geralmente assistido pela outra mão), e derruba o oponente de costas no chão. O golpe é chamado em japonês de Nodowa Otoshi e é um golpe bastante usado no wrestling profissional, por ser simples e relativamente seguro de se executar. Assim como vários outros movimentos, o Chokeslam possui várias variações. O chokeslam pode ser incluído na categoria Slam de golpes. Alguns usuários notáveis deste golpe são Kane, The Undertaker, The Big Show, Kevin Nash, e Abyss.

Variações de Chokeslam[editar | editar código-fonte]

Back Suplex Chokeslam[editar | editar código-fonte]

Ou Belly to Back Chokeslam, neste movimento o atacante está ligeiramente atrás do oponente e coloca sua cabeça em baixo de um dos braços do mesmo. Desta posição, ele levanta o oponente em seus ombros, gira seu corpo 180° e derruba o oponente colocando sua mão em sua garganta.

Chokeslam Backbreaker[editar | editar código-fonte]

O oponente é levantado da mesma forma como um chokeslam normal. Porém, enquanto o atacante está derrubando o oponente, ele cai de joelhos, fazendo com que o oponente caia com suas costas no joelho do atacante.

Double Chokeslam[editar | editar código-fonte]

Este movimento consiste no wrestler executar um chokeslam a duas pessoas ao mesmo tempo, usando seus dois braços. Por conveniência da palavra, este movimento também se refere àquele quando duas pessoas executam um chokeslam cada ao mesmo tempo.

Leg Trap Chokeslam[editar | editar código-fonte]

O wrestler segura uma perna do oponente em baixo de um de seus braços, e com a mão livre, agarra o oponente na garganta. Desta posição, o wrestler levanta o oponente no ar e arremessa-o ao chão. Pode ser usado como contra-ataque a um chute.

Sitout Chokeslam[editar | editar código-fonte]

Também chamado de Chokebomb, é qualquer chokeslam que termina na posição Sitout, ou seja, com o atacante caindo sentado no chão, adicionando mais força ao golpe.

Exemplos de usuários: Big Daddy V

Two Handed Chokeslam[editar | editar código-fonte]

Muitas vezes erroneamente chamado de Chokebomb, neste chokeslam, o atacante agarra o pescoço do oponente com as duas mãos e o levanta por esta posição, arremessando-o de costas no chão. Um Two-Handed Chokebomb, existe, onde o atacante cai sentado no chão, ao arremessar o oponente.

Vertical Suplex Chokeslam[editar | editar código-fonte]

O atacante agarra a cabeça do oponente em uma chave de cabeça frontal e o levanta de cabeça para baixo, como se fosse realizar um Vertical Suplex. O atacante então solta o pescoço do oponente e agarra sua garganta, derrubando-o no chão em suas costas.

  • Exemplos de usuários: Akira Taue (Chichibu Cement)

Chokebuster[editar | editar código-fonte]

O atacante levanta o oponente como um spinebuster comum, porém agarra o seu pescoço com as duas mãos e o joga no chão.

Reverse Chokeslam Facebuster[editar | editar código-fonte]

Neste Chokeslam o atacante levanta o oponente no Chokeslam comum. Mas o joga para trás, fazendo-o bater o rosto no chão.

• Exemplos de Usuários: Braun Strowman

Guillioutine Chokeslam[editar | editar código-fonte]

O atacante aplica o golpe normalmente. A diferença, é que se gira o adversário no ar por um tempo, enforcando-o. Popularizado por Giant Gonzalez.

Leg Drop Chokeslam[editar | editar código-fonte]

Neste golpe, o atacante aplica o Chokeslam, caindo com a perna sobre o pescoço ou rosto do adversário, adicionando mais dano ao golpe. Antigamente, usado por Chris Addams.

DDT Chokeslam Facebuster[editar | editar código-fonte]

O atacante aplica um Chokeslam comum, mas ao jogar o oponente, joga-o de cara, em posição DDT.

Ícone de esboço Este artigo sobre luta livre profissional é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.