Boga-portuguesa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Chondrostoma lusitanicus)

Boga-portuguesa
Classificação científica edit
Domínio: Eukaryota
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Actinopterygii
Ordem: Cypriniformes
Família: Cyprinidae
Subfamília: Leuciscinae
Gênero: Iberochondrostoma
Espécies:
I. lusitanicum
Nome binomial
Iberochondrostoma lusitanicum
Sinónimos
  • Chondrostoma lusitanicum Collares-Pereira, 1980
  • Misspellings
  • Iberochondrostoma lusitanicus
  • Chondrostoma lusitanicus

A boga-portuguesa (Iberochondrostoma lusitanicum) é uma espécie de peixe actinopterígeo da família Cyprinidae.

Apenas pode ser encontrada em Portugal onde ocorre principalmente nas bacias hidrográficas do norte e centro do país, estando a sua distribuição limitada a sul pela bacia hidrográfica do Sado. A Boga é uma espécie quase restrita ao centro-oeste da Península Ibérica, sendo em Portugal muito vulgar. No centro e sul até à bacia do Sado também chamada de Boga de boca direita.Na Albufeira do Caia, junto à localidade de Arronches, encontra-se um dos maiores e mais importantes viveiros naturais desta espécie.

Vive habitualmente em locais de água com alguma corrente e pode apresentar medidas até um máximo de cerca de 30 centímetros e um peso que normalmente não ultrapassa as 400/500 gramas. É uma espécie com uma longevidade à volta dos 10 anos e torna-se adulta aos 2/3 anos de idade.

A sua alimentação baseia-se em invertebrados, particularmente de moluscos, larvas de insectos e ainda de vegetais, em especial de pequenas algas.

A Boga efectua migrações logo no início da Primavera para executar a desova a montante dos cursos de água corrente com pouca profundidade e de fundos de areia e cascalho, onde cada fêmea deposita entre 1.000 e 7.000 ovos. Durante a reprodução os machos apresentam minúsculos tubérculos nupciais por todo o corpo.

Referências

  1. Crivelli, A.J. (2006). «Iberochondrostoma lusitanicum». Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas. 2006: e.T60791A12398911. doi:10.2305/IUCN.UK.2006.RLTS.T60791A12398911.enAcessível livremente. Consultado em 15 de novembro de 2021 
Ícone de esboço Este artigo sobre um peixe da ordem Cypriniformes é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.