Chonburi Football Club

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Chonburi F.C.)
Chonburi
ชลบุรี เอฟซี
Nome Chonburi Football Club
Alcunhas ฉลามชล (Os Tubarões)
เลือดสีน้ำเงิน (Sangue Azul)
Mascote Tubarão
Fundação 1997 (27 anos) como Chonburi-Sannibat Samut Prakan Football Club
Estádio Chonburi Stadium
Capacidade 8.680 espectadores
Localização Chonburi, Tailândia
Presidente Wittaya Khunpluem
Treinador(a) Nutthawut Vijitwetchakarn
Material (d)esportivo Feito pelo clube
Competição Campeonato Tailandês de Futebol
Website chonburifootballclub.com
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo

Chonburi Football Club é um clube de futebol da Tailândia. Disputa atualmente a primeira divisão nacional. Chonburi foi fundada em 1997 e suas rivalidades são Pattaya United e Sriracha, que também estão baseadas na província de Chonburi . A equipe é amplamente conhecida pelo apelido de The Sharks, que pode ser visto no logotipo do clube.

História[editar | editar código-fonte]

Primeiros grandes sucessos

Em 2005 eles ganharam o título da Liga Provincial ao derrotar Nakhon Ratchasima no estádio Central, Nakhon Ratchasima , e se mudaram para a Liga 1 da Tailândia na temporada de 2006 com os vice-campeões da Liga Provincial, Suphanburi . Este título foi o primeiro grande sucesso do clube. As tribos de tubarões terminaram em 8º lugar na temporada da liga tailandesa de 2006.

Em 2006, eles foram convidados a jogar na Copa de Singapura e chegaram à final, derrotando os times locais Home United , Albirex Niigata Cingapura e Balestier Khalsa ao longo do caminho. Na final, eles perderam para o Tampines Rovers por 2 a 3 no tempo extra depois de liderar por 2-0.

Em 2007, eles foram novamente convidados a participar da Copa de Cingapura , mas foram derrotados na primeira rodada contra o Balestier Khalsa, em um replay das semifinais da temporada anterior. Chonburi perdeu 3-2 em jogo normal. Eles formaram ligações com o Manchester City . No final desta temporada, Chonburi tornou-se campeão da Premier League da Tailândia na Premier League da Tailândia em 2007. Este foi o primeiro troféu na liga principal do clube e o treinador Jadet Meelarp recebeu os prémios de Treinador do Ano e Pipob On-Mo recebeu o prémio. dos prêmios do ano.

Em julho de 2008, eles deram outro grande passo importante para o futuro. Além disso, o patrocinador anterior, Hemaraj Land e Development PLC, assinaram um importante acordo de patrocínio que entra em vigor a partir de 2009. O contrato terá a duração de três anos e totalizará 18 milhões de baht (cerca de 350.000 Euros). Este pode de fato ser o maior patrocínio completo de um clube de futebol tailandês que já foi completado.

No final da temporada de 2008, havia apenas o suficiente para o vice-campeão. A principal razão para isso foi certamente o desperdício. Com dois jogos restantes na temporada, você ainda está no primeiro lugar da tabela, mas um empate de 0-0 diante do Samut Songkhram não deu em nada na penúltima rodada da defesa do título dos sonhos. Jadet Meelarp foi demitido. Seu sucessor é oficialmente anunciado em meados de dezembro de 2008. Kiatisuk Senamuang , conhecido como Zico , foi nomeado treinador de Chonburi. Como vice-campeão de 2008 está qualificado para a Copa da AFC de 2009 e foi sorteado em um grupo com Hanoi ACB ( Vietnã ), AA Oriental (Hong Kong) e Kedah FA ( Malásia ). Chonburi tem que lembrar que o Zeil está em primeiro lugar no grupo e vencer a Copa da Ásia na Tailândia . A fase de grupos estava confiante sobrevivido com apenas uma derrota em seis jogos. Na segunda rodada, o PSM de Chonburi, na Indonésia, derrotou por 4 a 1 antes de se aposentar nas quartas-de-final contra o representante do Vietnã, Bình Dương, por 2-4. O jogo contra o Medan também foi o último jogo deSurat Sukha , que se mudou para Melbourne Victory .

Em julho de 2009. Final da temporada de 2009, o clube foi apenas o vice-campeão novamente. No final de 2008 eles tinham 2 pontos atrás dos campeões, 2009, havia 3 pontos. Kiatisuk Senamuang mudou no final da temporada para Hoàng Anh Gia Lai , a associação no Vietnã, onde atuou como jogador por último. Seu sucessor em Chonburi foi Jadet Meelarp , que havia sido lançado um ano antes. Ao seu lado, seu ex-chefe Witthaya Hloagune foi fornecido como diretor técnico do clube. Ao contrário de outros grandes clubes da liga, o vorzuweisen Chonburi mal sabia dos compromissos para a temporada de 2010. Apenas Therdsak Chaiman você provavelmente pode se encaixar nessa categoria. O homem de 36 anos foi o último noTailândia equipa nacional de futebol seu retorno de Cingapura e se mudou para Chonburi. Embora o clube foi novamente vice-campeão, mas isso não é automaticamente elegível na temporada 2009 para participar da Copa AFC de 2010 . Em vez disso, a Taça das Taças, na Tailândia, qualificou-se directamente para a competição. Já na segunda rodada da Taça da Tailândia se aposentou do Chonburi.

Competições asiáticas[editar | editar código-fonte]

Em 2008, na primeira Liga dos Campeões da AFC , Chonburi jogou contra o campeão japonês Gamba Osaka . Em 20 de março de 2008, o clube conquistou sua primeira vitória na Liga dos Campeões da AFC contra o Melbourne Victory . O jogo foi obscurecido pela controvérsia quando o Melbourne Victory marcou seu único gol, enquanto um jogador do Chonburi FC sofreu uma lesão e seus companheiros de equipe pediram que a bola fosse jogada fora do estádio. Pouco importou quando o atacante camaronês Baga marcou um gol de 35 jardas fora e seguiu-o com um segundo gol na prorrogação para condenar o Melbourne Victory sua primeira derrota na competição 3–1.

Títulos[editar | editar código-fonte]

Estádio[editar | editar código-fonte]

No início da temporada de 2008 , Chonburi usou o estádio do Município de Chonburi para os 5.000 lugares em Chonburi. Devido a desentendimentos com as autoridades locais, o clube usou seus jogos em casa desde 2008 no estádio Princess Sirindhorn . Para os jogos da Liga dos Campeões da AFC de 2008, você teve que se esquivar do Estádio Nacional , que também foi usado para jogos na Copa AFC de 2009 em Bangkok. Para a temporada de 2010, o clube voltará a Chonburi e sediará seus jogos em casa no renovado Chonburi Sports College Stadium.

Na temporada de 2010, mudaram-se para o IPE Chonburi Stadium .

Na temporada de 2011 eles se mudam para o Chonburi Stadium depois de renovar o estádio para disputar a Copa AFC e a Thai League .

Para o futuro, um novo estádio é projetado com modernas instalações de treinamento. O novo estádio terá 15.000 espectadores e atenderá às demandas modernas.Seria ao lado dos novos edifícios em Pattaya e um dos mais modernos estádios em Si Racha na província de Chonburi. Levanta-te o estádio com o recinto do clube perto de Bang Saen, numa área de dez rai. Isso é cerca de 1,5 hectares. O terreno foi doado pelo Presidente da Associação, Wittaya Khunpluem .

Clubes Afiliados[editar | editar código-fonte]

Treinadores[editar | editar código-fonte]

Anos Nome Nacionalidade
2004–2007 Witthaya Hloagune  Tailândia
2007–2008 Jadet Meelarp  Tailândia
2009 Kiatisuk Senamuang  Tailândia
2010 Jadet Meelarp  Tailândia
2010–2013 Witthaya Hloagune  Tailândia
2014 Masahiro Wada  Japão
2015 Jadet Meelarp  Tailândia
2016–2017 Therdsak Chaiman  Tailândia
2018 Goran Barjaktarević  Alemanha
2018-2019 Jukkapant Punpee  Tailândia
2019-2023 Sasom Pobprasert  Tailândia
2023 Makoto Teguramori  Japão
2023-atual Nutthawut Vijitwetchakarn  Tailândia

Referências

Bandeira de TailândiaSoccer icon Este artigo sobre clubes de futebol tailandeses é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.